Digite abaixo o que você procura

Segurança em condomínios: por que adotar porteiros eletrônicos é a melhor opção custo-benefício

Utilizar um porteiro eletrônico pode ser uma ótima opção para aumentar a segurança do seu condomínio. Usando a tecnologia ao seu favor, é possível automatizar os processos que uma portaria tradicional oferece, reduzindo custos do prédio sem perder a qualidade de serviço.

Sendo você o síndico do local onde mora ou não, adotar ou sugerir essa solução pode ser uma ótima decisão. Por isso, criamos este artigo para te ajudar a entender tudo sobre porteiros eletrônicos e como eles podem trazer mais praticidade e segurança para a sua rotina e daqueles que moram a sua volta.

O que é uma portaria eletrônica e como ela funciona?

A portaria eletrônica funciona por meio de dispositivos gerenciados por um operador, ou então pelos próprios moradores, à distância. Com isso, é possível verificar quem são os visitantes, se comunicar e permitir a sua entrada, sem nem ao menos estar presente fisicamente para isso, bastando apenas acesso à internet.

No entanto, é preciso ter em mente que o sistema implementado precisa cumprir essas três funções:

  • Comunicação: é preciso conseguir se comunicar com os indivíduos que desejam entrar no condomínio, sejam eles entregadores ou visitantes de algum morador. Interfones comuns e vídeo porteiros são os aparelhos mais utilizados para essa função.
  • Vigilância: além de poder se comunicar, é preciso verificar as imagens da entrada do local em tempo real, a fim de verificar se as pessoas são realmente quem elas dizem ser e se nenhuma atividade suspeita está sendo realizada. Câmeras de segurança são o dispositivo mais utilizado para isso.
  • Controle de acesso: a portaria eletrônica precisa garantir que apenas as pessoas desejadas consigam entrar no local. Para isso, é importante definir um esquema de segurança e acesso, que pode ser feito através de senhas ou biometria, por exemplo.

Quais as vantagens de usar um porteiro eletrônico?

Conforme destacado anteriormente, contar com um porteiro eletrônico oferece diversos benefícios. Vamos conhecer os principais:

Comodidade 

Os moradores acabam ganhando muito mais comodidade e praticidade ao usar um porteiro eletrônico, especialmente pelo fato de ser possível se comunicar e liberar o acesso de outras pessoas a distância.

Dessa forma, você pode pedir para um entregador deixar sua encomenda com um vizinho enquanto você está no trabalho, ou pedir para a visita retornar em outro momento, quando você estiver disponível.

Segurança 

O aumento na segurança é outro ponto positivo da portaria eletrônica. Ao poder se comunicar com os visitantes a distância, você sempre passará a impressão de que alguém está em casa. Além disso, por ser possível ver as imagens da entrada do condomínio, é possível saber quem é a pessoa que deseja entrar antes de se expor e iniciar um contato.

seguranca-condominio-porteiros-eletronicos

O sistema de câmeras ainda ajuda a verificar tudo o que está acontecendo próximo a entrada do local, com as imagens sendo gravadas e podendo ser visualizadas em outros momentos.

Redução de gastos

Apesar de ser necessário fazer investimentos em novos aparelhos, uma portaria eletrônica reduz os gastos do condomínio. Isso porque ela elimina a necessidade de funcionários que precisem estar no local fisicamente.

Com isso, o condomínio pode usar o dinheiro gasto em uma portaria comum para outras necessidades, ou então diminuir a mensalidade cobrada aos moradores.

Como implementar um porteiro eletrônico?

Caso você tenha ficado interessado em implementar um porteiro eletrônico no seu condomínio, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Exponha os benefícios aos outros moradores 

Ter um bom relacionamento com a vizinhança nem sempre é uma tarefa fácil. É comum que pessoas possuam visões e opiniões diferentes. Tentar forçá-las a adotar um novo sistema de portaria pode causar atritos e resistência por parte de alguns moradores.  

Por isso, antes de tentar implementar um porteiro eletrônico, busque mostrar para os demais moradores do seu condomínio os benefícios que ele pode trazer. A decisão tem que ser feita em conjunto, pela maioria dos integrantes do local.

Faça uma transição gradativa

Se adaptar a um novo sistema não acontece de um dia para o outro. É preciso que todos os moradores sejam instruídos e saibam como utilizar um porteiro eletrônico. Uma dica importante é não mudar tudo de uma vez.

Caso o seu condomínio tenha porteiros e vigilantes físicos, mantenha-os durante o período de transição de um sistema para o outro. Dessa forma, a segurança do seu condomínio não ficará comprometida.

Busque as melhores empresas e produtos

Independente se for contratado uma empresa terceirizada ou então equipamentos para que os próprios moradores realizem a função da portaria eletrônica, é necessário contar com as melhores opções do mercado.

Por isso, indicamos utilizar os aparelhos oferecidos pela Positivo Casa Inteligente, empresa que é referência em produtos smart. No catálogo de produtos da empresa você encontra diversas opções de câmeras inteligentes e um vídeo porteiro de alta qualidade, que podem ser usados para o seu porteiro eletrônico.

Todos os produtos feitos pela Casa Inteligente possuem alta qualidade, ótimo custo-benefício e são totalmente compatíveis com Alexa e Google Assistente. Além disso, eles são super fáceis de serem instalados e usados, o que pode facilitar no processo de adaptação dos moradores.

Conheça mais as opções disponíveis da empresa e conte com uma empresa confiável para aumentar a segurança do seu condomínio!

Links: Intelbras

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente