Digite abaixo o que você procura

Cat 5, Cat 5e e Cat6: entenda quais são as diferenças entre cabos de rede e qual escolher

3 de junho de 2022

Se você tem internet em casa, provavelmente já percebeu que se conectar ao roteador através de um cabo de rede proporciona uma conexão muito mais veloz e estável do que pelo Wi-Fi. O que muita gente não sabe é que existem diferentes tipos desses cabos, que são chamados de ethernet, e cada um oferece um conjunto diferentes de recursos. Sendo assim, a escolha do seu cabo de rede também é fundamental na hora de usufruir do seu plano de internet com seu potencial máximo.

A ethernet funciona à base do envio de pacotes em forma de sinais elétricos pelo cabeamento, saindo do roteador e indo até o aparelho conectado na outra ponta. Assim como os roteadores foram evoluindo com o passar dos anos a fim de suportar conexões cada vez mais pesadas, esses cabos também precisaram se adaptar para acompanhar a evolução da tecnologia e, principalmente, dos atuais planos de internet, que são mais robustos e envolvem um grande fluxo de dados.

A seguir, conheça quais são as categorias de cabos ethernet e como elas se diferenciam entre si. Lembrando que, pelo fato dos cabos de geração Cat4 ou inferior não serem mais utilizados, estaremos focando apenas nos que ainda estão em circulação.

Cat5 e Cat 5E

O modelo mais antigo de cabos ethernet que ainda é utilizado são os Cat5, que hoje já foram quase completamente substituídos pelo Cat 5E, que seria uma versão otimizada dessa geração. Em circulação desde 2001, essa é a alternativa mais barata e utilizada no mercado, principalmente devido a sua alta maleabilidade e baixa interferência entre os fios, o que mantém uma conexão mais satisfatória.

Os cabos Cat5 contam com apenas quatro pares de fios trançados, sem blindagem ou distanciamento entre eles, então apesar de serem vendidos com a suposta capacidade de suportar distâncias de 100 metros com até 1000Mbps de velocidade e 100 MHz de frequência, não é bem assim que funciona. Devido a sua alta vulnerabilidade a interferências, o desempenho acaba sendo bem inferior a isso, mas não deixa de ser satisfatório.

cabos de rede em frente ao roteador

Cat6 e Cat6A

A categoria 6 de cabos ethernet resolve os principais problemas de seus antecessores, suportando uma velocidade de 1Gbps com frequência de 250 MHz a uma distância de até 100 metros. Os fios também são mais reforçados e apresentam uma quantidade maior de torções ao longo do cabeamento, além de uma estrutura de plástico em formato de X que divide os fios em seu interior. Por esse motivo, são cabos mais grossos, mais resistentes e que não sofrem com tantas interferências, já que essas divisórias internas previne o atrito entre os fios.

Se comparado com os modelos da quinta geração, os Cat6 saem perdendo apenas na flexibilidade. Por serem cabos mais grossos, eles não conseguem se alojar em qualquer ambiente com tanta facilidade como os mais antigos, mas compensam tudo isso em seu desempenho e alta estabilidade, sendo ideais para jogar online ou assistir vídeos em streaming sem eventuais quedas de qualidade.

Assim como o Cat 5E, a categoria 6 também recebeu uma atualização: o Cat6A, com aprimoramentos no desempenho e no revestimento dos cabos. Os modelos 6A alcançam velocidades de até 10Gbps e frequência de 500 MHz, além de terem um revestimento reforçado tanto por dentro quanto por fora, reduzindo ainda mais possíveis interferências. Consequentemente, ele é ainda menos flexível que o Cat6 tradicional, limitando mais os possíveis locais onde pode ser instalado.

cabos de rede conectados ao roteador

Cat7

Em termos de distâncias muito longas, a categoria 7 de cabos ethernet não oferece um aumento tão grande se comparado com o Cat6, ficando na casa dos 10Gbps de velocidade e 600MHz de frequência. Por outro lado, aqui as coisas começaram a ficar bem mais versáteis e, quanto menor a distância, melhor o desempenho. Em um comprimento de 50m, por exemplo, pode chegar a até 40Gbps; com 15m, o resultado é ainda mais impressionante: 100Gbps! Esta categoria consolidou de vez a qualidade de conexão dentro de diferentes distâncias.

Sua blindagem também recebeu um upgrade, pois tanto os fios como o revestimento interno são cobertos por alumínio, sendo o segredo por trás dessas velocidades tão altas. Por esse motivo, o cabo é ainda mais grosso e rígido que os Cat6, então além da falta de flexibilidade, em alguns casos ele pode não se adaptar ao ambiente por falta de espaço (especialmente quando a intenção for instalar dentro da alvenaria).

Cat8

A categoria 8 de ethernet é a mais avançada que existe no mercado, podendo ser equiparada à fibra óptica em termos de desempenho. Sua capacidade atinge até 40Gbps de velocidade e 2000MHz de frequência, porém sua distância é bem limitada, garantindo esses números somente dentro de 30 metros. Ao ultrapassar essa marca, os números caem consideravelmente, por isso o Cat7 acaba sendo mais utilizado, na maioria dos casos.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente