Ao lidar com dispositivos digitais, é sempre importante reforçar a…
Como você faz a segurança de sua casa?
Segurança é um fator essencial para quem quer ter mais conforto e tranquilidade na própria casa. Hoje em dia, o que não faltam são opções para garantir um lar mais seguro, algumas mais eficazes do que outras, mas certamente todas fazem a diferença na hora de garantir mais paz aos moradores. Nesse quesito, as tecnologias inteligentes se destacam, pois além de deixarem o dia a dia mais prático, também são grandes aliadas da seguridade da residência.
Os métodos convencionais ainda são muito utilizados atualmente e, ao perguntar como uma pessoa faz a segurança da própria casa, as respostas costumam ser parecidas. Trancas reforçadas, câmeras de segurança e alarmes estão entre as alternativas mais utilizadas; quando usados em conjunto, fornecem um sistema de segurança completo e altamente eficaz, então quem escolhe investir nesses recursos sem dúvidas está no caminho certo.
Por outro lado, ainda existe uma forma de utilizar todos esses equipamentos e dispositivos de uma forma mais eficaz. Com suas versões smart, é possível potencializar tais funções com recursos que não estão disponíveis em nenhuma outra variação. A seguir, entenda melhor como uma casa inteligente pode garantir mais segurança para o seu dia a dia.
Vantagens de um sistema de segurança smart
Quando falamos em dispositivos inteligentes, estamos nos referindo aos mesmos tipos de equipamentos citados anteriormente e que também são as alternativas mais utilizadas por pessoas que querem proteger melhor seus lares. São as mesmas trancas, câmeras e alarmes, só que com upgrades consideráveis que expandem seus recursos, garantindo tranquilidade de qualquer lugar.
As tecnologias inteligentes possuem o diferencial de poderem se conectar diretamente com a internet para trocar e receber dados. Esse recurso é chamado de Internet das Coisas (IoT), um fenômeno que enquadra todos os dispositivos que conseguem trabalhar com esse fluxo de informações e até atuarem de forma autônoma. Sendo assim, todo equipamento de segurança smart que você adquirir deve ser conectado ao Wi-Fi da casa para funcionar, o que não só é mais prático que os modelos convencionais, mas também garante acesso através de uma única central de comando: o seu smartphone.
Uma das desvantagens dos modelos que não são smart é que você só consegue monitorar os dispositivos enquanto estiver em casa. As câmeras de segurança costumam exigir uma quantidade excessiva de cabeamento para funcionar, além de alguns monitores dedicados exclusivamente para transmitir as imagens capturadas. Os alarmes, quando disparados, podem até alertar a vizinhança, mas o morador provavelmente não ficará sabendo até chegar em casa. Ao fazer uma viagem e ficar vários dias fora, a pessoa pode ficar preocupada mesmo com todos esses dispositivos equipados na residência, então garantir acesso remoto é um diferencial muito importante.
Graças a sua conexão com a internet, os dispositivos inteligentes resolvem não só esse problema, mas vários outros. Com uma câmera de segurança smart, por exemplo, é possível monitorar as imagens diretamente pelo celular, através do app Positivo Casa Inteligente, tudo em tempo real e de qualquer lugar. Além disso, o problema dos cabos também é resolvido, já que os modelos smart não necessitam de monitores para funcionar, então basta conectá-los a uma tomada e depois ao Wi-Fi da casa para começar a usar.
Quanto aos outros dispositivos, o nível de praticidade e vantagens é o mesmo! Com uma fechadura inteligente, é possível trancar ou destrancar uma porta remotamente pelo smartphone, sempre recebendo uma notificação caso esqueça a porta aberta. No caso dos alarmes, eles não só emitem um sinal sonoro em caso de atividade suspeita, mas também notificam o morador pelo telefone, o que permite que ele chame a polícia ou tome as providências cabíveis mesmo quando não está em casa.
Por que escolher uma casa inteligente?
Agora que você já sabe que uma casa inteligente também é uma casa mais segura, saiba que não é necessário parar somente na segurança. Como já explicado, os dispositivos inteligentes são especiais por serem capazes de se conectar à internet e trocar informações entre si, então é possível criar todo um ecossistema smart que aprimora sua casa de diversos modos.
Graças a esse recurso, é possível criar rotinas automatizadas para cada um deles, então você também pode incluir seus dispositivos de segurança dentro desse dia a dia automático. Sistema de alarmes, por exemplo, nem sempre precisam ficar ligados o tempo inteiro, dependendo de onde estão instalados, então você pode definir o período que devem funcionar para evitar disparos acidentais.
Só existem vantagens para quem escolhe investir em uma casa mais conectada e inteligente, e as formas de se explorar seus recursos são diversas. Quem utiliza assistentes virtuais com frequência também pode combinar todas essas funções remotas e automatizadas com os comandos de voz, sendo possível controlar tudo com algumas palavras através da Alexa da Amazon ou do Google Assistente. De uma forma ou de outra, todos os dispositivos são simples e intuitivos de usar.
A Positivo Casa Inteligente trabalha com dispositivos smart da melhor qualidade, seja para melhorar a segurança ou buscar mais conforto no dia a dia. Confira nossos produtos no site!