Digite abaixo o que você procura

Nobreak ou estabilizador: eu preciso de um na minha casa conectada?

11 de outubro de 2021

Quase todo mundo já passou pela inoportuna experiência de ficar sem energia elétrica. Apesar de apagões terem se tornado menos comuns nos últimos anos, algumas regiões do país ainda sofrem com quedas repentinas de luz, por diversos motivos. Para se precaver desses incidentes, muitas pessoas e empresas acabam recorrendo ao uso de um nobreak ou estabilizador.

Quedas de luz podem ser muito mais do que tediosas, limitando as atividades que podem ser feitas. Elas podem causar a perda de dados ou tarefas não salvas em dispositivos como o computador, além de gerar mau funcionamento ou queima de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Nossa vida depende cada vez mais da energia elétrica, e com cada vez mais produtos inteligentes sendo lançados no mercado, muitos se perguntam se vale a pena investir nesses aparelhos na hora de automatizar a sua residência.

Neste artigo, vamos mostrar as diferenças de um nobreak e um estabilizador e informar se é realmente necessário contar com um desses aparelhos em uma smart home.

Nobreak x estabilizador: entenda a diferença

Muitas pessoas acabam cometendo o erro de pensar que um nobreak e um estabilizador são capazes de realizar as mesmas funções, o que não é verdade.

O estabilizador é usado para proteger a tensão elétrica dos equipamentos conectados a ele, mantendo-a entre 110v e 220v. Dessa forma, ele é capaz de garantir que esses aparelhos não queimem durante uma queda repentina de energia.  

O nobreak, por outro lado, além de ter esse recurso, também possui um protetor eletrônico e uma bateria. Com isso, ele consegue manter os equipamentos conectados a ele ligados por um período de tempo, mesmo que o local esteja sem luz, recurso não disponível em estabilizadores.

Vale lembrar que o tempo de duração do nobreak como fonte de energia varia conforme a potência da sua bateria, geralmente indo de 15 minutos a até algumas horas, dependendo do modelo do aparelho.

Qual opção é melhor?

Por oferecer a possibilidade de que os aparelhos conectados a ele continuem ligados durante uma queda de energia, o nobreak acaba se tornando mais útil do que um estabilizador. No entanto, é preciso ressaltar que seu preço geralmente é mais elevado no mercado.

Por isso, cada pessoa precisa ponderar qual a melhor escolha, seja para os seus objetivos, ou para os dispositivos eletrônicos que estarão conectados a esses aparelhos. Para indivíduos que trabalham em home office, contar com um bom nobreak é ótimo pois evita que um apagão faça você perder uma reunião importante ou então alterações em softwares ou planilhas utilizadas no expediente.

Já um estabilizador pode ser uma boa opção para outros aparelhos eletrodomésticos, como uma smart TV por exemplo. Apesar dela não ficar ligada quando sua casa estiver sem luz, você garante que ela não irá queimar durante a queda de energia investindo um valor menor para isso.

Aparelhos são necessários em uma casa conectada?

Novamente, a resposta para esta pergunta é muito pessoal e cada indivíduo deve ponderar se vale a pena investir na compra de nobreaks e estabilizadores. Primeiramente, é preciso analisar se quedas de luz são algo que acontece com frequência no local em que você mora. Se a resposta for sim, então comece a considerar a aquisição desses aparelhos.

Mesmo se a resposta for não, contar com um nobreak ou estabilizador pode te livrar de alguns problemas. Vamos conhecer as principais vantagens.

Protege seus aparelhos inteligentes

Existe atualmente uma vasta gama de produtos inteligentes disponíveis no mercado, indo desde lâmpadas até cafeteiras, smart TVs, câmeras e eletrodomésticos. Nesse sentido, a Positivo Casa Inteligente oferece diversas opções de alta qualidade e ótimo custo-benefício.

Um simples apagão pode colocar em risco todos esses aparelhos, fazendo com que eles sejam prejudicados ou até mesmo estragados. Por isso, investir em nobreaks e estabilizadores garante que você não tenha que arcar com um grande prejuízo lá na frente.   

Aumenta a segurança do seu lar

Caso você tenha um sistema de segurança, contendo câmeras, sensores, travas elétricas e vídeo porteiros, tudo isso pode estar em risco ou ser inutilizado com uma queda de energia. Dessa forma, sua casa estará desprotegida durante um apagão.

Por outro lado, um nobreak garante que a segurança inteligente da sua casa continue operando mesmo com a falta de luz. As câmeras da Casa Inteligente são ótimas nesses cenários pois possuem visão noturna, garantindo que você não perca as imagens enquanto estiver no escuro.

Maior conveniência na sua rotina

Como destacado anteriormente, um nobreak pode garantir que você tenha tempo de salvar os seus dados durante um apagão. No entanto, as suas vantagens não acabam por aí. Muitos indivíduos moram em locais que possuem portões elétricos, não sendo possível entrar ou sair de carro quando o local está sem luz.

Instalar um bom nobreak no seu portão elétrico evita que você não consiga entrar em casa e oferece a opção de você dar uma volta de carro enquanto a luz não volta.

Gostou desse artigo? Então não deixe de dar uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog. Temos diversas dicas e informações que podem te ajudar a ter uma vida muito mais prática, segura e confortável. E conte com a Positivo Casa Inteligente para deixar a sua casa muito mais conectada!  

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente