Digite abaixo o que você procura

Cores na arquitetura: descubra qual cor utilizar em cada ambiente

18 de março de 2021

Tags: ,

Com as pessoas passando mais tempo em casa nos últimos dois anos, o design de interiores tem ganhado mais destaque e importância para quem preza pelo estilo e conforto visual. As cores na arquitetura sempre foram relevantes para construir um espaço aconchegante e acolhedor e agora, mais do que nunca é hora de avaliar como estão as cores dos seus cômodos. 

Embora esteja muito relacionada ao conceito de decoração, a escolha da cor é mais do que isso: diferentes tonalidades são capazes de transmitir sensações e aguçar diversos sentidos. Por isso, é indispensável que a tonalidade para cada cômodo seja escolhida com sabedoria e estratégia.

Seja em casa ou no escritório, o importante mesmo é deixar tudo do seu jeito e com a sua cara! Preparamos um conteúdo bem bacana com algumas dicas para você se inspirar na hora de escolher as cores do seu cantinho.

Quarto: lugar de descanso e relaxamento

Depois de um dia cheio de tarefas, nada como deitar e relaxar na sua cama depois de um banho revigorante. O quarto é um local que deve transmitir tranquilidade, calma e serenidade. 

Cores mais neutras como cinza e off-white caem muito bem para quem curte uma decoração mais neutra. No entanto, o azul também se mostra como uma excelente alternativa, já que traz conforto visual e indica o momento de descanso. Por estar interligado a atividades como meditação e yoga, essa cor pode ser facilmente utilizada para compor o seu espaço de home office.

Sala: espaço de convivência e socialização

A sala de estar é onde recebemos nossas visitas para um café no fim da tarde ou onde ficamos para descontrair e espairecer. Seja assistindo um filme, lendo ou jogando, a sala é geralmente, um lugar de convivência. Tons de laranja, amarelo e vermelho trazem um aspecto inovador, comunicativo e criativo.

Afinal, a sala de estar é um dos cômodos que vai impactar quem vem de fora, ou seja, é o primeiro local que sua visita terá contato ao adentrar sua residência.

As tonalidades mais quentes podem estar tanto nas paredes quanto nos objetos de decoração: almofadas, sofás, poltronas, puffes, quadros e até mesas de centro.

Cozinha: cores neutras combinam com tudo

Por ter vários pisos e revestimentos, as cores mais neutras como branco, cinza, bege e marrom são mais indicadas para compor a cozinha. Mas se você é daquelas pessoas que não abrem mão de um destaque a mais no espaço, vale apostar em composições como o vermelho, amarelo e laranja. Uma curiosidade: cores quentes podem intensificar o paladar e deixar a experiência das refeições ainda mais prazerosa.

Banheiros e lavabos: limpeza e iluminação

Lugar de limpeza e relaxamento, o banheiro precisa transmitir um ar mais leve. Se seu cômodo não possuir janelas ou se for escuro demais, é indicada a utilização de tons como o branco e o amarelo, que deixam o ambiente mais claro e luminoso.

Ah, os revestimentos de porcelanato também dão um “up” de sofisticação e elegância ao espaço.

Lembre-se que a cor não precisa estar restrita apenas às paredes ou pisos. Ela pode estar presente em objetos de decoração e uso diário tais como toalhas, saboneteiras, porta-objetos, entre outros.

Área externa: o seu cartão de visita

Quem gosta de modernidade e curte um estilo mais rústico, optar por tons terrosos como o marrom, bege e verde escuro pode ser uma boa pedida. Além disso, os pisos e revestimentos com um aspecto amadeirado também ajudam no acabamento desejado.

Se você deseja um ambiente mais familiar com um toque natural, uma dica é integrar plantas na decoração. Elas podem ser colocadas logo na fachada, bem na entrada da sua residência.

Mas se sua preferência for uma pegada mais urbana, uma boa alternativa é o porcelanato retificado, cujo revestimento traz um visual mais moderno e futurista ao imóvel.

Psicologia das cores: o papel da cor na arquitetura

As cores influenciam muito no humor, nas sensações e nas emoções das pessoas. Por isso, estudos na área de psicologia e arquitetura apontam algumas tonalidades mais indicadas para determinados ambientes.

O ideal é sempre pensar na finalidade daquele cômodo. Quais são suas atividades mais recorrentes na sala? Assistir TV? Jogar? Socializar com os amigos? A partir disso será mais fácil definir as nuances porque elas serão pensadas na sua experiência dentro daquele espaço.

Confira os conceitos dos significados por trás das principais cores:

  • Amarelo: otimismo, luminosidade, jovialidade e curiosidade.
  • Vermelho: excitação, impulso, urgência e compulsividade.
  • Azul: tranquilidade, relaxamento, calmaria, confiança e segurança
  • Violeta: bem-estar e suavidade.
  • Laranja: criatividade, intensidade, entusiasmo, alegria.
  • Verde: serenidade, descanso, harmonia.

Importante ressaltar que além das cores em revestimentos, paredes, pisos e outros objetos decorativos, vale a pena atentar-se à iluminação do ambiente. Afinal, ela faz toda a diferença na composição do seu espaço.
Os produtos da Positivo Casa Inteligente foram elaborados para atender a necessidade dos gostos mais exigentes. De lâmpadas smart à luminárias e fitas de led, temos tudo o que você precisa para um espaço confortável, automatizado e seguro.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente