Digite abaixo o que você procura

Por que minha empresa deve começar a construir smart homes?

As tecnologias smart estão em emergência no mercado da construção civil, em razão disso sua empresa deve entender e buscar resultados positivos que esses recursos podem trazer aos seus empreendimentos. Elencamos num único artigo todos os motivos pelos quais o seu negócio deve começar a construir smart homes, por isso acompanhe e conheça os inúmeros benefícios das tecnologias smart

Tecnologias Smart são a solução mais adequada para o seu empreendimento

O senso de urgência das construtoras em relação às novas tecnologias vem crescendo cada vez mais nesse setor em expansão. Os projetos de hoje precisam de recursos especializados em eficiência, agilidade, praticidade e conforto: tudo o que a tecnologia pode proporcionar. Por isso, as tecnologias smart são a solução mais adequada para o seu empreendimento, ainda mais se sua intenção for investir em smart homes.

Porém, para tal avanço, é preciso, antes de tudo, obter conhecimento e informação. Entender o universo das tecnologias smart é essencial para que os objetivos sejam alcançados e que os projetos deem certo a curto, médio e longo prazo. Engenheiros estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos recursos utilizados em seus empreendimentos, e é por isso que o assunto tem ganhado relevância no mercado da construção civil. O interesse gera tráfego, e o tráfego gera resultados.

Mas… por que sua empresa deve começar a construir smart homes? Para responder a esse questionamento, é preciso considerar que existem muitos detalhes acerca desse assunto que precisam ser esclarecidos de antemão. Os diferenciais que as tecnologias smart oferecem ao empreendimento são muitos e há muitos conceitos concernentes ao tema. Então confira:

Aumento da demanda do público

Uma das premissas do mundo profissional é a de que o desejo do público representa a lei do mercado. Numa linguagem mais básica, se o público pede, a única alternativa para a empresa que atende esse público é satisfazer esse pedido. Então, de certa forma, o aumento da demanda do público por novas comodidades modernas significou também o avanço das tecnologias smart, que, consequentemente, alavancou o setor da construção civil.

Em resumo, o consumidor está cada dia mais informatizado, atualizado e antenado nas tendências. O mundo é digital, e o consumidor, também. O público exige produtos modernos, implora por tecnologia e por sistemas otimizados para tornarem sua rotina mais prática e produtiva. Por outro lado, equipamentos e dispositivos que não oferecem tais qualidades infelizmente entram em desuso numa velocidade surpreendente. A única solução cabível é aderir às tecnologias para atender a exigência da demanda. 

por-que-minha-empresa-deve-comecar-a-construir-smart-homes

Pensando nisso, a construção civil está encontrando meios de fazer exatamente isso: inserir a tecnologia smart em seus projetos. As casas inteligentes estão tomando um espaço nunca antes visto no mercado, e o usuário está procurando por empreendimentos que já utilizam essa técnica em benefício dos futuros moradores. Resta alguma dúvida de que seja uma boa ideia começar a construir smart homes

Mais tempo em casa é sinônimo de tecnologia avançada

Uma das diversas consequências que a pandemia desencadeou no corpo social foi a migração de ajuntamentos presenciais para encontros on-line. Hoje, as pessoas passam mais tempo dentro de casa do que fora dela, mas isso sugere uma evolução tecnológica muito mais estrondosa e que jamais foi vista no mundo. 

Hábitos cotidianos têm sido transferidos para o ambiente virtual há muito tempo; a pandemia apenas acelerou este processo, como, por exemplo, fazer compras, pagar contas, realizar encontros, trabalhar e até se consultar com o médico. Atualmente, tudo isso pode ser feito pela internet sem nenhum prejuízo ou atraso na qualidade dos serviços. 

Pensando nessas transformações e na quarentena imprevisível de uma pandemia que ninguém sabe até quando irá se estender, as tarefas domésticas também podem — e precisam — ser automatizadas. As smart homes proporcionam aos moradores uma rotina mais organizada, fluida e versátil, com equipamentos inteligentes que geram maior produtividade e ferramentas digitais que economizam tempo, energia e dinheiro.

Soluções inteligentes em constante aquecimento no mercado

O mercado está superaquecido e as soluções inteligentes estão constantemente na superfície, em ebulição. Devido à mentalidade exigente dos consumidores, a tecnologia se encontra presente em cada detalhe dos projetos e plantas. 

O setor da construção civil precisa estar atento às tendências e utilizá-las da maneira correta, para que suas realizações ocasionem resultados satisfatórios perante o público e para que as novidades tecnológicas alcancem um maior destaque num mercado tão competitivo.

Obviamente, seguir o fluxo nunca foi uma opção equivocada para o mundo profissional. De fato, o sucesso comumente está localizado onde o fluxo se concentra. Por isso, se a construção civil pretende elevar seu patamar de desempenho, consequentemente precisa se adequar às novas tecnologias que surgem.

Existem inúmeros benefícios para os futuros moradores

Dentre os fatores mais buscados pelos consumidores do setor da construção civil figuram no topo sempre o conforto, a praticidade, a versatilidade e a economia. Graças ao avanço constante da modernidade, essas qualidades também são inerentes às tecnologias smart

Como mencionado anteriormente, a tecnologia tem um grande potencial de otimizar tarefas e agilizar demandas outrora repetitivas ou manuais. O público clama por economia de tempo/energia e uma qualidade de vida melhor. Esses são os fatores os quais a construção civil pode proporcionar ao consumidor, desde que incorpore em seus projetos as tecnologias necessárias para o empreendimento das famosas smart homes.

Esse conceito é uma tendência em crescimento exponencial no mercado. A construtora que aderir a essa política tecnológica será uma empresa que alcançará o sucesso um pouco mais rápido do que as concorrentes. Além de tudo o que já foi descrito, incorporar as tecnologias smart aos processos da construtora representa uma redução considerável no tempo de construção e acabamento dos empreendimentos. Num mundo tão acelerado, tempo é dinheiro. 

A questão da agilidade é tratada com prioridade nos termos de funcionamento das smart homes, por isso o setor da construção civil consegue ampliar seu âmbito de abrangência no mercado. A matéria-prima utilizada nos projetos smart também é reduzida devido ao auxílio da tecnologia, o que reduz os índices de agressão ao meio ambiente e contribui para as práticas de sustentabilidade adotadas pelas empresas. Por exemplo, tempo de instalação menor, eficiência energética, diminuição da necessidade de reformas e adequação de infraestrutura, economia de tempo e dinheiro… Esses são apenas alguns dos pontos positivos que contam a favor quando você se pergunta “Por que minha empresa deve começar a construir smart homes?”. 

O objetivo deste artigo foi lhe familiarizar com as vantagens desse investimento e convencê-lo de que o futuro e o sucesso estão a poucos passos de distância, mas, principalmente, o intuito foi evidenciar todas as ferramentas que já estão disponíveis, esperando apenas por você. Porém, vale lembrar que, no fim de tudo, o engenheiro é o responsável por unir dois universos (a tecnologia e a construção civil) em um só produto. Ou melhor, num único empreendimento: a smart home. O resto fica por sua conta. 

Referências: Exame.com, Etéreo, Intelbras, Giga Security, Positivo Casa Inteligente

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente