Digite abaixo o que você procura

Como vigiar cães e gatos em tempo real?

Os pets são verdadeiros integrantes da família. Quem tem um animalzinho, sabe que a companhia deles é indispensável, mas essa proximidade pode complicar a hora de sair de casa. Sejam eles cachorros ou gatos, todos os bichinhos percebem quando os donos passam pela porta de saída. O comportamento de cada um varia nessas horas, e uma das maiores curiosidades de quem tem animal em casa, é saber como eles ficam quando estão sós. Uma solução para quem quer ter controle do que os pets estão fazendo, é vigiar cães e gatos por meio de câmeras.

Além de conferir segurança para o ambiente, as lentes atentas podem registrar tudo o que se passa em determinado cômodo, inclusive as movimentações dos bichinhos. Existem alguns modelos que permitem checar as imagens à distância, pelo celular. Outras versões trazem ferramentas mais avançadas, como as que permitem falar com os pets mesmo fora de casa. 

Confira as dicas a seguir com tecnologias para cães e gatos que otimizam o monitoramento desses companheiros que, muitas vezes, precisam de atenção especial na ausência dos donos.

Por que monitorar os pets à distância?

Hoje, o Brasil conta com cerca de 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de felinos distribuídos entre os lares. Somado às aves, peixes e outros animais, o número ultrapassa os 139 milhões. Tendo em vista a quantidade significativa de pets habitando a casa dos brasileiros, é preciso considerar que alguns contam com particularidades.

Uns são mais companheiros e seguem os donos por todos os cantos da casa, já outros preferem mais privacidade. Independente da personalidade, todos notam quando estão sozinhos em casa. E nesse sentido, alguns podem ficar mais tristes e outros podem aproveitar para brincar sem restrições. 

No caso dos que não se adequam aos momentos sem os tutores, tem-se a preocupação com a chamada “ansiedade da separação”. Essa é uma condição que os veterinários recomendam cuidado e cautela, uma vez que ela pode gerar inquietação nos bichinhos e até mesmo tirar o apetite deles. 

Para qualquer tipo de necessidade, uma câmera pode atender à demanda de monitoramento dos pets em qualquer lugar. Seja do trabalho ou de outro lugar, o acesso às imagens pelo celular pode facilitar a visualização de tudo o que está acontecendo no ambiente vigiado pelo aparelho. 

O que deve ter nas câmeras para vigiar cães e gatos?

Essa é uma tarefa que parece simples, mas precisa de alguns detalhes para que se adeque ao ambiente e para que se encaixe no que o tutor procura para manter seu pet seguro. Veja a lista abaixo com itens que podem ser considerados na escolha dos modelos:

Conexão Wi-Fi

As opções com Wi-Fi são as que permitem acessar as imagens à distância, portanto, é uma especificação indispensável na hora de escolher o modelo. Outra questão é a quantidade de recursos que a conexão com a internet proporciona, como a de ouvir o som ambiente em que a câmera está localizada e a de realizar gravações para checar posteriormente.

Emissão de voz

O controle bidirecional é o recurso ideal para quem quer ouvir e também quer emitir algum som de onde estiver. Essa função é útil para quando o dono detecta inquietação do animal ou alguma situação fora de controle em que é preciso advertir ou se comunicar com gatos e cachorros, mesmo que à distância. 

Visão noturna

Para quem passa dias fora de casa, trabalha durante a noite ou simplesmente para quem não quer se preocupar com a falta de iluminação na captação de imagens, a questão da visão noturna é bem válida. Ela ajuda a detectar os movimentos do ambiente sob qualquer condição, seja durante o dia ou durante o período noturno, momento em que não costuma ter tanta luz. 

Alta resolução

Não tem situação mais chata do que quando alguém está tentando identificar o que está aparecendo na gravação, mas não consegue por conta da qualidade da imagem. Isso até poderia ser um problema há alguns anos, quando ainda não existiam boas lentes para fazer os registros. 

Entretanto, hoje o mercado oferece inúmeras possibilidades de sensores que captam tudo em alta resolução. Isso certamente ajuda na hora de identificar o que é que o cachorro está carregando na boca ou para verificar se o gato está de fato dormindo. 

Tecnologia de aproximação

O famoso zoom opera milagres nas fotos. Mas nesse caso, ele também pode ajudar – e muito – principalmente quando os felinos estão escondidos ou quando o cão está em um local que a câmera não consegue registrar muito bem. Ainda nesse sentido, vale mencionar a capacidade que alguns dispositivos têm de monitorar em ângulos de abrangência maiores, o que também facilita na hora de observar os bichinhos quando estamos fora de casa. 

Quando aderir às câmeras para monitorá-los?

Considere reforçar o zelo pelos animaizinhos em situações que você percebe que precisa passar um tempo significativo fora de casa. Para quem passa muitas horas no trabalho, ou para quem viaja constantemente, a câmera é, sem dúvidas, indispensável. 

É preciso dizer que as formas de vigiar cães e gatos não substituem o cuidado que um pet precisa, principalmente porque eles são muito dependentes e devem estar acompanhados sempre que possível. Mesmo assim, ter olhos automatizados em momentos eventuais do dia, é a melhor forma de garantir que eles estarão seguros. Afinal, eles merecem todo o tipo de conforto e cuidado que nós podemos proporcionar.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas para facilitar o controle da sua casa de onde estiver.  

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente