Integrar e conectar equipamentos de segurança é uma ótima forma…
Energia solar: por que ela é considerada a energia do futuro para as casas inteligentes
A energia solar já é a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo, ficando atrás somente da hidrelétrica, que ainda é a principal. A princípio, essas fontes alternativas eram utilizadas apenas por empresas para reduzir custos, mas também já se provaram benéficas em outros aspectos, como na sustentabilidade. A energia hidrelétrica requer milhares de litros de água para continuar funcionando, problema este que é resolvido com essas alternativas que exploram outros recursos da natureza de uma forma não prejudicial.
No caso da energia solar, ela pode ser gerada pelo calor ou pela radiação do Sol. Com a ajuda de placas fotovoltaicas, é possível transformar essa radiação em energia térmica ou elétrica, sendo uma fonte de energia limpa e renovável. O maior problema sempre foram os custos, já que acaba sendo muito caro instalar esse sistema em uma residência, e também a falta de estrutura, pois a maioria das casas não foram construídas visando a instalação de placas fotovoltaicas. Por esses motivos, a energia solar ainda não é tão utilizada popularmente, mas já existem serviços que estão mudando isso, como é o caso da energia solar compartilhada, muito popular na América do Norte e Europa.
Diversos países no mundo, inclusive o Brasil, estão investindo mais nessa fonte de energia que promete revolucionar nosso modo de viver, principalmente para aqueles que já estão aderindo às tecnologias do momento, como as casas inteligentes. Entenda melhor quais são as principais vantagens da energia solar e como ela vai melhorar a vida de quem tem uma smart home.
Por que a energia solar é tão vantajosa?
Como já enfatizado, a energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável, então somente essas três características já são o suficiente para fazer dessa alternativa uma opção mais vantajosa que o método convencional. Além disso, o Sol é uma fonte inesgotável de energia e, mesmo com um custo alto de investimento em placas fotovoltaicas, ainda é muito mais barato do que a hidreletricidade.
As tecnologias solares precisam de pouca manutenção e têm longa durabilidade; cada placa fotovoltaica dura em média 25 anos, então demora um bom tempo até que seja necessário substituir. Por mais que o custo das placas seja elevado, esse acaba sendo o único momento onde a pessoa gasta muito, pois a economia a longo prazo acaba compensando. Estima-se que a energia solar consiga reduzir em até 95% a conta de luz mensal; no Brasil, é algo realmente relevante, devido ao alto custo da energia e as crises hídricas constantes que enfrentamos.
Existem dois jeitos de se aproveitar a energia solar, então além do sistema fotovoltaico (que é o mais utilizado), também existe o sistema heliotérmico. Essa seria a alternativa que utiliza o calor do Sol para gerar energia, sendo mais usada para aquecer a água de piscinas, hotéis, clubes etc. O processo funciona à base de painéis solares que esquentam um líquido que gera vapor, sendo esse vapor o responsável por alimentar as turbinas de geração. Esse é um método mais utilizado em regiões áridas, como no Nordeste do Brasil.
Dentre todas as opções de energia renováveis, a solar é de longe a melhor fonte, fornecendo muito mais eletricidade que outras que também se encaixam dentro das suas características (renovável, sustentável, barata), como a eólica e a hídrica. Hoje já existem empresas especializadas em fornecer energia solar em massa, o que é chamada de energia solar compartilhada. Essa solução visa disponibilizar o recurso para a grande população, que não possui condições ou estrutura para instalar o sistema em sua própria casa. Entretanto, a tendência é que, nos próximos 10 anos, as pessoas já estejam aderindo a tal alternativa de forma nativa, pois acredita-se que tudo estará mais acessível e adaptável.
Otimizando sua casa inteligente
Agora você pode estar se perguntando qual a relação entre a energia solar e uma smart home, ou como essa fonte de energia pode beneficiar uma casa automatizada. Primeiramente, é importante contextualizar: uma casa inteligente é uma residência equipada com diversos dispositivos que possuem tecnologia smart, ou seja, a capacidade de se conectar à internet e trocar informações em tempo real, um fenômeno conhecido como Internet das Coisas.
Naturalmente, é de se esperar que uma casa inteligente consuma mais eletricidade que o normal, devido ao excesso de dispositivos eletrônicos funcionando 24 horas por dia. Com a ajuda da energia solar, seria possível reduzir esse consumo em até 30% e mais: a expectativa é que, em um futuro nem tão distante, o sistema de energia solar possa ser integrado aos sistemas de automação, potencializando ainda mais os resultados.
Sendo assim, o futuro nos reserva casas mais automatizadas, confortáveis, sustentáveis e econômicas. Com esse conjunto de recursos, será possível elevar todas essas qualidades a outro patamar e usufruir da verdadeira casa do futuro. Enquanto a energia solar ainda se expande pelo Brasil, você já pode ir montando sua casa inteligente! Não deixe de conferir os produtos da Positivo Casa Inteligente no nosso site.