Digite abaixo o que você procura

Ampere, volt e watt: entenda as diferenças entre essas unidades de medida

18 de julho de 2022

Nossa vida está cercada por eletroeletrônicos e dispositivos que dependem de eletricidade para funcionar, o que consequentemente acaba nos apresentando a uma série de unidades de medida que podem ser bem confusas para quem não está familiarizado. Dificilmente alguém que não trabalha com isso sabe do que se trata cada sigla e, por mais que possa parecer irrelevante, conhecimento nunca é demais! Aprender mais sobre o assunto pode ajudar a entender melhor seus dispositivos e adotar medidas mais seguras em casa.

Quando o assunto é elétrica, o menor dos erros pode ser o suficiente para causar prejuízo ou acidentes graves, podendo até mesmo originar um incêndio, por exemplo. Saber bem com o que está lidando pode ser o que nos separa de um problema dos grandes, então por mais que seja apenas o básico, é importante buscar se informar, especialmente quem tem uma casa inteligente. Uma smart home é sinônimo de diversos dispositivos conectados e funcionando simultaneamente, então dar este passo garante que sua casa esteja segura.

A seguir, vamos entender melhor o que é e para que serve cada uma das três principais unidades de medida da eletricidade: ampere (A), volt (V) e watt (W).  

Ampere

Os amperes são representados pela letra A e utilizados para medir a corrente elétrica. Essa corrente é um fluxo ordenado de partículas que possuem carga ou o deslocamento dessa carga dentro de um condutor. Tais partículas são formadas por elétrons, então através da quantidade desses elétrons é possível medir a corrente em relação a uma unidade de tempo.

O termo ampere vem do nome do físico francês André-Marie Ampère, o responsável por descobrir a corrente elétrica e contribuir com estudos que nos são úteis até os dias de hoje. Através dessas descobertas, ele definiu uma nova unidade de medida que representa forças da natureza, ficando ao lado do metro (m), quilo (kg), kelvin (K) etc. Na elétrica, 1 ampere é o mesmo que 1 coulomb (C) por segundo; o coulomb é a unidade de medida para carga elétrica, equivalente a 6.2 milhões de elétrons.

O ampere está diretamente ligado ao consumo de energia elétrica, então quanto mais A tiver um equipamento eletrônico, maior será seu gasto com energia, pois altas quantidades exigem grandes correntes de eletricidade. Por isso, se atentar ao número de amperes antes de adquirir um eletroeletrônico pode ser decisivo para quem quer economizar a longo prazo.

vários plugs ao redor de uma tomada

Volt

Representado pela letra V, o volt é a unidade de medida da tensão elétrica, ou seja, a diferença de potencial entre dois pontos. É esse potencial que determina a força da eletricidade, pois através do movimento das cargas, é gerado uma corrente. Usemos como exemplo as pilhas: você já deve ter percebido que em uma ponta temos um sinal positivo (+) e, na outra, um negativo (-). Isso se refere à diferença de potencial daquela pilha, sendo que é essa tensão que possibilitará a ela gerar uma corrente e fornecer energia.

O termo volt é uma homenagem ao físico Alessandro Volta, o pioneiro nas descobertas de potência elétrica e também o homem que criou a pilha voltaica, que depois evoluiu para os modelos que conhecemos hoje. Para calcular uma voltagem, é necessário dividir a transmissão de energia (representada pela unidade Joule, ou J) pela carga (C); desse modo, em 1V cada carga de coulomb presente ali transmite 1J de eletricidade.

Você pode notar que todo aparelho eletrônico possui uma voltagem específica, que varia entre 110V e 220V. Isso indica a corrente elétrica ideal para fazê-lo funcionar; se for menor, não será suficiente e, se for maior, pode queimar o dispositivo, pois ele não foi fabricado para lidar com aquele tipo de corrente. Por isso é sempre importante seguir essa orientação e ligar seus eletrônicos nas tomadas certas.

Watt

O watt (W) é uma unidade direcionada à potência, ou seja, o gasto elétrico necessário para que um determinado aparelho realize suas funções. Funciona como uma taxa de conversão, onde a energia elétrica é transformada em outra forma através de uma unidade de tempo. 1W equivale a 1J por segundo, então quanto maior for a energia convertida e menor for o tempo gasto nisso, maior é a potência de um dispositivo.

O termo vem do cientista britânico James Watt, que além dessa descoberta, também fez grandes contribuições no motor a vapor, tendo um papel decisivo na primeira Revolução Industrial. No dia a dia, podemos aplicar um exemplo prático do uso de W com os chuveiros elétricos; a quantidade de W de um chuveiro representa o quão rápido ele consegue converter energia elétrica em térmica, o que causa um impacto direto na velocidade com que a água fica quente e no quão será possível esquentá-la. Você já pode ter percebido que nosso consumo mensal de energia elétrica é medido em kWh, que equivale a quantidade de 1000W dentro do intervalo de 1 hora.

Agora que você já está por dentro das três principais unidades de medida da eletricidade, fica bem mais fácil escolher seus dispositivos e protegê-los no cotidiano. Caso esteja em busca de aparelhos que possam automatizar seu dia a dia, além de outros benefícios, não deixe de dar uma olhada no catálogo de produtos da Positivo Casa Inteligente!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente