Digite abaixo o que você procura

Confira 3 aplicações de Internet das Coisas em sua rotina

9 de julho de 2021

A Internet of Things ou Internet das Coisas já é um conceito altamente explorado nos dias de hoje. Graças a velocidade com que a tecnologia evolui, hoje é possível que praticamente qualquer objeto, seja eletrônico ou não, se integre à rede mundial de computadores através da internet, dessa forma compartilhando dados e otimizando nossas atividades rotineiras.

Essas funções foram revolucionárias e só são possíveis graças às tecnologias inteligentes, dispositivos que contam com o recurso de se conectar à internet e permitir acesso remoto de qualquer lugar por outros acessórios smart, como é o caso do smartphone, por exemplo. Assim, é possível automatizar diversos processos do dia a dia e usufruir de uma vida mais prática e confortável.

A tendência é que o mundo físico seja cada vez mais integrado ao digital e possamos usufruir de uma rede de objetos mais compartilhada. Contudo, apesar de isso parecer algo um pouco distante, nós já estamos vivenciando a revolução da Internet das Coisas e muitos podem nem ter se dado conta ainda. A IoT (abreviação do termo em inglês) está em praticamente tudo! Confira alguns exemplos a seguir.

Acessórios smart

Hoje em dia, a maioria das pessoas possuem um smartphone, não é mesmo? Independente do modelo, de uns tempos para cá esses celulares inteligentes são capazes de fazer muitas coisas, inclusive se comunicar com outros dispositivos smart. Essa simples conexão do seu celular com outros eletroeletrônicos ou até mesmo acessórios já é um fruto da Internet das Coisas.

Com o seu smartphone, é possível controlar eletrônicos como televisores, aparelhos de som e outros dispositivos de forma simples e rápida. Além disso, hoje os modelos mais modernos também contam com a presença dos assistentes virtuais, inteligências artificiais capazes de reconhecer comandos de voz. Dessa forma, é possível controlar tudo ao falar comandos fáceis e direcionados, sem a necessidade de ter que estar com o celular na mão o tempo inteiro para usufruir desses recursos.

Um outro exemplo recorrente no cotidiano das pessoas é a integração com smartwatches, relógios inteligentes que podem ser conectados com seu smartphone e transmitir diversas funções do telefone diretamente pela telinha no pulso. Assim é possível atender ligações, enviar mensagens e até mesmo expandir as capacidades do celular, liberando algumas funções exclusivas como monitoramento de batimentos cardíacos, por exemplo.

Smart homes

Não existe melhor exemplo do bom uso da Internet das Coisas que uma casa inteligente. Essas casas são integradas com os mais diversos dispositivos smart que buscam automatizar alguns processos simples como iluminação, aquecimento e segurança, todos se comunicando entre si através de uma única central de comando, que geralmente é o nosso smartphone (o que também reforça o tópico anterior).

Todos esses dispositivos devem estar conectados à rede local para conseguirem se comunicar entre si e isso garante acesso de qualquer distância. Quem tem câmeras de segurança smart instaladas na casa, por exemplo, consegue ver as imagens capturadas em tempo real através do celular, desde que ele tenha conexão com a internet. Isso serve para qualquer coisa, então a Internet das Coisas permite que controlemos desde lâmpadas até as trancas das portas de qualquer lugar, sem sequer precisar estar em casa.

Com tantos eletrônicos e eletrodomésticos sendo lançados com recursos smart, é possível integrar até mesmo os equipamentos essenciais da casa a esse sistema, criando uma grande rede unificada de dados e controlando tudo da palma da sua mão. Os comandos de voz garantidos pelos assistentes virtuais também são igualmente eficazes aqui, então são diversas as possibilidades de se aproveitar uma smart home da melhor forma possível.

Mercado de trabalho

Já não é de agora que a Internet das Coisas também vem sendo implementada no mercado de trabalho, de uma forma que auxilia tanto empresas como clientes. Aquelas simples informações que podemos checar nos sites de busca a respeito de qualquer estabelecimento, como horários de funcionamento, períodos com mais movimentação e outros detalhes é um exemplo de como a IoT está sendo integrada em diferentes setores.

Todas essas informações são coletadas e compartilhadas pelos próprios usuários, então acaba sendo uma grande rede de dados disponível em milhões de dispositivos. No setor industrial a IoT também já se faz importante, pois através de alguns sensores altamente tecnológicos instalados no maquinário da empresa, é possível integrar tudo em uma coisa só, o que não só torna mais fácil de manter o controle, mas também deixa tudo mais seguro e evita acidentes.

Esses são apenas alguns exemplos de como a participação da Internet das Coisas está cada vez mais importante em nossas vidas. Em breve, com a chegada e a consolidação do 5G no país, tudo indica que os avanços serão ainda mais rápidos, permitindo que muito mais dispositivos possam ser conectados a redes móveis com uma velocidade nunca vista até então. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente