Digite abaixo o que você procura

Alexa, me ajuda: como criar rotinas em dispositivos Amazon para simplificar sua vida

Se você é dono de um smart speaker Amazon Echo, então você tem uma poderosa ferramenta de automação em casa. A maioria das pessoas adquire o produto pensando apenas na assistente virtual Alexa, que pode ser útil de muitas formas. Com um simples comando de voz, ela pode fazer de tudo um pouco: ler notícias, contar piadas, fazer compras online, tocar música, ligar eletroeletrônicos e por aí vai.

O que muita gente acaba esquecendo é que a Alexa também é um dispositivo inteligente capaz de controlar outras tecnologias semelhantes, então quem tem ou pensa em montar uma casa inteligente pode tirar bastante proveito da assistente virtual. Através da sua função de criação de rotinas, é possível dar autonomia para que ela possa controlar determinados dispositivos em horários pré-definidos, sem a necessidade de ficar dando ordens o tempo todo.

Com isso em mente, é evidente que ter uma Alexa em uma smart home é altamente recomendável para quem pretende ter um dia a dia ainda mais prático e funcional. A seguir, veja como é possível criar rotinas entre sua assistente e outros dispositivos smart.

Por que usar rotinas?

Quando você adquire alguns dispositivos inteligentes, é claro que a simples possibilidade de poder controlá-los remotamente via smartphone já é um diferencial e tanto. Contudo, o principal atrativo das tecnologias smart é justamente seu poder de automação, ou seja, se comunicarem entre si para desempenhar funções de forma totalmente automática, de acordo com a vontade do morador.

mulher-trabalhando-em-home-office-com-rotina-da-alexa

Todo esse processo acontece via internet, onde todos os seus dispositivos trocam informações constantemente via rede em um fenômeno conhecido como Internet das Coisas (IoT). Esse é um recurso exclusivo das tecnologias inteligentes, pois somente elas conseguem se conectar à rede e desbloquear funções a partir disso. Com a Alexa não é diferente, já que o Amazon Echo também é um dispositivo smart, então ela é capaz de se comunicar e controlar qualquer outro aparelho semelhante que você tenha em casa.

A criação de rotinas pode lhe servir bem de muitas formas. Muitas vezes, até mesmo quem trabalha de home office vive em uma constante correria e não consegue dar atenção a coisas mais simples, o que pode incluir até mesmo dar comandos específicos para sua Alexa. Indo além da praticidade de não ser necessário nenhum esforço para fazer bom uso dos seus dispositivos, a assistente virtual também pode ser uma grande aliada nas tarefas do dia a dia, já deixando tudo preparado para que seu dia comece da melhor forma.

Um exemplo: você pode programar a Alexa para tocar o despertador no horário em que deve acordar e acender as luzes do quarto, tendo até mesmo a liberdade de definir a intensidade da iluminação, caso seja uma lâmpada LED smart. Ao mesmo tempo, ela pode ativar um smart plug na cozinha que ligará a cafeteira e já começará a preparar seu café matinal. Se a casa tiver ar condicionado, é possível já deixar tudo dentro da temperatura ideal. Conforme for anoitecendo, ela pode ir ligando algumas luzes da casa para deixar o ambiente mais confortável.

homem-acordando-com-a-rotina-da-alexa

Esse é apenas um exemplo de rotina que a Alexa pode controlar na sua casa inteligente, com diversas outras possibilidades de acordo com os dispositivos smart que você tiver e suas principais necessidades. Além de ser mais cômodo, é possível já iniciar sua rotina antes mesmo de acordar, tudo graças aos recursos de automação do seu ecossistema inteligente.

Como criar uma rotina com a Alexa?

Quando você adquire alguns dispositivos smart, será necessário baixar um app específico – que no nosso caso, é o Positivo Casa Inteligente – para controlar suas funções, incluindo a programação de rotinas. No caso da Alexa não é diferente, então primeiro é preciso instalar o aplicativo Amazon Alexa no seu smartphone para desbloquear algumas funções remotas da assistente virtual.

Esse aplicativo automaticamente localiza seus dispositivos inteligentes que estejam pareados com seu smartphone, então é através dele que você criará uma rotina para a Alexa. No menu inicial do app, clique em “Rotinas” e depois no sinal de “+” no canto da tela para criar uma nova. Uma série de opções aparecerão e a partir daqui você poderá customizar tudo do jeito que desejar.

É possível criar uma rotina que só se inicia com um comando de voz específico ou programar um horário para que a Alexa comece a fazer as coisas por conta própria. Na opção “Voz”, você define os comandos que deseja designar para essa rotina; em “Calendário”, os dias e horários que deseja incluir os processos de automação; em “Localização”, é possível definir tarefas quando você estiver em algum cômodo específico da casa; em “Alarme”, você pode programar sua rotina para começar assim que o despertador tocar; por fim, na opção “Botão Echo” você pode programar sua rotina para ser iniciada sempre que apertar o botão do seu Amazon Echo, caso preferir.

Está procurando dispositivos para automatizar o seu dia a dia? A Positivo Casa Inteligente possui uma variedade de produtos smart da melhor qualidade. Confira em nosso site!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente