Digite abaixo o que você procura

Quais são as diferenças entre lâmpadas LED e dicróicas?

13 de outubro de 2021

As lâmpadas recebem diferentes tipos de tecnologia e podem iluminar nossos ambientes com padrões distintos. Em uma casa inteligente, a escolha da lâmpada ideal é muito importante para garantir sua automação e, principalmente, o conforto para o clima de cada cômodo. Neste artigo, vamos analisar as tecnologias e ajudá-lo a escolher tipos de lâmpada para as suas necessidades.

A primeira lâmpada foi inventada em 1879, nos Estados Unidos, pelo famoso empresário e inventor Thomas Edison. O advento da lâmpada incandescente mudou o mundo que, até então, não utilizava a energia elétrica como forma de iluminar ambientes artificialmente. Naturalmente, mesmo essa antiga tecnologia evoluiu e novos formatos de lâmpadas foram inventados.

Se você está pensando em definir um sistema de iluminação inteligente, é importante conhecer quais padrões de lâmpadas estão disponíveis no mercado. Além disso, entender cada tecnologia pode ajudar a otimizar sistemas de automação e reduzir o consumo de energia da casa.

Lâmpadas incandescentes tradicionais

O modelo mais comum de iluminação são as chamadas lâmpadas incandescentes. Também conhecidas como lâmpadas quentes, esse padrão converte energia elétrica em calor em um filamento de tungstênio. De forma instantânea, a corrente elétrica aquece os átomos desse filamento, produzindo assim a iluminação dentro do bulbo de vidro.

A base da lâmpada é responsável pelo contato com o ponto de energia que afeta o filamento de tungstênio. Seu interior ainda possui fusível, tubo de exaustão, eletrodo e um fio de sustentação.

Atualmente, as lâmpadas incandescentes são oferecidas nos padrões halogênio e com filamento. O avanço tecnológico fez com que novos padrões de iluminação tomassem o lugar do modelo tradicional que, além de consumir mais energia elétrica, poderia tornar os ambientes mais quentes.

Lâmpada de halogênio dicróica

As lâmpadas dicróicas são projetadas com uma superfície refletora e funcionam de forma a filtrar radiação infravermelha. Essa radiação, como fonte intensa de calor, traz um facho de luz dicróico que esquenta menos em comparação a uma lâmpada tradicional. Além disso, dada seu design, elas podem ser usadas em em rebaixamentos de gesso e pedestais para luzes simples.

Com essas características, esses modelos são ideais para iluminar objetos de uma casa que sejam sensíveis ao calor. Em decoração, é comum encontrá-las iluminando fotografias, quadros na parede, salões de eventos, bares de uma residência, adegas e outros ambientes.

Elas são mais econômicas que as lâmpadas tradicionais de filamento, pois geram menos calor. Elas também apresentam grande resistência e podem durar até 15 anos em uso moderado. São também ideais para pessoas que desejam economizar no consumo de energia elétrica de uma casa ou de um estabelecimento comercial.

Lâmpadas de led

As lâmpadas no padrão led são muito utilizadas nos lares brasileiros. Seu principal ponto positivo está no baixo consumo de energia em comparação aos modelos acima. Além de serem muito bonitas, elas também se destacam por oferecer grande eficiência para iluminar diferentes tipos de ambiente.

Em média, a redução no consumo pode chegar entre 90 a 90% se comparada às suas concorrentes. Além disso, ela também apresenta vida útil mais longa, o que pode garantir economia com gastos de reposição.

As lâmpadas apresentam queima de um catado e utilizam um diodo para emitir luz. Esse sistema é capaz de iniciar muitas vezes com grande eficiência. Com essas características, esses modelos são indicados para iluminação doméstica e para usuários que buscam por o melhor custo/benefício.

Os led são capazes de emitir luz por meio de uma carga térmica e não emite raios infravermelhos. Elas também não esquentam por conta da utilização de dissipadores de calor. Além disso, o alumínio presente nesses modelos também funciona para evitar que ela trabalhe em alta temperatura.

A escolha da lâmpada certa para sua casa

Um dos primeiros pontos que você deve levar em consideração é o ambiente que deseja iluminar. Pense na quantidade de luz natural que o local recebe para planejar melhor a potência e o tipo de tecnologia que você precisará. Nessas horas, nada é pior do que instalar uma luz inadequada que pode atrapalhar as atividades de leitura e interação com outras pessoas.

Se você busca o equilíbrio de eficiência e gasto reduzido, faça as contas. Por quanto tempo as luzes de um determinado ambiente se manterão ligadas? Sabendo disso, escolha o modelo com maior custo/benefício, que no caso são as lâmpadas no padrão led. Elas apresentam menor consumo de energia e maior durabilidade.

Saiba como escolher sua lâmpada de led ou dicroica

Já as lâmpadas comuns gastam mais. Nesses modelos, 20% dos gastos de uma conta de energia são efetivamente gastos com iluminação. Essa ineficiência é um dos gargalos do alto consumo de energia de uma residência ou de um estabelecimento comercial.

As lâmpadas de led ou dicroica duram muito mais que os modelos comuns. Elas podem chegar até 100 mil horas de atividade. A eficiência é ainda mais espantosa se traduzirmos isso para anos. Os modelos led podem durar, em casos específicos, até 11 ou 15 anos, no caso das dicroicas.

Em resumo, as lâmpadas de led podem ajudar a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, podem diminuir o agravamento de condições impróprias para o meio ambiente. O mesmo benefício é oferecido pelas lâmpadas dicróicas. A escolha, neste caso, deve levar em consideração o tipo de aplicação em sua residência.

Gostou das dicas? Então não deixe de continuar navegando pelo blog Positivo Casa Inteligente para conhecer mais artigos como este. Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar soluções para as suas dúvidas sobre como montar uma casa inteligente.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente