Digite abaixo o que você procura

Alarme para idosos que moram sozinhos: por que é importante e como escolher um para a residência

17 de junho de 2022

Independente da idade ou do lugar em que mora, segurança sempre será muito importante e, infelizmente, não é algo garantido. Diariamente nós corremos muitos riscos devido ao excesso de problemas de segurança pública e, quando se é um idoso morando sozinho, a preocupação é ainda maior, já que teoricamente seria um alvo fácil para criminosos. A melhor medida que pode ser adotada nessa situação seria reforçar a residência e não existe nada melhor neste quesito do que as tecnologias inteligentes.

Graças à evolução da tecnologia, muitos dispositivos que já são usados para fins de segurança há anos foram sendo aprimorados e hoje disponibilizam ainda mais recursos. Os chamados aparelhos smart podem se conectar à internet e trocar informações com outros eletrônicos que contem com os mesmos recursos, dessa forma possibilitando que eles sejam controlados remotamente e também garantindo algumas funções de automação. Sendo assim, investir em tecnologia inteligente permite que o morador controle todo o sistema de segurança da sua casa diretamente pelo smartphone, através do app Positivo Casa Inteligente, de uma forma fácil e prática para usuários de qualquer idade.

Para os idosos, um dos dispositivos mais eficazes seria o sistema de alarmes, pois ele é versátil e garante mais segurança tanto contra invasores quanto contra acidentes diversos. É a alternativa ideal para garantir que o morador tenha mais tranquilidade morando sozinho. Saiba mais sobre suas variações e como cada funciona:

O que é um sistema de alarmes?

Um sistema de alarmes utiliza diversos dispositivos que devem ser instalados em pontos estratégicos da casa para desempenhar sua função. Existem diferentes variações e cada uma oferece uma função, então é isso que determina onde eles deverão ser posicionados para reforçar a segurança. Nós podemos classificar os sistemas de alarmes em dois tipos: alarmes para invasões, que utilizam tecnologia infravermelha e geralmente são posicionados em portas ou janelas, e os alarmes para acidentes, que são aptos para detectar situações de risco envolvendo curtos-circuitos, incêndios e outras questões relacionadas à casa.

Quando disparados, os alarmes emitem um sinal sonoro que alerta o morador ou, caso ele não esteja presente, a vizinhança, garantindo que alguém chame a polícia em caso de atividades suspeitas. Esse barulho é emitido pelo dispositivo central, que é quem comanda todos os outros. Na maioria dos casos, essa central também possui um botão de emergência, que chama ajuda instantaneamente caso seja pressionado. Esse é um recurso bem útil para pessoas idosas, mas os modelos smart também oferecem a mesma função de uma forma fácil, sendo possível chamar ajuda diretamente pelo smartphone.

idosa usando smartphone para comunicar algum problema

Ainda é possível encontrar algumas variações que contam com serviços adicionais, por exemplo: um alarme mais “básico” garante todos os recursos citados anteriormente, mas o morador fica totalmente responsável em tomar as medidas cabíveis no caso de uma emergência. A segunda opção seria investir em um sistema monitorado, que garante uma camada de proteção adicional; nesse caso, uma empresa terceirizada fica responsável pela segurança, tomando todas as providências. Essa já seria uma alternativa mais cara, devido aos custos do monitoramento 24 horas, que geralmente também conta com sistema de câmeras de segurança.

A segunda opção seria mais viável para casas que ficam vazias por longos períodos, mas felizmente a terceira alternativa soluciona essa questão e ainda traz valores mais em conta. Esse seria o sistema de alarmes smart, que apesar de não contar com monitoramento terceirizado, resolve essa ausência de uma maneira simples: como o morador tem acesso aos dispositivos de forma remota, é possível monitorar tudo de qualquer lugar, mesmo quando não estiver em casa. Basta estar conectado à internet para receber notificações do app e, caso seja necessário, chamar ajuda mesmo à distância.

Tudo isso pode parecer complexo para idosos, que não costumam ter muita facilidade com a tecnologia, mas nós garantimos que a usabilidade dos nossos produtos é pensada para todos os públicos. Tudo no app Positivo Casa Inteligente é intuitivo, sendo necessário poucos passos para acessar qualquer dispositivo conectado. Dessa forma, qualquer pessoa pode tirar máximo proveito da sua casa inteligente, até mesmo quem não sabe lidar muito bem com aparelhos tecnológicos.

Conheça outros dispositivos smart

Além do sistema de alarmes, é altamente recomendado que os idosos invistam em outros tipos de dispositivos inteligentes direcionados para segurança, pois quanto mais seguro ficar a casa, melhor! Os produtos da Positivo Casa Inteligente podem garantir um dia a dia mais tranquilo e mais inteligente, já que nossos dispositivos contam com diversos recursos úteis que facilitam o cotidiano.

sensor de alarme Positivo Casa Inteligente

Nossas câmeras de segurança smart podem transmitir a imagem captada em tempo real diretamente para o smartphone, permitindo que o morador monitore áreas específicas da casa de onde estiver. Nosso catálogo de produtos também inclui fechaduras inteligentes, outro acessório muito útil que permite trancar ou destrancar portas com um simples toque no celular. Além da praticidade, também ajuda a manter a casa segura quando estiver fora, até mesmo quando esquecer uma porta aberta; basta ir até o app e trancá-la remotamente.

São diversos os benefícios de uma casa inteligente e nosso objetivo é oferecer produtos da melhor qualidade, fáceis de instalar e ainda mais simples de usar. Ficou interessado e quer deixar sua casa mais segura? Acesse nosso site e confira nossos dispositivos smart!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente