Além de garantir mais praticidade e conforto, dispositivos smart também…
3 dicas para economizar energia elétrica sem deixar de ficar conectado
Vivemos em uma época onde tomar atitudes sustentáveis no dia a dia já deixou de ser favorável somente para os âmbitos social e ambiental. Já está mais que comprovado que ser amigável ao meio ambiente também é recompensador do ponto de vista econômico, já que envolve diversas medidas que visam evitar desperdícios e reutilizar recursos. No caso da energia elétrica, não é diferente e ainda pode fazer toda a diferença em tempos como este, onde as contas de luz continuam nas alturas.
Hoje em dia, é normal que se tenha diversos dispositivos eletrônicos em casa e é de se esperar que, quanto mais aparelhos do gênero, maior o consumo de energia. Contudo, isso não significa que não seja possível economizar, pois além de todas as medidas básicas que podem ser adotadas, a própria tecnologia também pode ser uma aliada neste quesito. Graças aos recursos de automação das tecnologias smart, já é possível ter um dia a dia mais prático e conectado sem abrir mão da economia.
Separamos aqui algumas dicas para te ajudar a economizar través de medidas simples. Confira:
Retire da tomada
Aquela velha dica de apagar a lâmpada quando sair do cômodo e de desligar tudo quando não estiver usando é válida, afinal é o primeiro passo para diminuir o consumo geral de eletricidade. Você pode estar se perguntando “mas por que tirar o notebook da tomada se já desliguei a tela?”. A resposta é simples: todo tipo de eletroeletrônico consome energia continuamente quando está conectado a uma tomada, mesmo se estiver desligado – chamamos de “consumo fantasma”.
É claro que nem tudo pode ser retirado da tomada, como é o caso das geladeiras que precisam de eletricidade continuamente para exercer sua função. Porém, se você parar para perceber, verá que muitos eletrônicos da casa não precisam estar 100% do tempo plugados na tomada. Televisões, computadores, videogames, máquina de lavar e equipamentos de cozinha são alguns exemplos de eletroeletrônicos que podem ser mantidos fora da tomada.
Quando falamos de casa inteligente sabemos que é necessário deixá-los ligados de forma ininterrupta para ter o controle por aplicativo e comando de voz, bem como manter a rede de internet disponível. Contudo, o consumo é baixo e pode trazer economia quando:
Não se esqueça de tirar os carregadores, seja de celular ou notebook, das tomadas. Por mais insignificante que pareça, eles também consomem energia sem parar, então deixe para ligar somente quando for usar.
- Usa automações para garantir que os dispositivos fiquem ligados apenas no tempo determinado.
- Desliga algum dispositivo que esqueceu ligado (como no caso de sair de casa sem conferir se estava tudo desligado).
- Utilizar uma iluminação com o brilho reduzido.
Por isso, focar nos demais dispositivos já pode fazer a diferença. Não se esqueça de tirar os carregadores, seja de celular ou notebook, das tomadas. Por mais insignificante que pareça, eles também consomem energia sem parar, então deixe para ligar somente quando for usar.
Seja mais consciente
Por mais que essa dica possa parecer óbvia, a conscientização é a chave para uma economia de sucesso. Com as pessoas passando mais tempo em casa, é normal que a conta de luz tenha subido consideravelmente, então além de seguir a dica anterior, pergunte-se: o que mais eu posso fazer para reduzir meu consumo de eletricidade?
A resposta não envolve se privar de nada, apenas adaptar sua rotina para garantir um consumo mais otimizado e consciente. O principal objetivo é evitar o uso desnecessário de aparelhos eletrônicos, o que pode ser feito de diferentes formas. Um exemplo: durante o dia, aproveite ao máximo a luz natural do ambiente e evite ligar a lâmpada até que o cômodo já não esteja mais iluminado. Na hora do banho, procure fazer tudo em menos de cinco minutos, pois o chuveiro elétrico é um grande vilão da conta de luz. Isso não só economiza energia, mas também evita o desperdício de água.
Acumule bastante roupas sujas antes de fazer uma lavagem, pois assim você aproveita ao máximo a capacidade da sua máquina de lavar, utilizando menos energia e água. Na cozinha, evite manter a geladeira aberta por tempo demais; tente memorizar onde está cada item para não precisar ficar procurando. São essas pequenas atitudes que fazem grandes diferenças.
Invista em uma casa inteligente
Como já enfatizado anteriormente, as tecnologias smart podem ser grandes aliadas na economia de energia. Boa parte disso se dá pelos seus recursos de automação, que permite a elas autonomia para funcionarem automaticamente em horários pré-determinados. Sendo assim, é possível fazer com que se desliguem sozinhas em algum momento específico, evitando desperdícios.
Existem muitas formas de se explorar soluções inteligentes para este fim. As lâmpadas smart LED Wi-Fi são os modelos mais econômicos do mercado e, com o adendo da automação, podem ajudar aquelas pessoas que vivem esquecendo a luz ligada pela casa. Outro dispositivo útil é o smart plug, que funciona como uma tomada inteligente, podendo ligar ou desligar remotamente qualquer eletrônico que não conte com essas funções. Além disso, alguns modelos conseguem monitorar o consumo de energia elétrica do aparelho conectado, o que permite ao morador ter mais controle do que está gastando mais eletricidade na sua residência.
Esses são só alguns exemplos de como ter uma smart home pode fazer um grande diferencial na economia. A Positivo Casa Inteligente trabalha com uma linha de dispositivos diversos, capazes de automatizar diferentes processos cotidianos de uma forma simples e eficaz. Acesse nosso site e confira nossos produtos!