Digite abaixo o que você procura

Qual a diferença entre Ethernet Fast e Gigabit?

5 de março de 2021

Você sabia que o roteador pode limitar a velocidade da sua internet, mesmo utilizando cabos? Atualmente há duas tecnologias principais de conexão cabeada disponíveis no mercado, que são o Ethernet Fast e o Ethernet Gigabit. Elas comportam diferentes capacidades de transmissão de dados, algo que pode impedi-lo de atingir toda a velocidade de download e upload do plano de internet contratado. 

Neste artigo explicaremos quais são as diferenças entre os padrões de comunicação Fast e Gigabit Ethernet. Abordaremos as principais vantagens e desvantagens de cada tecnologia e explicaremos qual delas você deve escolher para a sua rede residencial. 

O que é o padrão Ethernet?

A tecnologia Ethernet é utilizada para conectar diferentes dispositivos a uma rede local ou à internet. Os cabos ethernet são popularmente conhecidos como cabos de rede, sendo comercializados em diferentes especificações, materiais e cores. Esse tipo de conexão está disponível em uma série de aparelhos eletrônicos, incluindo:

  • Computadores (Desktop)
  • Notebooks
  • TVs e Smart TVs
  • Roteadores 
  • Videogames como PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox (One, Series S e Series X)

A conexão por cabos ethernet ainda é muito popular por diversos motivos, incluindo a segurança e estabilidade da conexão, o baixo custo de implementação e a alta compatibilidade com equipamentos de diferentes gerações. Outra vantagem é a mínima latência na comunicação, algo especialmente útil para quem gosta de jogar online. 

Qual a diferença entre Ethernet Fast e Gigabit?

A conexão cabeada é feita por meio das portas ethernet, que podem utilizar diferentes tecnologias de transmissão de dados, a exemplo dos padrões Fast Ethernet e Gigabit Ethernet, que explicaremos a seguir. 

O que é Fast Ethernet?

O padrão Fast Ethernet é o mais difundido atualmente. Também chamado de 10/100, esse tipo de conexão está presente na maior parte dos roteadores e eletrônicos e permite a troca de dados com velocidade nominal de até 100 Mbps (Megabits por segundo). 

Apesar da sua popularidade, o padrão Fast está ficando ultrapassado, já que a oferta de planos de internet com velocidades superiores à de 100 Mega está crescendo rapidamente no Brasil. 

Uma vantagem dele é o custo mais baixo, geralmente associado a equipamentos de entrada ou àqueles que não necessitam de uma largura de banda tão grande para executarem suas funções.  

Gigabit Ethernet: mais velocidade para sua conexão

As conexões do padrão Gigabit Ethernet trazem muito mais velocidade para a transferência de dados. Também conhecidas como 10/100/1000, essas portas dão suporte a velocidades de até 1 Gbps (ou 1.000 Mbps). 

O padrão Ethernet Gigabit está presente nos dispositivos com a tecnologia mais recente, trazendo mais agilidade para as transferências de arquivos e para aplicações como streaming de vídeos com alta qualidade (a exemplo de programas de TV, séries e filmes gravados e transmitidos em resolução 4K). 

Qual a diferença entre Gigabit Ethernet e Fast Ethernet?

Como vimos, a diferença entre Fast Ethernet e Gigabit Ethernet está basicamente na velocidade da transmissão de dados que elas comportam, sendo que o padrão Fast vai até 100 Mbps, enquanto o Gigabit permite velocidades de até 1 Gbps, sendo aproximadamente 10 vezes mais rápido. 

As conexões do tipo Fast Ethernet utilizam o padrão IEEE 802.3u, podendo operar com os cabos do tipo Cat 5 ou Cat 5e. Já as conexões do tipo Ethernet Gigabit exigem cabos do tipo Cat 5e ou Cat 6 para operar em velocidade total. 

Ethernet Fast ou Gigabit: escolha a melhor opção

Se você pretende contratar um plano de internet de 100 Mbps (100 Mega) ou mais, é imprescindível a aquisição de um roteador que opere com a tecnologia Ethernet Gigabit. Caso contrário, toda a velocidade adicional será limitada pela tecnologia do seu equipamento. 

As conexões do tipo Ethernet Gigabit, embora ligeiramente mais caras, são as mais indicadas para os usuários que visam o máximo desempenho de conexão e que fazem uso pesado dos recursos de rede e da internet, além de permitirem um futuro upgrade sem a necessidade de novas trocas de equipamentos. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente