Digite abaixo o que você procura

Iluminação: como calcular a luminosidade de um ambiente em lúmen e lux

1 de junho de 2022

Tags: ,

Você já pode ter ouvido falar que existe um tipo de lâmpada para cada cômodo da casa, o que de fato é verdade. Contudo, essas lâmpadas não são designadas pelo seu design ou pela cor da luz, muito menos pelos seus watts. Apesar de muita gente achar que a quantidade de kW é o que define a eficácia de uma lâmpada, na verdade é um pouco mais complexo que isso, pois existem duas unidades de medida por trás dos kW que são mais importantes: o lúmen e o lux.

Lúmen (Lm) representa o fluxo luminoso, ou seja, a intensidade do brilho da luz. Lux (Lx) é a quantidade de lúmens por m², então um está ligado ao outro. Apesar do número de lúmens ser informado na embalagem da lâmpada, essas não são informações que as pessoas costumam levar em consideração na hora de adquirir o produto, por isso muitas vezes o modelo escolhido acaba não dando conta do recado. Existe uma quantidade ideal de lúmens para suprir as necessidades de cada cômodo, como veremos melhor adiante.

A seguir, confira o passo a passo de como calcular os lúmens de uma lâmpada e qual a luminosidade ideal para cada ambiente da sua casa.

ambiente iluminado com lâmpadas inteligentes

Como fazer o cálculo?

Você já sabe a definição de lúmen e lux, mas agora precisa entender como cada uma dessas unidades interferem na lâmpada e, a partir disso, distinguir sua eficácia a partir da quantidade. Infelizmente, não existe uma fórmula universal para calcular as duas coisas, pois cada ambiente requer um número específico de lúmens de acordo com as normas já pré-estabelecidas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma regra específica para a iluminação de ambientes: a NBR5413.

Essa norma técnica visa regulamentar a média mínima de iluminação para diferentes espaços domésticos, a fim de garantir máximo conforto em cada um deles. O cálculo varia de acordo com algumas características específicas, como a metragem do cômodo, por exemplo, então a quantidade ideal de lúmens é definida a partir disso, sempre seguindo a tabela da ABNT. Confira:

Cômodo: sala de estar

Lux: 100-150-200 (geral); 300-500-750 (direcionado)

Cômodo: cozinha

Lux: 100-150-200 (geral); 200-300-500 (direcionado)

Cômodo: quarto

Lux: 100-150-200 (geral); 200-300-500 (direcionado)

Cômodo: hall (pode incluir garagem, escadas, dispensa etc.)

Lux: 75-100-150 (geral); 200-300-500 (direcionado)

Cômodo: banheiro

Lux: 100-150-200 (geral); 200-300-500 (direcionado)

Essa tabela pode parecer um tanto confusa, então vamos entender na prática. Perceba que ela sempre apresenta conjuntos de três números, sendo o primeiro o mínimo de lux necessários, o segundo a média e o terceiro o máximo recomendado. A quantidade geral seria para as lâmpadas utilizadas para iluminar o cômodo como um todo, enquanto o direcionado são aquelas posicionadas estrategicamente em algum móvel ou outro elemento do ambiente.

Usemos como exemplo a sala de estar. Para iluminação geral, a média necessária são 150 lux; sabemos que os lux são a quantidade de lúmens por m², então usaremos a seguinte fórmula para descobrir o número ideal de lm: lx = lm/m². Supondo que sua sala de estar tenha 10m², a conta ficaria dessa forma:

150lx = lm/10m²

Agora, é só aplicar a famosa regra de três (multiplicando em cruz) para terminar a conta:

150×10 = lm

Lm = 1500

Serão necessários 1500 lúmens para iluminar uma sala de estar de 10m² da melhor forma possível. Para a iluminação direcionada, o cálculo é o mesmo, então como a média especificada na tabela fica em 500lx, serão necessários 5000lm e assim por diante. Basta alterar os dados pelas medidas da sua casa e dessa forma descobrir quanto será necessário para iluminar tudo do jeito certo.

homem ajustando luminosidade de spots inteligentes

Onde usar lâmpadas inteligentes?

Para quem tem ou ainda pretende adquirir as lâmpadas smart LED da Positivo Casa Inteligente, pode ficar na dúvida de quais ambientes se adequam melhor dentro das capacidades do nosso produto. O fluxo luminoso das nossas lâmpadas é de 806lm, ou seja, por unidade, é um número relativamente baixo para os valores descritos na tabela, mas em conjunto produz resultados altamente satisfatórios. São modelos altamente versáteis que podem ser usados em qualquer ambiente!

Um dos diferenciais das lâmpadas inteligentes é que, através do app Positivo Casa Inteligente, você consegue alterar sua intensidade como bem entender, então é possível diminuir o brilho e deixá-la mais suave ou mais forte, dependendo do que o cômodo necessita. Você ainda pode seguir todos os requisitos impostos na tabela com um único tipo de lâmpada, então essa versatilidade faz toda a diferença. Mas lembre-se que, para alcançar os valores recomendados, será necessário equipar mais de uma unidade.

Além disso, as lâmpadas smart LED também contam com 16 milhões de cores diferentes, podem ser controladas remotamente, programadas para funcionar de forma automática em horários pré-determinados e ainda são super fáceis de instalar. Essa é a grande vantagem de escolher os produtos da Positivo Casa Inteligente, que só trabalha com o melhor!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente