Digite abaixo o que você procura

Cozinha inteligente: 4 possibilidades para tornar sua cozinha smart

2 de setembro de 2021

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de um lar. Além de ser o local onde preparamos nossas refeições, é muitas vezes nela que podemos nos reunir com familiares e pessoas próximas para saborear nossos pratos preferidos. Dessa forma, contar com uma cozinha inteligente pode deixar as coisas ainda mais fáceis e interessantes.

Com o avanço da tecnologia, um novo setor de aparelhos domésticos está ganhando cada vez mais destaque no mercado, os smart home. Já existem diversos softwares e produtos inteligentes que podem ajudar ou até mesmo automatizar algumas tarefas domésticas cotidianas.

Se você deseja usufruir desse conforto e praticidade enquanto prepara as refeições e se alimenta em casa, esse artigo foi feito para você! Vamos te mostrar quatro possibilidades para tornar a sua cozinha smart.

Invista em eletrodomésticos inteligentes

Aparelhos inteligentes possuem tecnologia IoT (Internet das Coisas) e podem ser conectados à sua rede local e serem controlados por aplicativos pelo seu celular ou então através de um assistente de voz.

Já existem diversas opções de produtos utilizados em uma cozinha que possuem essa tecnologia. Com isso, você pode ter muito mais praticidade ao preparar seus alimentos, programando e automatizando diversas tarefas.

Como por exemplo, é possível programar que o forno elétrico seja ligado 15 minutos antes de você chegar em casa. Assim, ele já estará pré-aquecido e você já poderá inserir os alimentos nele. Também é possível programar uma rotina para que a cafeteira faça o seu café na hora que você acorda, sem que seja necessário você fazer esse processo todos os dias manualmente.

Outra ótima opção são as geladeiras smart, que podem sugerir refeições com base nos ingredientes que estão armazenados em seu interior e emitir avisos quando um determinado alimento está acabando ou em falta. Neste caso, você pode pelo próprio painel da geladeira fazer as compras do mês ou para a próxima refeição especial.

Itens mais simples como termômetros e panelas também já estão sendo fabricados com a tecnologia smart. Enquanto o primeiro pode ajudar na refeição, mostrando gráficos da temperatura e enviando notificações quando um prato está mal cozido ou queimado, as panelas podem ser ligadas ou desligadas a distância

Caso você não queira investir em muitos produtos inteligentes, você pode adquirir um smart plug, como o vendido pela Positivo Casa Inteligente. Conectando ele nas tomadas dos aparelhos da cozinha, é possível ligar e desligar esses aparelhos pelo celular ou por comandos de voz, mesmo não estando em casa. Com isso, você nunca mais vai correr riscos caso tenha saído de casa como o fogão ligado.

Tenha o assistente de voz como o seu parceiro

Já comentamos sobre como os assistentes de voz podem ser conectados aos aparelhos smart da sua cozinha e serem controlados por comandos de voz. No entanto, esses programas vão muito além disso.

Através dos speakers Amazon Echo e Google Nest, que possuem integrados os assistentes de voz das respectivas empresas, você não precisa mais lavar as mãos ou parar de cozinhar para atender ou fazer uma ligação ou então anotar quais produtos estão faltando na geladeira.

Além disso, eles podem te guiar mostrando o passo a passo de uma receita nova ou então tocar a sua playlist preferida enquanto você está cozinhando ou lavando a louça.

Melhore a iluminação com lâmpadas smart

Ter uma boa iluminação é de suma importância na hora de cozinhar ou arrumar a sua cozinha, especialmente de noite. Por isso, normalmente são inseridas lâmpadas fortes que emitem uma luz branca para dar mais clareza e foco para essas atividades.

No entanto, essas luzes não são muito legais na hora de relaxar e desfrutar da refeição que foi feita, especialmente se você está com aquela companhia especial. As lâmpadas inteligentes, além de poderem ser integradas a assistentes virtuais e controladas a distância, podem alterar as cores que são emitidas.

As smart lâmpadas da Positivo Casa Inteligente possuem 16 milhões de variações de cores, além de ser possível alterar a temperatura e a intensidade das luzes que são emitidas. Com isso, em um único produto você consegue ter diversas opções para a sua cozinha.

Planeje o espaço da sua cozinha

Nossa última dica não envolve produtos inteligentes em si, mas sim a otimização do espaço da sua cozinha. Precisar se abaixar ou usar uma cadeira para alcançar objetos e ter pouco espaço para cozinhar não é algo muito legal, especialmente se mais de uma pessoa estiver preparando a refeição.

Por isso, é necessário um bom planejamento de onde armazenar os aparelhos e itens de uma cozinha. Para fornos e micro-ondas, por exemplo, é recomendável guardá-los em lugares mais altos, assim você terá uma melhor visão dos alimentos que estão sendo preparados nesses aparelhos, não precisando se abaixar para isso.

Objetos usados com pouca frequência, como um prato com decoração de natal ou uma forma para um alimento específico, podem ficar em regiões mais altas ou baixas dos armários. A prioridade deve ser sempre dos itens que você utiliza no dia a dia, assim eles estarão em lugares mais fáceis de serem alcançados.

Apesar de ser necessário investir em produtos inteligentes ou então fazer algumas mudanças na sua cozinha, seguir as alternativas listadas pode facilitar e melhorar a sua vida. O processo de preparar uma refeição pode se tornar, além de mais fácil, mais divertido.

Caso você queira começar a deixar a sua cozinha mais inteligente, a última dica que podemos te dar é a de conhecer os produtos da Positivo Casa Inteligente. Possuímos diversas opções que podem te ajudar, sendo todas fáceis de serem instaladas, compatíveis com Alexa e Google Assistente e com ótimos custos-benefícios. Conte conosco para deixar a sua casa e a sua vida mais smart.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente