Digite abaixo o que você procura

3 mitos sobre as casas inteligentes

12 de julho de 2021

As casas inteligentes podem não ser uma novidade tão recente, mas é fato que só estão começando a se popularizar agora no Brasil. Naturalmente, a falta de conhecimento sobre o assunto acaba resultando em muitos mitos que são facilmente espalhados, por isso é importante sempre buscarmos aprender mais antes de acreditar em qualquer coisa que escutamos.

Antes de desmentirmos algumas dessas informações, primeiro é importante entender o que é uma casa inteligente. As smart homes são casas comuns que contam com um diferencial: dispositivos smart. Esses acessórios contam com uma tecnologia que se conecta à internet e permite criar uma rede de automação, otimizando alguns processos básicos do cotidiano e permitindo que tudo seja controlado por uma central de comando, que geralmente é o seu próprio smartphone.

Sendo assim, quando falamos de uma casa inteligente, estamos nos referindo a um lugar onde é possível controlar a iluminação, a segurança e vários fatores essenciais com um simples comando de voz ou toque no celular. É uma tendência que chegou para ficar e por isso é tão importante combatermos a desinformação a respeito do assunto.

A seguir, confira quais são os principais mitos sobre as casas inteligentes.

Custo elevado

Quando falamos de algo tão avançado tecnologicamente, é natural pensarmos que os custos devem ser muito elevados e provavelmente se trata de algo que não se encaixa na realidade da maioria. É fato que tecnologia custa caro e, quanto mais recente for, maiores serão os preços. Contudo, as tecnologias inteligentes estão cada vez mais popularizadas e por isso a variedade de opções no mercado é grande, com alternativas para todos os públicos.

Não é preciso ser rico para ter uma casa inteligente. Além disso, é preciso ter em mente que não estamos falando de gastos supérfluos, mas sim de um investimento. Boa parte desses acessórios, como lâmpadas, trancas, interruptores e sensores smart podem ser encontrados por preços bem acessíveis. Além disso, todos são de fácil instalação e possuem excelente durabilidade, então não estamos falando de dispositivos que apresentam defeitos ou quebram com facilidade.

Outra grande vantagem dos dispositivos smart é que eles também dispensam a necessidade de fios, já que eles trabalham diretamente através da conexão com a internet. Sendo assim, não é necessário realizar alterações estruturais muito radicais na casa, muito menos iniciar reformas para integrar esses acessórios. Tudo é tão simples que basta comprar, instalar e começar a usar.

Aumenta o consumo de energia

Mais um grande mito bastante popular. Com mais dispositivos tecnológicos ligados e funcionando 24 horas por dia, as pessoas costumam pensar que a conta de luz no fim do mês acaba vindo nas alturas, mas a realidade é justamente o contrário. As funções de automação proporcionadas pelos dispositivos smart não estão lá exclusivamente para garantir nosso conforto, mas também para evitar o consumo desnecessário de energia elétrica.

Utilizando um exemplo simples: quando instalamos algumas lâmpadas smart pela casa, ganhamos a capacidade de ligá-las ou desligá-las de qualquer cômodo ou até mesmo quando não estamos em casa, tudo diretamente pelo aplicativo do smartphone. Além disso, esses dispositivos também possuem a capacidade de funcionar em horários pré-determinados, então você também tem a possibilidade de fazer com que elas se liguem e desliguem sozinhas sem se preocupar em dar comandos o tempo inteiro.

Esse é um recurso presente em todo dispositivo smart, pois seu grande diferencial é justamente a conectividade com o smartphone através da internet. Dessa forma, é possível ter total controle de tudo que está ligado ou não e evitar desperdícios, garantindo muito mais economia a longo prazo.

Deixa a casa vulnerável à ataques cibernéticos

Esse é um temor real e muitas pessoas deixam de investir em tecnologia inteligente com medo de que hackers consigam invadir o sistema da sua casa para fins criminosos. É importante ter essa cautela, afinal nunca estamos seguros no ambiente virtual e todo cuidado é pouco, mas nesse caso não existe nenhum risco de segurança para você, sua família e seus bens.

Todo dispositivo projetado e desenvolvido para uma casa inteligente passa por uma série de testes rigorosos antes de serem comercializados, justamente para evitar que as pessoas corram riscos desnecessários ao comprar aquele produto. Esses equipamentos são certificados e passam por constantes atualizações, que são baixadas automaticamente pela internet, então os fabricantes se atentam em manter seus clientes sempre seguros.

Além disso, o maior perigo não está nos dispositivos smart equipados em sua casa e sim no seu smartphone, que está sempre vulnerável a invasões através de links e arquivos maliciosos. É importante verificar a procedência de qualquer mensagem ou e-mail que receber e nunca clicar em links suspeitos, pois não são somente seus dados confidenciais que estão em risco, mas também o controle da sua casa!

Agora que já esclarecemos todos esses mitos e você já sabe das vantagens de se ter uma casa inteligente, que tal dar uma olhada na nossa linha de produtos smart para sua casa?    

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente