Digite abaixo o que você procura

Quantos watts precisa para iluminar um quarto?

25 de abril de 2021

Quarto lembra conforto, não é mesmo? Afinal, é onde dormimos e fazemos atividades aconchegantes como descanso e leitura, por exemplo. Além disso, ele pode ser o ambiente onde você assiste suas séries favoritas, joga videogame e até mesmo estuda ou trabalha.  

Para qualquer uma dessas atividades, contar com uma boa iluminação é crucial. Além de deixar o espaço mais aconchegante, saber a quantidade certa e os tipos de lâmpadas que são necessárias em um ambiente podem fazer a conta de energia ficar muito mais barata. 

Neste artigo, vamos aprofundar melhor como uma iluminação ideal pode fazer a diferença no seu dia a dia, um cálculo simples para saber quantos watts são necessários para isso e as melhores opções de lâmpadas para que você tenha um quarto muito mais agradável e acolhedor.

Como a importância da iluminação no quarto?

Estamos tão acostumados, tanto com a luz natural do sol, como com as luzes utilizadas nos ambientes que frequentamos, que muitas vezes não paramos para refletir sobre os efeitos que uma boa ou má iluminação podem gerar nas pessoas.

Vamos ver as principais consequências ao não realizar uma iluminação correta nos nossos quartos.

Impacto no Sono 

Ter uma boa rotina de sono é essencial para o ser humano. Além de ser crucial para a nossa saúde, uma boa noite de descanso afeta o nosso humor e a nossa energia para realizar as atividades do dia seguinte.

Nesse sentido, a iluminação em excesso se torna inimiga do adormecimento. Uma grande exposição a luzes artificiais momentos antes de dormir pode prejudicar o nosso descanso, gerando até mesmo uma confusão no nosso relógio biológico.  

Isso acontece porque luzes fortes de lâmpadas LED e demais aparelhos eletrônicos podem inibir a produção de melatonina, hormônio que promove o bom funcionamento dos nossos organismos.

Problemas de saúde 

Ficar muito tempo exposto à uma grande quantidade de iluminação também pode gerar diversos problemas de saúde, sendo o cansaço, dificuldade de concentração e fadiga ocular os mais comuns.

Segundo estudos do Health&Care, exposição a má iluminação também pode gerar outros problemas de saúde mais sérios, como distúrbios emocionais e doenças de pele

Alterações de humor, foco e tomada de decisões

Longos períodos de tempo com baixa exposição à luz também podem ser prejudiciais, nos deixando mais deprimidos, segundo pesquisa da Universidade de Toronto.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Illinois, concluiu que a iluminação tem inclusive a capacidade de influenciar as nossas tomadas de decisões.

Foi apontado que luzes consideradas quentes, como a amarela, transmitem mais relaxamento, enquanto luzes mais brancas e azuis estimulam os nossos organismos, gerando mais foco e atenção para realizarmos atividades.

Estética do cômodo

Uma luminosidade, quando usada de maneira certa, pode melhorar profundamente a estética do quarto em si. Com isso, toda a decoração, o piso, os móveis, objetivos e acabamentos podem ficar em melhor evidência, fazendo com que o cômodo fique bem mais agradável.

Como saber quantos watts é necessário para uma boa iluminação?

Agora que sabemos porque uma boa iluminação é essencial, vamos descobrir como calcular quantas lâmpadas e energia é necessário para alcançar isso.

Existem atualmente no mercado diversas opções de lâmpadas, sendo as fluorescentes, as halógenas e as de LED as mais comuns. Como as de LED são consideradas as mais modernas e as que possuem o melhor custo-benefício em watts, vamos focar nesta modalidade.

Podemos usar este cálculo simples para saber quantos watts é necessário para iluminar um quarto:

Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = quantidade de watts que uma lâmpada LED precisa ter de potência

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Invista em lâmpadas inteligentes 

Uma dificuldade que as pessoas podem ter atualmente é conseguir reunir em um único quarto um conjunto de iluminação que seja ideal para diversas atividades que ela deseja realizar durante o dia.

Essa é uma tarefa complicada, porque a mesma lâmpada que é ideal para deixar o ambiente aconchegante, pode atrapalhar o desempenho em atividades que exigem mais concentração.

Vamos imaginar o seguinte cenário: uma pessoa deseja, sem sair do seu quarto, fazer o seu período de meditação, estudar para uma prova, fazer as atividades do seu trabalho e assistir um filme.

Como fazer isso contando com uma luminosidade certa para cada atividade? Uma alternativa seria adquirir lâmpadas inteligentes ofertadas pela Positivo Casa Inteligente.

Em uma única lâmpada, é possível ter diversas entonações e intensidades de luz. Tudo isso pode ser feito pelo aplicativo do Positivo Inteligente, inclusive a distância, sem estar presente no espaço físico.

São milhões de combinações de cores disponíveis, com uma ótima potência com um menor consumo de energia, trazendo assim um ótimo custo-benefício para os seus donos.

Conheça as opções de lâmpadas ofertadas pela Positivo Casa Inteligente e garanta as melhores iluminações para o seu quarto sem precisar gastar uma grande quantidade de watts.