Digite abaixo o que você procura

O que é e como funciona a dimerização de lâmpadas

Ao pesquisar por lâmpadas para a sua casa, você já deve ter se deparado com o termo “dimerizável”. Esse recurso está disponível em vários tipos de iluminação, sendo muito útil para controlar a intensidade da luz nos ambientes. Mas afinal, como isso funciona e quais os equipamentos compatíveis?

A seguir explicaremos o que é a dimerização, como ela funciona e quais tipos de lâmpadas podem ser dimerizadas, para que você não fique com dúvidas na hora de comprar, seja escolhendo produtos do tipo LED ou incandescentes. 

O que é a dimerização (Dimmer)? 

A dimerização nada mais é do que controlar a intensidade da iluminação emitida por uma fonte de luz. Para isso, utiliza-se uma peça chamada Dimmer. Ela atua como um potenciômetro (resistor variável), regulando a tensão que chega até a lâmpada. 

Quanto maior for a tensão, maior será o brilho da luz produzida pela lâmpada. Do mesmo modo, ao configurar o dimmer no sentido oposto, o potenciômetro aumenta a sua resistência interna, deixando passar menos tensão para a lâmpada, o que resulta em uma iluminação cada vez mais suave. 

Há diversos tipos de Dimmer comercializados atualmente. Alguns dos mais comuns são instalados na parede e atuam por meio de um botão rotacionável. Há também dimmers eletrônicos, capazes de regular automaticamente a intensidade da luz por detecção de presença, horário ou rotinas pré-programadas.  

Quais tipos de lâmpadas podem ser dimerizadas?

Atualmente existem três tipos principais de lâmpadas comercializadas, que são as incandescentes, as fluorescentes e as de LED. As lâmpadas do tipo incandescentes utilizam a tecnologia mais antiga de iluminação, convertendo cerca de 90% da energia em calor, enquanto outros 10% são aproveitados para a iluminação. Apesar do desperdício, todas as lâmpadas desse tipo são dimerizáveis. 

Há modelos especiais de lâmpadas fluorescentes que podem ser dimerizadas. Contudo, muitos produtos desse tipo utilizam mercúrio na composição, sendo perigosos se entrarem em contato com o nosso organismo. 

O que é e como funciona a dimerização de lâmpadas

Já as lâmpadas de LED utilizam a tecnologia mais moderna disponível atualmente, produzindo luz com uma quantidade significativamente menor de energia. Contudo, quando falamos da dimerização, nem todos os modelos de LED são compatíveis.

Caso instale uma lâmpada de LED incompatível em um dimmer, você perceberá diversos problemas, tais como luz piscando e chiados saindo do bulbo. Apesar de não estragar a lâmpada de imediato, essa incompatibilidade pode reduzir a vida útil do produto. Para evitar isso, que tal aprender como identificar as lâmpadas compatíveis?

Como comprar lâmpadas de LEDs dimerizáveis

Sabendo desse detalhe, basta você observar bem a descrição do fabricante na hora de comprar uma lâmpada de LED. Os modelos compatíveis com dimmers trazem essa informação impressa na caixa e no próprio produto. Alguns dos termos que indicam a compatibilidade com a dimerização são:

  • Dimerizável
  • Dimmable
  • Dim (DIM)

Por que usar lâmpadas dimerizáveis

A qualidade da iluminação tem um impacto profundo sobre o nosso corpo. Ambientes mais claros favorecem a concentração e a produtividade, sendo bastante indicados para trabalhar e estudar. 

Já para os espaços de lazer (como salas de estar, de jantar e quartos), luzes mais fracas são melhores, por proporcionar o relaxamento do nosso corpo, além de interferir menos na qualidade do sono. 

Considerando que muita gente migrou para o regime de trabalho remoto recentemente, os cômodos da casa precisam ser mais flexíveis, se adaptando às diferentes rotinas, atividades e momentos vivenciados. É aí que se destaca a função dos dimmers, permitindo ajustar a iluminação a cada situação. 

Além da função cotidiana, as lâmpadas dimerizáveis também são muito utilizadas na decoração dos ambientes. A intensidade e o ângulo da luz podem ser trabalhados de modo a destacar peças, texturas e demais elementos presentes no espaço. 

Resumindo, a dimerização traz inúmeras vantagens para a sua casa, tais como:

  • Permite adequar a iluminação ambiente a diferentes tarefas e horários do dia
  • Gera economia de energia
  • Promove o conforto visual e o bem estar
  • Tende a aumentar a vida útil de equipamentos compatíveis, principalmente de LED
  • Facilita a adequação do projeto luminotécnico a certificações como LEED, AQUA e PROCEL
  • Possibilita a automatização da iluminação, quando combinada a dispositivos inteligentes

Lâmpadas inteligentes: mais praticidade para o seu dia a dia

Você já ouviu falar das lâmpadas inteligentes? Elas vêm equipadas com recursos que permitem controlar todos os aspectos da iluminação ambiente, desde a temperatura de cor até a intensidade da luz. 

Nesses modelos, a função de dimerização está embutida na própria lâmpada, não sendo necessária qualquer modificação na rede elétrica. 

A instalação é muito simples: coloque a lâmpada no bocal, depois baixe o app no seu smartphone. Após emparelhar os dispositivos, você terá controle total da iluminação, diretamente da tela do celular. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente