Digite abaixo o que você procura

3 dicas de iluminação para sua casa nova

Design de interiores vai muito além de escolher cores, decoração e a mobília certa de acordo com o espaço que se dispõe em cada cômodo, mas também envolve fazer bom uso das luzes em cada ambiente. Quando usada de forma sábia, a iluminação é capaz de proporcionar diferentes efeitos e destacar o que deve ser priorizado dentro daquele espaço, então saber escolher as lâmpadas e lustres certos de acordo com a decoração é um passo muito importante nesse processo.

A seguir, confira algumas dicas de como aproveitar ao máximo a iluminação para decorar sua casa nova.

Invista em lâmpadas LED smart

A principal escolha acaba ficando a cargo do tipo e formato dos lustres utilizados, já que no quesito lâmpada, a melhor opção sempre será os modelos smart LED. As chamadas lâmpadas inteligentes são econômicas e disponibilizam diversas cores e temperaturas de iluminação diferentes. Elas são fáceis de instalar e podem ser integradas a qualquer lustre ou bocal, bastando conectar ao Wi-Fi da casa para que todas suas funções sejam desbloqueadas no aplicativo Positivo Casa Inteligente.

smart-lampada-led-positivo

Com o app instalado no seu smartphone, você consegue mudar a temperatura da luz, escolher entre centenas de cores ou até mesmo programá-las para que funcionem automaticamente em determinados horários do dia, tudo com a facilidade de alguns toques na tela.

Entenda os diferentes tipos de luzes

Uma casa pode conter muitos cômodos e cada um terá um propósito diferente, assim como uma decoração que faz jus ao seu principal objetivo. Por isso, aprender mais sobre os diferentes tipos de iluminação e como explorá-los adequadamente em cada ambiente é um passo importante na hora de equipar seu novo lar. Ao todo, podemos classificar as variações de iluminação em seis tipos: acentuada, foco, humor, inferior, superior e para prateleiras. Cada opção representa um jeito diferente de iluminar o local ou pelo menos parte dele, como veremos melhor a seguir.

A luz acentuada costuma iluminar um ponto fixo no cômodo, geralmente para destacar algum objeto decorativo. Ela pode ser colocada acima do item através de um lustre ou uma arandela, ou ao redor, com pontos de luz separados. É claro que ela não deve ser a única fonte de iluminação do ambiente, mas o uso de outras lâmpadas deve ser bastante planejado para evitar perder o foco sobre o objeto principal.

Já a luz de foco é utilizada em cômodos onde realizamos tarefas que exigem atenção, como estudar ou trabalhar. A área mais iluminada deve ser a mesa de trabalho, seja com pontos de luz acima do móvel ou como parte dele, como luminárias de mesa, por exemplo. A luz de humor é referente ao tipo de sensação que se procura alcançar naquele cômodo, podendo misturar diferentes cores e intensidades para promover relaxamento ou mais atenção.

luz-de-foco-em-mesa-de-escritorio

Luzes inferiores e superiores representam o sentido literal da palavra. Seriam pontos de luz posicionados embaixo de algum móvel ou objeto ou acima com a ajuda de diferentes pontos de luz, dentre eles fitas LED e outras alternativas interessantes. Por fim, a luz de prateleira é dedicada exclusivamente a destacar os itens que você expõe em estantes, independente de serem decorativos ou não. As fitas LED são as mais utilizadas nessa situação, pois podem ser posicionadas tanto atrás das prateleiras, de uma forma mais discreta, quanto em sua superfície.

Utilize a temperatura certa

A temperatura que você utiliza na iluminação ambiente também desempenha um papel crucial nas sensações que se deseja alcançar. Nosso cérebro reage de diferentes formas dependendo da intensidade da luz e isso deve ser levado em consideração ao decorar cômodos para descanso e para tarefas.

iluminacao-quente

A luz fria, com tonalidades mais claras e voltadas para o branco, é responsável por nos manter focados, então deve ser utilizada em ambientes como cozinha, área de serviço, escritório etc. Já a luz quente, com tons mais suaves e puxados para o amarelo, promove aconchego e relaxamento, ideal para sala de estar, quartos e outros cômodos dedicados ao lazer.

A vantagem das lâmpadas smart LED é que você terá ambas as opções em um único produto. Alterando a cor e a intensidade, é possível atingir diferentes sensações de acordo com o que se deseja no momento, podendo até mesmo criar ambientes híbridos, que podem ser usados tanto para relaxar quanto para realizar alguma tarefa. Vale lembrar que não é necessário se prender somente ao branco e ao amarelo, já que esses modelos disponibilizam uma variedade imensa de cores. Essa regra é válida para qualquer tipo de cor fria ou quente, então basta saber usá-las com sabedoria.

A Positivo Casa Inteligente dispõe de uma vasta linha de produtos smart, incluindo lâmpadas smart LED e fitas LED smart. Confira nossos produtos e comece a decorar sua casa nova com o pé direito!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente