Digite abaixo o que você procura

LED para o quarto: como instalar a Smart Fita LED Wi-Fi na sua residência

16 de maio de 2022

De uns tempos para cá, as fitas LED ganharam o coração das pessoas com suas múltiplas funções e alta versatilidade. Elas não só iluminam perfeitamente o ambiente como também são excelentes em termos de decoração, além de super práticas para instalar. Com apenas alguns metros, já é possível colocá-las em diversos pontos da casa para complementar sua decoração, pois elas se adaptam muito bem a qualquer tipo de cômodo.

Se você ainda não sabe do que se trata, nós explicamos: essa é uma fita que possui uma placa eletrônica flexível, carregando ao longo de toda sua metragem vários pontos de LED interligados. Elas funcionam como uma fita dupla-face, onde você só precisa remover o protetor da parte adesiva e colar onde desejar; depois, é necessário ligar na tomada para que elas tenham uma fonte de energia e pronto. Na prática, é parecido com os famosos pisca-piscas que as pessoas usam em árvores de Natal, mas com muito mais possibilidades de uso.

A seguir, entenda melhor quais são as principais vantagens de se investir neste produto e qual o passo a passo para instalá-las.

Por que investir em uma smart fita LED?

Você já sabe o básico sobre as fitas LED, mas saiba que existem modelos que dispõem de ainda mais recursos. As chamadas smart fita LED Wi-Fi são uma variação mais avançada que a Positivo Casa Inteligente oferece no seu catálogo de produtos; por ser smart, essa alternativa pode se conectar à internet e ser controlada diretamente por outro dispositivo inteligente, que no caso seria o seu smartphone através do nosso app.

fita LED da Positivo Casa Inteligente

Com um simples toque no celular, você consegue alterar a cor da luz da fita (dentre 16 milhões de variações), mudar a intensidade da iluminação e até mesmo criar uma rotina para seu dispositivo, permitindo que ele funcione automaticamente em horários pré-determinados. Quem tem familiaridade com a Alexa da Amazon ou o Google Assistente do Android ainda pode explorar esses recursos via comandos de voz, através de algumas palavras específicas. As tecnologias inteligentes tornaram as fitas LED ainda melhores e mais práticas de se usar.

Além disso, as fitas LED também são uma opção ecológica, já que duram em média 5 anos e podem chegar a até 10 anos de duração, dependendo da frequência de uso. Não parando por aí, as lâmpadas LED também são a alternativa mais econômica e sustentável do mercado, pois consomem bem menos energia que as demais. Sua fabricação também é favorável ao meio ambiente, pois não são utilizados chumbo nem mercúrio em sua produção, então é um material que pode ser reutilizado.

Para quem deseja diminuir um pouco a conta de luz no fim do mês, elas também são altamente recomendáveis. Como já explicado, o LED é uma variação mais econômica, então você pode usufruir de uma iluminação com milhões de cores diferentes e alta intensidade sem precisar gastar demais. O que não faltam são vantagens para quem investe em uma smart fita LED Wi-Fi.

Como fazer a instalação?

Nosso kit acompanha três itens principais: uma smart fita LED com 3 metros de comprimento, uma fonte para ligar na energia e um controlador que deve ser ligado à ponta inicial da fita, dessa forma permitindo que ele se conecte ao Wi-Fi da casa. A aplicação é totalmente descomplicada e não precisa ser feita nenhuma adaptação na casa, assim como também dispensa mão de obra especializada. O próprio morador pode instalar tudo sem problemas.

instalação de fita LED

Primeiramente, é preciso escolher um bom local para colar sua fita. Por ser um item que ilumina e decora, elas podem ser aplicadas tanto nas paredes quanto nos móveis; quando aplicada na parte de trás da mobília, costuma gerar um efeito bem bonito e discreto. Dificilmente serão utilizados os três metros continuamente, então caso seja necessário, é possível cortar apenas o comprimento desejado e reutilizar o resto em outro lugar. As fitas já possuem marcações que indicam onde ela pode ser cortada, já para evitar que sejam danificadas por acidente.

armário decorado com fita LED

É importante certificar que a ponta inicial esteja próxima a uma tomada, pois nela será necessário ligar o controlador e a fonte, que é o item responsável por fornecer a energia. Caso o restante da fita precise ser utilizada em outros cômodos, será necessário adquirir mais desses componentes separadamente, para que ela possa ser ligada à energia na área em questão.

A única parte mais complexa pode ser interligar duas partes separadas, para que uma transmita energia para a outra. Nem sempre isso é necessário, mas caso seja de preferência da pessoa, será necessário comprar alguns componentes que fazem essa ligação entre os dois lados ou soldar uma parte na outra. Nesse caso, é mais recomendado buscar ajuda de um profissional especializado em eletrônica, pois é um procedimento que exige mais cuidado. Nos demais casos, é tranquilo e não envolve nada além de colar a fita, ligá-la na tomada, conectar ao Wi-Fi e começar a usar.

Não deixe de conferir as smart fitas LED Wi-Fi e os outros produtos da Positivo Casa Inteligente! Acesse nosso site e saiba mais. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente