Digite abaixo o que você procura

4 verdades e mentiras sobre casas inteligentes

6 de novembro de 2021

As casas inteligentes são uma tendência relativamente nova que ainda está começando a se popularizar no Brasil, então é normal que muitas pessoas tenham dúvidas a respeito. Assim como a falta de conhecimento sobre o assunto é alta, a disseminação de informações que não condizem com a realidade também é comum, então muitos acabam ficando com o pé atrás por causa desses mitos.

Antes de desmistificarmos alguns desses boatos, precisamos entender melhor o que é uma smart home. As casas inteligentes são residências como qualquer outra, porém equipadas com diversos dispositivos que automatizam seus processos e tornam o ambiente mais prático e seguro. Esses acessórios fazem parte das chamadas tecnologias inteligentes, que utilizam a internet para se comunicar com outros dispositivos e desempenhar suas funções de forma totalmente remota.

Existe uma grande variedade de dispositivos smart no mercado, cada um visando automatizar um processo diferente e atender as mais diferentes necessidades. Todos podem transformar seu lar em uma casa inteligente de acordo com seu gosto e por isso vem se tornando algo mais acessível a cada dia. A seguir, vamos conferir algumas verdades e mentiras sobre as smart homes.

Verdades sobre casa inteligente

Toda casa pode ser adaptada para uma smart home

VERDADE. Como já enfatizado anteriormente, toda casa pode ser transformada em uma smart home, afinal o que carrega essa característica são os dispositivos instalados nela. É claro que hoje já existem residências que são construídas visando esse objetivo, com tecnologias já embutidas, mas nada impede que elas também sejam instaladas em ambientes que não foram previamente planejados.

Desde uma fechadura smart até uma lâmpada, existem muitos acessórios que podem transformar uma casa em uma smart home e vai da preferência de cada um decidir como irá automatizar seu cotidiano. Também é importante lembrar que, ao contrário do que muitos imaginam, esses dispositivos estão disponíveis por preços bem acessíveis e não são um investimento exclusivo de pessoas com alta renda. As casas inteligentes podem ser usufruídas por todos!

Aparelhos comuns podem se tornar dispositivos inteligentes

Por incrível que pareça, sim! Nem sempre é necessário investir em dispositivos que sejam nativamente inteligentes, pois existem algumas alternativas que transformam itens comuns em objetos smart. Um exemplo simples: as lâmpadas smart permitem que controlemos sua luz, intensidade e até mesmo a cor através do smartphone, tudo remotamente, além de podermos programá-las para se desligarem sozinhas em determinados horários. Uma lâmpada comum também pode ter esses recursos, mesmo sem a tecnologia embutida.

Para isso, é necessário investir em acessórios que vão complementar esses itens. No caso das lâmpadas, um bocal smart garantirá boa parte dos recursos dos modelos inteligentes para qualquer lâmpada comum, ainda que alguns sejam exclusivos das versões smart. O mesmo vale para outros aparelhos, como os conectores smart, que transformam tomadas tradicionais em inteligentes, e as smart boxes, que podem tornar uma televisão antiga em uma smart TV. No caso deste último, um dos dispositivos mais famosos é o Chromecast, desenvolvido pelo Google a fim de disponibilizar uma série de aplicativos e outros recursos de televisores inteligentes naqueles que não tem conectividade com a internet.

verdades-mentiras-casa-inteligente-mitos

Mentiras sobre casa inteligente

Dispositivos inteligentes consome mais energia

MITO. É comum as pessoas seguirem essa linha de raciocínio, considerando que os dispositivos smart precisam ficar ligados 24 horas por dia e ainda consomem internet para funcionar. Portanto, o efeito é exatamente o oposto, já que eles são poderosos aliados da economia de energia elétrica, pois combatem o desperdício e garantem acesso de qualquer lugar, podendo ser desligados mesmo quando não estamos em casa.

Um exemplo: as lâmpadas smart podem ser programadas para funcionarem em determinados horários do dia e se desligarem sozinhas, evitando que fiquem acesas em momentos desnecessários. Indo além disso, é comum esquecer uma luz ligada na casa, mas basta verificar no aplicativo do smartphone e, com um simples toque, desligá-las de qualquer lugar. O mesmo vale para outros dispositivos, como tomadas e interruptores smart, que possuem funções semelhantes. Além de ser prático, também colabora com a conta de luz no fim do mês.

Dispositivos inteligentes são difíceis de usar

MITO. Mais um equívoco muito comum entre as pessoas que sentem mais dificuldade de se adaptar a novas tecnologias. Apesar de ser algo de última geração, as ferramentas smart são muito intuitivas e de fácil compreensão para qualquer pessoa, além de toda a praticidade que oferecem.

Após serem instaladas, basta conectá-las ao Wi-Fi local e utilizar o aplicativo do smartphone para poder controlá-las de qualquer lugar. É tudo muito simples e sem segredos, afinal hoje em dia todo mundo tem um celular que utiliza diariamente. Portanto, ninguém deve ter medo de se arriscar nessas novas tecnologias, pois sua acessibilidade e usabilidade são alguns dos seus principais atrativos.

Agora que você já está bem informado sobre as casas inteligentes, que tal dar uma olhada na nossa linha de dispositivos smart para começar a equipar sua casa?

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente