Digite abaixo o que você procura

Internet ADSL e fibra óptica: quais são as diferenças e qual a melhor escolha?

11 de outubro de 2021

A internet tem evoluído muito nos últimos anos, com novas opções sendo desenvolvidas e oferecidas pelos provedores. Atualmente, os modelos mais comuns são o ADSL e a fibra óptica.

Esses dois modelos diferem não somente no preço, mas também na tecnologia, instalação e velocidade da banda larga disponível para uploads e downloads. Com isso em mente, criamos este artigo para mostrar como cada uma dessas opções atua e qual a melhor para se ter em casa.

Como funciona a Internet ADSL?

O Asymmetric Digital Subscriber Line (Linha de Inscrição Digital Assimétrica), popularmente conhecida pela sigla ADSL, surgiu como uma melhoria da internet discada, que era o modelo mais usado nos primórdios da popularização do uso doméstico da rede.

Além de ser muito cara, a internet discada tinha baixa velocidade e não permitia que os usuários navegassem enquanto utilizavam o telefone. O ADSL, na época de seu lançamento, veio como uma grande melhoria, ao não utilizar linhas telefônicas dial-up.

Basicamente, ela continua usando linhas telefônicas para tráfico, mas consegue dividi-las com as ligações do telefone residencial. Dessa forma, um recurso não restringe o uso do outro. Outra grande melhoria trazida com o ADSL foi o fato da rede estar sempre ativada, não sendo necessário se conectar manualmente como era feito na rede discada.

Os custos pelo uso da rede também diminuíram bastante com essa modalidade, pois ela não necessita da criação de novas linhas telefônicas para ser usada, sendo capaz de usar linhas extras do canal telefônico já existente.

Podemos concluir que a chegada do ADLS foi crucial para a popularização da internet, pois tornou o seu uso mais acessível a boa parte da população. Não por acaso, ela é até hoje um dos modelos mais usados em empresas e residências.  

No entanto, sua tecnologia ainda possui limitações. Quanto mais longe o local estiver do provedor escolhido, menos eficiente será o serviço e a velocidade da rede. Além disso, a velocidade de upload será sempre mais lenta em relação a velocidade de download.

Com isso, esse modelo de internet pode limitar os recursos de alguns jogos online ou serviços de streaming, dependendo da velocidade de banda larga contratada.

Como funciona a Internet fibra óptica?

Assim como a internet ADSL veio como uma opção mais vantajosa em relação à internet discada, a internet por fibra foi criada para ser uma melhoria em relação ao ADSL.

Ao usar luz através de cabos de fibra óptica para transmitir os dados, ela é capaz de oferecer velocidades mais rápidas e longas de banda larga. Além disso, não há uma perda de qualidade do sinal conforme a distância em relação ao provedor, como acontece com o seu antecessor.

No entanto, nem tudo é positivo. Apesar de estar se popularizando cada vez mais, a internet por fibra ainda possui custos de implementação e manutenção mais caros, o que acabam refletindo nos planos de assinatura oferecidos pelos provedores.

Além disso, nem todos os locais e ruas contam com a estrutura necessária para suportar essa opção, apesar de que ela deve com o passar do tempo ser mais adotada do que a ADSL, devido aos avanços tecnológicos que podem baratear os seus custos.

Qual modelo escolher?

Como foi possível observar, a internet por fibra é a melhor opção quando se trata de alta velocidade e desempenho. No entanto, antes de decidir mudar de plano, cada indivíduo deve ponderar se possuir uma banda larga mais eficiente é realmente necessário. Afinal, os custos para arcar com essa internet irão gerar mais despesas no orçamento.

Por isso, se você usa muito pouco a internet da sua casa, geralmente apenas para acessar sites ou programas mais leves, um bom plano ADSL irá suprir todas as suas necessidades.

Agora, se você gosta de jogar games online, usa muitos serviços de streaming, servidores em nuvem ou então quer ter uma casa mais conectada, instalando diversos produtos inteligentes para automatizar tarefas do cotidiano, assinar um plano de internet por fibra irá atender melhor às suas exigências.

Outra ótima opção para potencializar a sua rede é contar com o Smart Roteador Mesh Wi-Fi. Independente da opção de banda larga que você escolher, será necessário o uso de um roteador para criar uma rede sem fio, e o modelo desenvolvido pela Positivo Casa Inteligente oferece diversas vantagens em relação a um roteador comum.

Ao utilizar a tecnologia mesh, ele é capaz de oferecer uma amplitude de sinal muito maior, além de eliminar os pontos de sombra onde um roteador wireless comum não consegue chegar. Além disso, ele conta com recurso beamforming, que identifica onde estão os dispositivos que estão conectados à rede e direciona o sinal para onde eles estiverem.

Com suporte para até 64 dispositivos, ele garante que todos os aparelhos que você possui que tenham acesso à internet possam ser integrados à sua rede, além de oferecer diversas ferramentas de gerenciamento de rede pelo seu aplicativo no celular.

Conheça mais detalhes do Smart Roteador Mesh Wi-Fi e conte com um aparelho que pode potencializar o plano de internet que você escolher!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente