Digite abaixo o que você procura

O que é a cromoterapia e como as soluções da Positivo Casa Inteligente podem te ajudar?

Tranquilidade, energia, cura: Tudo isso e muito mais pode ser atingido através desta técnica de terapia complementar. Venha descobrir!

Cromoterapia. Para alguns o nome já é um velho conhecido, enquanto para outros soa como algo um tanto diferente e complicado. Confessamos que a gente também fazia parte do segundo grupo até pouco tempo atrás. Mas vem com a gente que vamos explicar um pouco do que descobrimos: além de ser muito simples de ser posta em prática, esta técnica de terapia complementar é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976 e, de acordo com seus praticantes, pode trazer benefícios diversos que vão desde o alívio de dores até a diminuição de espinhas.

Segundo estudiosos da Medicina Ayurvédica, a medicina tradicional indiana que acumula mais de 7.000 anos de conhecimento e estudo, o corpo humano tem 7 chakras. Para eles, os chakras são os centros energéticos dos seres humanos e estes pontos estão espalhados pela espinha vertebral. Cada chakra é associado a uma cor do espectro da luz e a uma função, órgão e sistema do corpo. Assim, a exposição à luz de cada uma dessas cores vai afetar esses chakras e, consequentemente, o corpo.

MAS AFINAL, O QUE OS CHAKRAS CONTROLAM?

Os chackras são, de acordo com as religiões orientais como o hinduísmo e o budismo, centros de energia que regem as nossas emoções e o nosso equilíbrio físico, intelectual e espiritual. Cada chakra portanto rege um “departamento”, e se associa a uma cor que intensifica o seu poder para restabelecer o equilíbrio deste “departamento” ao qual é responsável. Vem com a gente que explicamos melhor:

CHAKRA BÁSICO – VERMELHO

Esse é o chakra que fica na base da coluna, na altura do cóccix. Ativado pela cor vermelha e pelo elemento Terra, ele é o chakra que vai ser responsável por funções vitais de segurança e sobrevivência, como por exemplo alimentação e abrigo. Quando este chakra está desequilibrado, é comum que haja uma sensação de insegurança e desânimo.

Para tratar destes problemas e restabelecer o equilíbrio, se exponha à uma luz de cor vermelha, que vai aumentar sua vitalidade e adrenalina. Além disso, esta luz vermelha pode melhorar o funcionamento do seu coração e ativar a sua circulação sanguínea.

CHAKRA SACRO – LARANJA

Localizado logo acima do chakra básico, o chakra sacro vai cuidar do seu “eu” e como você se expressa através das suas ideias e do seu corpo. Se por acaso você anda se sentindo impotente ou muito confuso, pode ser um sinal de que este chakra não está em equilíbrio.

Mas resolver isso é fácil! Coloque uma luz laranja no ambiente e deixe agir, meditando e se conectando consigo mesmo. A luz dessa cor vai ajudar você a ativar o seu intelecto e, por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, que também é uma cor estimulante, pode agir como auxílio no tratamento da depressão.

CHAKRA PLEXO SOLAR – AMARELO

É este chakra que vai cuidar do seu humor e inteligência! Ele tem como funções principais reger o poder e a vontade, além de ser responsável pelo seu sistema digestivo de maneira geral. É o chakra que comanda o que você deve ou não engolir, seja literalmente, quando se trata de comida ou metaforicamente, quando se trata das atitudes que você não consegue tolerar.

Para estimular e equilibrar esse chakra, a luz amarela vai dar aquele gás no seu humor e estimular o seu sistema nervoso central, te deixando mais atento e desperto. É uma boa luz inclusive para usar na hora dos estudos.

CHAKRA CARDÍACO – VERDE

Com esse nome você já sabe, né? Este é o chakra que representa o centro das emoções e a sabedoria nas relações. Na cromoterapia, a exposição à luz verde busca o relaxamento, redução do estresse e o estímulo ao sistema imunológico.

Responsável pelo bom funcionamento dos seus pulmões, coração, braços, mãos e sistema imunológico, o chakra cardíaco é ainda o mais suscetível de todos a ser estimulado pelas relações com as pessoas ao seu redor, já que elas podem influenciar diretamente em seu estado psicológico, mental, emocional e espiritual.

CHAKRA LARÍNGEO – AZUL

Este é o chakra responsável pela comunicação e expressão verbal de cada um. É super fácil perceber quando este chakra está em desequilíbrio, porque a pessoa afetada irá para um dos extremos: falar demais porém de maneira descontrolada e desconexa, dizendo bobagens para esconder o que realmente pensa e sente ou, partindo para o outro lado, vai apenas ficar constantemente em silêncio, inclusive no momento de “engolir sapos”

Fisicamente falando, o chakra laríngeo rege o pescoço e os ombros, regulando também o metabolismo do corpo já que cuida da glândula tireóide. E justamente por conta disto, a luz azul, usada para restaurar seu pleno funcionamento, vai trazer uma sensação de tranquilidade e tratar de problemas de insônia e estresse, melhorando a qualidade do sono de quem é exposto a ela.

CHAKRA FRONTAL – ÍNDIGO

É aqui, entre as suas sobrancelhas e bem acima do nariz, que este chakra atua sendo o centro da mente e intuição. O chakra frontal é a porta de entrada do discernimento, da imaginação e da percepção. É responsável fisicamente pelos olhos, memória e também pela distribuição da endorfina no corpo, o chamado “hormônio da felicidade”, que ativa o centro de prazer do cérebro.

Quando está em desequilíbrio, a pessoa afetada pode apresentar dificuldade para se concentrar, medo, e um certo acúmulo de pensamentos. E por isso se expor à luz índigo para alimentar esse chakra vai aguçar sua intuição, harmonizar as energias do seu corpo em um geral e ainda purificar o ambiente.

CHAKRA CORONÁRIO – LILÁS

No topo da cabeça como uma coroa está o chakra coronário, responsável pela nossa espiritualidade, esperança e solidariedade. Ele rege o cérebro como um todo, e tem a função dentro da medicina ayurvédica de aprimorar as pessoas como seres humanos.

A exposição à luz violeta, na cromoterapia, vai auxiliar quem está emocionalmente instável ou descrente. E assim como a luz índigo, ela também vai purificar o ambiente, varrendo energias pesadas e negativas.

CROMOTERAPIA EM CASA

E qual seria o melhor lugar para meditar, se conectar consigo mesmo e praticar a cromoterapia senão a própria casa? Encontrar um cantinho sossegado como um sofá posicionado estrategicamente ao lado de uma boa luminária, deitar na sua cama ou ainda no momento de um bom banho. A hora certa pra tirar o seu momento de cromoterapia é você que define.

Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente
Qualquer cômodo que tiver uma Smart Lâmpada Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente pode se tornar seu spa de cromoterapia em casa. Com o controle das mais de 16 milhões de cores diretamente pelo app, você pode cuidar de você mesmo a qualquer momento.

Segundo os estudiosos, alguns minutos por dia de exposição às luzes coloridas, de 15 minutos a uma hora completa, geralmente são suficientes para mostrar seus efeitos já nos primeiros dias. Sendo que algumas pessoas serão mais susceptíveis que outras, os benefícios podem ser sentidos por praticamente todo mundo.

SEM “TROCA-TROCA” DE LÂMPADAS

Com uma lâmpada inteligente controlada diretamente pelo seu smartphone, você não precisa se desdobrar e trocar a lâmpada daquele cantinho da casa apenas para a prática da cromoterapia, e ainda ter que “destrocar” depois. Aliando o aplicativo Positivo Casa Inteligente com as Smart Lâmpadas Wi-Fi e Smart Lâmpadas Spot Wi-Fi da sua casa você não apenas faz a sua sessão de cromoterapia particular, como deixa cada cômodo da casa exposto a luz de uma cor diferente para equilibrar as energias daquele ambiente.

E você, está esperando o quê para experimentar esse cuidado consigo mesmo? Tirar um tempo pra si, com praticidade e tecnologia: Com a Positivo Casa Inteligente você pode!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"