Digite abaixo o que você procura

Com “Lei da Internet das Coisas”, casas inteligentes devem crescer 178% até 2025

As casas inteligentes não são apenas uma tendência que vêm despertando o interesse dos consumidores. Pelos benefícios que elas podem trazer para o mercado, há também dispositivos de lei que incentivam o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à Internet das Coisas.

No Brasil, desde o dia 1º de janeiro de 2021, entrou em vigor a chamada “Lei da Internet das Coisas” – Lei 14.108/2020. Entre outras coisas, ela reduz a zero a alíquota de determinadas taxas e contribuições para comunicações realizadas máquina a máquina.

Entre alguns dos aspectos mais relevantes, podemos destacar a dispensa da necessidade de licenciamento de funcionamento prévio para estações de telecomunicações máquina a máquina, além do fim da Taxa de Fiscalização de Instalação, da Taxa de Fiscalização de Funcionamento e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional.

Boas perspectivas para o mercado de IoT

Como se não bastasse o crescente interesse por parte dos consumidores e o aumento da oferta de produtos por parte dos fabricantes, esses benefícios legais podem contribuir para a redução do custo dos equipamentos – o que, consequentemente, tornaria os mais acessíveis para um número maior de pessoas.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE), as perspectivas são de um crescimento médio anual de 22% do setor nos próximos cinco anos. Isso representaria um incremento de 178%, um índice muito acima, por exemplo, da perspectiva de crescimento do PIB no país – que deve ficar em torno de 18% no mesmo período.

Por essa razão, o caminho natural é que mais consumidores passem a demandar a inclusão de itens de automação nos projetos – o que faz com que engenheiros, arquitetos e designers precisem ficar atentos às novidades oferecidas pelo mercado. Como ocorre em outros segmentos do setor de tecnologia, o lançamento de novos produtos é constante e, com isso, se torna necessário manter-se sempre atualizado.

Um momento de completa transformação

O uso de dispositivos inteligentes cresce à medida que novas tecnologias são lançadas e se tornam mais acessíveis para os consumidores. A popularização do 4G, por exemplo, contribuiu de forma significativa para que os usuários pudessem utilizar ainda mais os seus smartphones para controlar dispositivos conectados a distância.

com-lei-da-internet-das-coisas-casas-inteligentes-devem-crescer

Hoje, há desde lâmpadas e interruptores, que costumam ser a porta de entrada para a automação pelo baixo investimento e pela facilidade de utilização, a até mesmo câmeras de segurança e campainhas inteligentes: tudo é passível de ser acionado a distância, simplificando a vida dos clientes e não demandando mais um alto custo de instalação como ocorria no passado.

Aliás, o fato de a maioria desses dispositivos serem do tipo “plug and play”, ou seja, basta conectar e usar, faz com que mesmo pessoas sem conhecimento técnico avançado dessas tecnologias consigam escolher itens e instalá-los em suas próprias residências.

O papel dos arquitetos diante da popularização dos dispositivos conectados

É justamente aí que se abrem mais oportunidades para os profissionais de arquitetura. Com o aumento da demanda por parte dos consumidores, aqueles que se destacarem na oferta de alternativas acessíveis e capazes de valorizar imóveis com a integração de novas tecnologias terão maior destaque.

Reformas, revitalizações ou novos projetos, todos podem se beneficiar dos recursos que a automação proporciona. A principal vantagem está na acessibilidade: não é necessário investir altas quantias ou restringir essas opções a imóveis de alto padrão, já que mesmo os projetos mais simples podem usufruir desses recursos.

Sendo assim, conhecer os itens que são ofertados e, principalmente, explorar o potencial de cada um deles na concepção dos seus projetos são ótimos caminhos a serem seguidos. Lembre-se: com as mudanças na legislação e o crescimento do mercado, esses produtos devem ficar mais acessíveis com o passar dos anos, ampliando a base de consumidores. Em outras palavras: sua demanda por projetos assim também aumentará.

Apenas para citar o item mais popular entre todos, as lâmpadas inteligentes: com a simples mudança de cores, controladas pelo smartphone, é possível mudar por completo a percepção de um ambiente. Que tal explorar nuances como essas nos seus próximos projetos?

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente