Digite abaixo o que você procura

Provavelmente você pense em “conforto” quando lembra do seu quarto, certo? Afinal, esse é o ambiente escolhido para descansar, fazer uma leitura e repor a energia para o próximo dia. Para algumas pessoas, ele também é o local para assistir suas séries favoritas, jogar videogame e até mesmo estudar ou trabalhar. 

Para qualquer uma dessas atividades, contar com uma boa iluminação é crucial. Além de deixar o espaço mais aconchegante, saber a quantidade certa e os tipos de lâmpadas necessárias em um ambiente podem fazer a conta de energia ficar muito mais barata.

Neste artigo vamos aprofundar melhor como uma iluminação ideal pode fazer a diferença no seu dia a dia, um cálculo simples para saber quantos watts são necessários para isso e as melhores opções de lâmpadas para que você tenha um quarto muito mais agradável e acolhedor.

Qual a importância da iluminação no quarto?

Estamos tão acostumados, tanto com a luz natural do sol, como com as luzes utilizadas nos ambientes que frequentamos, que muitas vezes não paramos para refletir sobre os efeitos que uma boa ou má iluminação podem gerar nas pessoas

Veja as principais consequências ao utilizar uma iluminação incorreta nos quartos:

Impacto no Sono

Ter uma boa rotina de sono é essencial para o ser humano. Além de ser crucial para a nossa saúde, uma boa noite de descanso afeta o nosso humor e a nossa energia para realizar as atividades do dia seguinte.

Nesse sentido, a iluminação em excesso se torna inimiga da sua qualidade de sono. Uma grande exposição a luzes artificiais momentos antes de dormir pode prejudicar o nosso descanso, gerando até mesmo uma confusão no nosso relógio biológico. 

homem tendo uma ótima noite de sono em um ambiente com iluminação adequada

Isso acontece porque luzes fortes de lâmpadas LED e demais aparelhos eletrônicos podem inibir a produção de melatonina, hormônio que promove o bom funcionamento dos nossos organismos.

Problemas de saúde

Ficar muito tempo exposto à uma grande quantidade de iluminação também pode gerar diversos problemas de saúde, sendo o cansaço, dificuldade de concentração e fadiga ocular os mais comuns.

Segundo estudos do Health&Care, exposição a má iluminação também pode gerar outros problemas de saúde mais sérios, como distúrbios emocionais e doenças de pele.

Alterações de humor, foco e tomada de decisões

Longos períodos de tempo com baixa exposição à luz também podem ser prejudiciais, nos deixando mais deprimidos, segundo pesquisa da Universidade de Toronto.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Illinois, concluiu que a iluminação tem inclusive a capacidade de influenciar as nossas tomadas de decisões. Foi apontado que luzes consideradas quentes, como a amarela, transmitem mais relaxamento, enquanto luzes mais brancas e azuis estimulam os nossos organismos, gerando mais foco e atenção para realizarmos atividades.

Estética do cômodo

Uma luminosidade, quando usada de maneira certa, pode melhorar profundamente a estética do quarto em si. Com isso, toda a decoração, o piso, os móveis, objetivos e acabamentos podem ficar em melhor evidência, fazendo com que o cômodo fique bem mais agradável.

Qual a importância do cálculo de lâmpadas para um ambiente?

Agora que você já sabe como a iluminação impacta na percepção humana, é hora de entender a influência dela no ambiente. No tópico anterior citamos seu valor dentro da estética, mas como explorar esse recurso da forma correta?

A iluminação é a responsável por destacar cada aspecto de um cômodo, então é através dela que conseguimos valorizar uma decoração, realçar algum móvel ou material utilizado no ambiente (como no piso, por exemplo) ou até mesmo promover um efeito que vai na contramão da realidade. Utilizando a luz certa no ambiente, é possível transmitir a sensação de que ele é maior do que realmente é, então são truques que, quando usados de forma correta, agregam bastante valor à casa e a sua experiência do dia a dia.

O primeiro passo é saber utilizar a luz natural da melhor forma possível, pois ela também é determinante nesse processo. Isso não é importante somente para o meio ambiente, mas também para sua conta de energia: ao aproveitar a luz natural, você reduz o uso de lâmpadas É preciso entender em que horário do dia cada cômodo recebe luz do sol e como explorá-la adequadamente nesses momentos, deixando a luz artificial somente para a noite ou nos períodos em que não há luz natural.

Isso também impacta na quantidade de lâmpadas e a potência de cada uma. Se um ambiente recebe muita luz natural ao longo do dia e tem pouco uso durante a noite, então não será necessário ter muitas lâmpadas instaladas no local. Quando se trata de um cômodo pouco frequentado, é possível utilizar menos lâmpadas e intensidades menores, deixando as mais fortes para os locais mais importantes da casa.

home office com iluminação fria, o que ajuda a aumentar a concentração

Cada ambiente tem sua própria necessidade de iluminação e, através do cálculo de watts, é possível escolher as lâmpadas certas. Se você busca um quarto que transmita o relaxamento, não é necessário investir em muita potência ou intensidade, escolha modelos com uma iluminação mais suave. Já no caso do quarto que precisa de uma iluminação também para  tarefa que exige concentração, as alternativas com maior potência são as mais indicadas.

Hoje já existem modelos de lâmpadas que se adaptam às necessidades de cada ambiente, podendo ser instalados em qualquer cômodo. Falaremos melhor dessas opções mais adiante, mas primeiro, vamos entender como realizar o cálculo de watts para saber escolher a lâmpada ideal para cada ambiente.

Se você quer um ambiente de relaxamento e também de concentração reunido no mesmo dispositivo, segue a leitura para uma dica que pode fazer toda a diferença.

Como saber quantos watts é necessário para uma boa iluminação?

Agora que sabemos porque uma boa iluminação é essencial, vamos descobrir como calcular quantas lâmpadas e energia é necessário para alcançar isso.

Existem atualmente no mercado diversas opções de lâmpadas, sendo as fluorescentes, as halógenas e as de LED as mais comuns. Como as de LED são consideradas as mais modernas e as que possuem o melhor custo-benefício em watts, vamos focar nesta modalidade.

Podemos usar este cálculo simples para saber quantos watts é necessário para iluminar um quarto:

Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = quantidade de watts que uma lâmpada LED precisa ter de potência

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Invista em lâmpadas inteligentes

Uma dificuldade que as pessoas podem ter atualmente é conseguir reunir em um único quarto um conjunto de iluminação que seja ideal para diversas atividades que ela deseja realizar durante o dia.

Essa é uma tarefa complicada, porque a mesma lâmpada que é ideal para deixar o ambiente aconchegante, pode atrapalhar o desempenho em atividades que exigem mais concentração.

Vamos imaginar o seguinte cenário: uma pessoa deseja, sem sair do seu quarto, fazer o seu período de meditação, estudar para uma prova, fazer as atividades do seu trabalho e assistir um filme.

Como fazer isso contando com uma luminosidade certa para cada atividade? Uma alternativa seria adquirir lâmpadas inteligentes da Positivo Casa Inteligente.

Em uma única lâmpada é possível ter diversas entonações e intensidades de luz. Tudo isso pode ser controlado pelo aplicativo da Positivo Casa Inteligente, inclusive à distância, sem estar presente no espaço físico.

São diversos produtos, alguns oferecendo até 16 milhões de cores para escolher, desde uma potência mais suave até a mais forte. O ajuste de brilho da iluminação pode gerar também menor consumo de energia, trazendo assim um ótimo custo-benefício.

Conheça as opções de lâmpadas ofertadas pela Positivo Casa Inteligente e garanta as melhores iluminações para o seu quarto sem precisar gastar uma grande quantidade de watts.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente