Digite abaixo o que você procura

Quais são as diferenças entre lâmpadas LED e dicroicas?

15 de dezembro de 2020

Você já ouviu falar das lâmpadas dicroicas? Elas estão entre as peças mais utilizadas nos projetos luminotécnicos  e ajudam a compor a estética de um ambiente verdadeiramente sofisticado, seja ele residencial ou comercial. Há uma enorme variedade de modelos e tecnologias para dicroicas disponíveis no mercado, incluindo lâmpadas do tipo halógena e LED. 

Para que você não fique com dúvidas na hora da compra, hoje vamos falar sobre o que cada um desses termos significa. Também mostraremos as principais vantagens das lâmpadas dicroicas de LED em relação aos modelos tradicionais.

O que são as lâmpadas dicroicas?

As dicroicas são um dos formatos de lâmpadas disponíveis no mercado. Elas são projetadas para embutir no teto e possuem uma superfície refletiva em seus interiores, geralmente em cores metalizadas, como o prateado. São extremamente versáteis, iluminando pontos específicos do cômodo. Por emitirem uma luz mais direcionada, elas são altamente recomendadas para iluminação complementar, realçando elementos decorativos ou espaços de trabalho. 

As dicroicas convencionais utilizam uma lâmpada do tipo halógena de baixa tensão. Elas trabalham com filamento de tungstênio, invólucro de quartzo e gás halogênio para gerar a luz. A iluminação das dicroicas halógenas costuma ter uma qualidade comparada muitas vezes à luz do sol, sendo confortável para leituras e para locais como bancadas de cozinha, banheiros ou escrivaninhas. 

Apesar de ser mais eficiente do que uma lâmpada incandescente, a halógena ainda emite uma quantidade considerável de calor. A alternativa mais moderna é construída em LED. Você conhece essa tecnologia?

O que são as lâmpadas de LED?

A tecnologia mais recente no segmento da iluminação é o LED – Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, em português. Também utilizados na fabricação de telas de eletrônicos, estes semicondutores emitem luz visível quando energizados. Eles são bem mais eficientes e compactos do que as tecnologias anteriores utilizadas em lâmpadas incandescentes ou halógenas. 

As seguintes vantagens têm feito as lâmpadas LED ganhar cada vez mais espaço no mercado de iluminação:

  • São muito mais eficientes do que as tecnologias anteriores. Consomem menos energia para produzir a mesma quantidade de luz
  • Não ficam excessivamente quentes ao toque
  • Possuem durabilidade muito maior, demandando menos manutenção e custo ao longo dos anos
  • Alguns modelos podem produzir todos os tipos de cores, não se limitando aos tons de branco ou amarelo

Dicróicas de LED: a melhor alternativa

Com o avanço da tecnologia de LED, as fabricantes passaram a produzir lâmpadas de todos os tipos e formatos. Com as dicroicas não foi diferente: hoje as versões LED são amplamente comercializadas, oferecendo uma alternativa bem atraente em relação aos modelos halógenos. 

As dicroicas de LED geralmente são vendidas com acabamento externo nas cores branca ou cinza. Há uma grande variedade de formatos, tamanhos e opções. Algumas incluem bordas mais largas, enquanto outras têm um encapsulamento menor, ficando mais discretas depois de instaladas no forro. 

Além de não aquecerem, as dicroicas de LED chegam a economizar até 80% de energia em comparação às tradicionais, produzindo quantidades equiparáveis de lúmens. A alta durabilidade também evita a manutenção constante, algo a se considerar quando falamos da instalação em um material sensível como o gesso. 

Como escolher a melhor opção de dicroica?

A escolha da lâmpada dicroica certa deve levar em consideração o ambiente e a função da luz. A tecnologia LED é a mais recomendada de um modo geral pelos fatores citados, como maior durabilidade e economia de energia proporcionada. 

Outro fator importante na escolha da dicroica é a temperatura de cor da lâmpada, que deve acompanhar o restante da iluminação já instalada no cômodo. Tradicionalmente, a cor branca é mais utilizada em ambientes como lavanderias, banheiros e cozinhas, ou ainda em locais de trabalho. Já os tons amarelados são mais indicados para salas de estar, de jantar e quartos, passando uma sensação de conforto. 

As lâmpadas dicroicas são excelentes para complementar a iluminação principal, mas não devem ser utilizadas por conta própria, por serem uma luz mais direcional. A exceção fica por conta de corredores e espaços mais fechados, como closets. 

Agora que você sabe a diferença entre as lâmpadas dicroicas tradicionais e as de LED, pode fazer a escolha certa para o próximo projeto. Lembre-se de que a iluminação tem um papel essencial na decoração, podendo transformar a forma como vemos o espaço. Até a próxima!

Fonte: Iluminim, Emporio luz, Sala da Elétrica

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente