Digite abaixo o que você procura

3 tendências de decoração e iluminação para 2022

Após dois anos turbulentos vivendo em um contexto de pandemia e isolamento social, certamente tivemos a oportunidade de aprender muito ao longo desse período. As pessoas passaram a valorizar mais suas casas, já que elas se tornaram as protagonistas de nossas vidas nos últimos anos, então é em torno dessa ideia que as tendências de decoração de 2022 estão caminhando. O lema deste ano é “conforto e funcionalidade”, duas palavrinhas mágicas que buscam otimizar nossa residência e torná-la mais agradável em diferentes aspectos.

Como muitas pessoas continuam passando mais tempo dentro do que fora de casa, seja estudando à distância ou em regime home office, é evidente que ter uma casa mais confortável e prática faz toda a diferença. A tendência visa justamente promover a qualidade de vida no dia a dia, o que pode ser alcançado de muitas formas e não se prende exclusivamente a decorações tradicionais. A tecnologia desempenha um papel recorrente no nosso cotidiano e, nesse quesito, também não é diferente.

A seguir, listamos algumas das principais tendências de decoração e iluminação para ficar de olho em 2022. Confira:

tendencias-de-decoracao-e-iluminacao-para-2022-luzes

Múltiplas fontes de iluminação

A iluminação é parte essencial de qualquer tipo de decoração e as tendências deste ano nos incentivam a usar e abusar de diversas fontes de luz em um mesmo cômodo. A prioridade fica com a luz natural, que entra por portas e janelas, mas em alguns casos nem sempre é possível fazer bom proveito disso, especialmente em apartamentos. Aqueles que contam com essa vantagem precisam aproveitá-la ao máximo, mas nada impede de complementar a iluminação ambiente com outros pontos artificiais.

Aplicar diversas luzes no teto e nas paredes de certos cômodos não só ajuda a embelezar o lugar, mas também pode até mesmo transmitir a sensação de um espaço mais amplo, o que é especialmente eficaz em apartamentos menores. Usar painéis LED smart no teto e lâmpadas smart nas paredes acaba sendo uma excelente forma de suprir todas as suas necessidades, tanto estéticas quanto funcionais. Por serem modelos inteligentes, é possível controlar qualquer uma diretamente pelo smartphone e, no caso das lâmpadas smart, é possível até mesmo alterar a cor e intensidade ao seu gosto. Esses recursos abrem um grande leque de possibilidades na hora de decorar.

Outro truque eficaz é pintar as paredes dos cômodos que recebem luz natural de branco, pois a cor ajuda a deixar o ambiente mais claro e aconchegante. Nos cômodos iluminados somente por luz artificial, já é possível utilizar cores diversas que sejam mais do gosto pessoal de cada um.

Integração de ambientes

Apesar de não ser novidade em meio às tendências, a integração de ambientes segue firme e forte, podendo ser uma poderosa aliada em ambientes pequenos e também para a iluminação. Além de dar um toque mais moderno e dinâmico para a casa, mesclar ambientes ajuda a proporcionar a sensação de que a casa ou apartamento é maior do que realmente é. Quanto à iluminação, toda a luz recebida em uma parte desse conjunto também ilumina a outra parte, mesmo que parcialmente, então é possível explorar novas combinações de lâmpadas para garantir um design bonito e funcional para cada ponto do ambiente.

A integração de ambientes também torna os espaços sociais mais agradáveis e melhora a circulação de ar pela casa, então acaba sendo vantajosa de muitas formas. Já a decoração pode ser feita com móveis multifuncionais, ou seja, que possam ser utilizados para diferentes propósitos; mobília e outros objetos fabricados com materiais naturais (madeira, fibras naturais etc.) também estão na moda e casam muito bem com plantas decorativas, dando um tom mais saudável e aconchegante ao ambiente.

tendencias-de-decoracao-e-iluminacao-para-2022-ambientes-integrados

Automação residencial

Como já enfatizado no início deste artigo, o fator funcional também é peça importante de uma decoração e nisso não existe ferramenta melhor que as tecnologias inteligentes. Os dispositivos que se encaixam nesse grupo possuem um design moderno, são de fácil instalação e só precisam de um smartphone e uma boa conexão com a internet para funcionarem sem problemas. Uma vez conectados ao Wi-Fi da casa, é possível controlar tudo pelo app Positivo Casa Inteligente ou Google Home, permitindo assim automatizar diferentes processos cotidianos.

Quando falamos em automação, estamos nos referindo à possibilidade de ligar ou desligar lâmpadas remotamente, abrir ou trancar portas, controlar cortinas, eletroeletrônicos e qualquer outro aparelho que conte com tecnologia smart. É uma verdadeira revolução em termos de praticidade e pode ser de grande proveito para qualquer pessoa, especialmente aqueles que trabalham em regime home office e passam muito tempo em casa.

Se você ainda não conhece as tecnologias inteligentes, vale a pena dar uma olhada, pois hoje já existe uma grande diversidade de dispositivos que podem ser utilizados para diferentes fins, todos voltados para automação. No site da Positivo Casa Inteligente, você pode conferir todos e começar a montar sua smart home!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente