Digite abaixo o que você procura

3 dicas para ter um home office mais inteligente

15 de abril de 2021

A pandemia do covid-19 trouxe muitas mudanças bruscas em nossas vidas, algumas delas passageiras, mas outras que definitivamente chegaram para ficar. O regime home office de trabalho foi uma dessas novidades que ganharam mais espaço, já que o isolamento social forçou empresas e escritórios a fecharem as portas para evitar a transmissão do vírus. Com isso, o único jeito de manter as operações em dia foi de forma remota, com todos desempenhando suas funções diretamente de suas casas.

Ao mesmo tempo que tem suas vantagens, o home office também pode ser um regime bem desafiador. Quando trabalhamos presencialmente em um escritório, contamos com todos os equipamentos e a estrutura necessária para passar horas da forma mais cômoda possível. Já em casa, muitas vezes é necessário improvisar um local de trabalho que não conta com o mesmo conforto do escritório e que não só piora as condições do ofício, mas também prejudica nosso rendimento.

Visando melhorar seu desempenho e até mesmo facilitar seu trabalho, as casas inteligentes são uma excelente forma de melhorar todos esses aspectos. Com uma boa conexão com a internet e os dispositivos certos, é possível fazer bom uso da tecnologia para auxiliar em suas funções e ainda automatizar sua casa. Confira algumas dicas de como automatizar o home office a seguir.

O que é casa inteligente?

Primeiramente, vamos entender melhor qual é o conceito de uma casa inteligente. As chamadas tecnologias smart já vêm ganhando o mercado há algum tempo, consistindo em um tipo de dispositivo que, quando conectado à internet, pode desempenhar diversas funções simples de forma quase automática. Isso pode ser feito tanto por comandos pré-ordenados como remotamente.

No caso de uma smart home, trata-se de uma casa integrada com vários dispositivos inteligentes como lâmpadas, fechaduras, câmeras de segurança e outros que possam receber comandos através de uma conexão Wi-Fi. Essas tecnologias podem ser integradas entre si e criar uma grande rede de conectividade e automatização que vai além de ligar as luzes ou abrir portas, mas que também se comunica com os eletrônicos que usamos diariamente no trabalho.

Integre dispositivos

Agora vem a grande questão: como essas tecnologias smart podem ajudar no seu home office? Primeiramente, elas oferecem uma forma mais prática e cômoda de controlar os eletrônicos que utilizamos em nosso ofício. Um exemplo: se você precisar ligar o computador, basta dar um comando do seu smartphone ou controle remoto universal de qualquer lugar da casa. Caso vá fazer uma reunião por vídeo chamada e deseje transmitir a imagem para a televisão, a facilidade também é a mesma.

Faça bom uso dos seus assistentes virtuais

Hoje em dia também contamos com o auxílio dos assistentes virtuais, inteligências artificiais programadas para atender comandos por voz e tornar nossa experiência com a tecnologia um tanto mais amigável. Cada sistema operacional conta com seu próprio assistente, sendo o Google Assistente em dispositivos Android, a Alexa da Amazon e a Siri da Apple os mais populares. Contudo, todos desempenham a mesma função: realizar tarefas básicas dentro do próprio dispositivo através de comandos simples e intuitivos.

A vantagem de contar com esses assistentes é que eles também podem ser integrados às tecnologias smarts embutidas na casa, dessa forma permitindo usufruir de seus recursos por comando de voz. No home office, isso pode fazer toda a diferença! Um exemplo: quem trabalha realizando muitas pesquisas pode apenas ditar o que quer buscar na internet de forma rápida e prática, agilizando consideravelmente o processo. São essas pequenas coisas que tornam a rotina de trabalho bem menos árdua.

Automatize seu escritório

As casas inteligentes não se limitam somente a oferecer integração com todos os principais equipamentos eletrônicos ali presentes, mas também garantem todo um dinamismo para aquele ambiente. No começo deste artigo, enfatizamos a importância de trabalhar em um lugar que seja preparado para garantir o conforto dos funcionários e com a nossa casa não pode ser diferente. Um home office inteligente também foca na automatização de outros fatores ao nosso redor.

Um exemplo: você está no meio de uma reunião de trabalho ou não quer perder o foco da atividade que está fazendo no momento, mas ao mesmo tempo deseja ligar o ar condicionado, acender uma luz ou coisa parecida. Ao invés de interromper seus afazeres para levantar e fazer tudo isso, basta um simples comando do seu celular ou por voz, caso tenha algum assistente virtual, para resolver o problema.

Todos esses recursos oferecem mais que praticidade, pois também colaboram com nossa produtividade. Um dos maiores desafios que muitos vêm enfrentando em regime home office é manter o foco dentro de casa, o que nem sempre é tarefa fácil, já que também é o nosso ambiente de descanso. Essas ferramentas certamente são grandes aliadas nesse aspecto, pois evitam interrupções e distrações recorrentes.

Essas são apenas algumas das vantagens de se investir em um home office mais inteligente e automatizado. Tudo indica que, mesmo com o fim da pandemia, o regime de trabalho remoto seguirá sendo algo recorrente ou até mesmo definitivo para muitos, então sem dúvidas essas dicas continuarão sendo úteis no futuro.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente