Digite abaixo o que você procura

5 inovações tecnológicas que deixam sua cozinha mais segura

2 de julho de 2021

Tags: ,

Além de facilitarem cada vez mais o nosso dia a dia, os dispositivos smart também são poderosos aliados quando o assunto é segurança. A cozinha é um dos cômodos que apresentam mais riscos em uma casa, já que ela conta com diversos elementos nocivos como gás, aparelhos elétricos, fogo etc. Todos eles são importantes para as tarefas básicas realizadas naquele espaço, mas muitas vezes podem causar graves acidentes sem nos darmos conta.

A tecnologia smart é especialmente famosa por automatizar diversos processos cotidianos com o auxílio da internet. Ao conectar os dispositivos a sua rede Wi-Fi, é possível controlá-los remotamente através do seu smartphone e programá-los para desempenhar algumas funções automaticamente, sem a necessidade de designar ordens o tempo inteiro. Todas essas vantagens também podem ser aproveitadas em termos de segurança e hoje já contamos com eletrodomésticos smart que garantem um ambiente mais seguro e livre de acidentes.

Dentre fogão smart, detector de gás e até mesmo câmeras de segurança, conheça cinco dispositivos que compõem uma cozinha inteligente e podem tornar sua casa mais segura.

Detector de gás

Um vazamento de gás é coisa séria e, na maioria das vezes, só conseguimos perceber que há algo de errado quando já vazou uma quantidade considerável e o cheiro do ambiente fica mais carregado. É questão de segundos para que um acidente grave aconteça, por isso um detector de gás smart é o dispositivo perfeito para eliminar todo esse risco.

Um detector de gás emite um alerta ao detectar vazamentos ou grandes concentrações de gás no ambiente. Sua versão smart vai além, pois ao ser conectada à internet, ela mantém o usuário atualizado em tempo real, inclusive enviando um alerta para o seu smartphone quando encontra alguma irregularidade. Sendo assim, o morador fica informado até mesmo quando não está em casa e não é pego de surpresa.

Fogão smart

Um fogão inteligente cumpre exatamente o que promete: é um fogão com todos os recursos básicos que já conhecemos, mas que pode ser controlado remotamente e programado para desempenhar suas funções de forma automatizada. Isso é uma grande vantagem não só para ajudar no preparo dos alimentos, mas também para evitar possíveis acidentes.

Quem for mais distraído e costuma esquecer a comida no fogo com frequência não precisará mais se preocupar com isso. O fogão envia um alerta para o celular avisando quando a comida já está pronta e o usuário pode desligar o fogo diretamente pelo aplicativo ou por um comando de voz, caso esteja usando algum assistente virtual. Além de ser seguro, também é muito prático!

Panelas smart

A panela elétrica já foi uma invenção e tanto, pois ela permite cozinhar praticamente qualquer coisa sem a necessidade de se preocupar com o tempo no fogo e outros detalhes. Ela é totalmente automatizada e consegue realizar esses processos sozinha, então basta colocar o alimento dentro e esperar que ela faça o restante.

Se isso já era bom, tudo ficou ainda melhor com as panelas elétricas smart, que garantem todos os benefícios das tecnologias inteligentes. Semelhante ao fogão smart, é possível monitorar tudo pelo smartphone e comandar a panela à distância, sem a necessidade de estar na cozinha.

Um outro grande risco eliminado por essas panelas é o uso das panelas de pressão tradicionais, famosas por serem praticamente uma bomba relógio. Uma panela de pressão elétrica e smart possui diversos mecanismos de segurança para evitar acidentes, sendo muito mais seguras que o modelo convencional. Elas também contam com os mesmos recursos dos demais modelos, então acaba sendo muito vantajosa.

Termômetro smart

Para quem deseja reforçar ainda mais a segurança da cozinha, um termômetro smart é capaz de monitorar a temperatura de um fogão e outros eletrodomésticos sem a necessidade de serem dispositivos inteligentes. Ao identificar qualquer risco de acidente, ele envia uma notificação para o celular do usuário, dando tempo de desligar tudo antes da situação piorar.

O termômetro também pode enviar notificações quando os alimentos ficam prontos, então acaba substituindo de forma satisfatória alguns dos outros dispositivos citados em determinadas funções. Para quem ainda não pode adquirir alguns dos demais, começar por um termômetro já é uma ótima forma de deixar a cozinha mais segura.

Câmeras de segurança

Por fim, apesar de não se tratar de um dispositivo desenvolvido exclusivamente para a cozinha, as câmeras de segurança smart também podem ser instaladas no cômodo para reforçar a segurança. Os modelos inteligentes podem ser conectados ao Wi-Fi da casa e transmitir imagens em alta definição em tempo real para o smartphone. Assim, o morador consegue monitorar à distância e saber quando tirar a comida do fogo, ou simplesmente notar qualquer coisa de errado.

Essas são apenas algumas das inovações tecnológicas usadas para manter uma cozinha segura. A boa notícia é que grande parte desses dispositivos possuem um acessível, então são tecnologias que cabem no bolso e ainda compensam no custo-benefício. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente