Digite abaixo o que você procura

As casas inteligentes integram essa rede que tem como foco coletar informações e tomar as melhores decisões no planejamento e engenharia das cidades para oferecer melhores experiências aos usuários

Cidades digitais já são realidade e melhoram a qualidade de vida da população e a eficiência da administração municipal.

De carros voadores a robôs que dominam o mundo, o cinema já projetou diversas e variadas vezes o futuro das cidades. E a verdade é que se em 1961, quando o primeiro carro voador apareceu na telona no filme “O Professor Distraído”, parecia apenas coisa de ficção, 58 anos depois a ideia não parece mais tão absurda assim.

O boom tecnológico acompanhou muitas previsões dos cinemas e, hoje, quase nada mais pode ser tachado como impossível. Prever exatamente qual será o futuro das cidades e a forma com que as pessoas se relacionarão com elas não é tarefa fácil, mas um caminho nós já temos e ele está acontecendo agora: as smart cities ou cidades inteligentes.

Mas, afinal o que são as cidades inteligentes? Do ponto de vista da municipalidade e do cidadão, smart cities são cidades mais eficientes e eficazes na hora de oferecer serviços públicos aos seus cidadãos e às empresas.

Uma Smart City consegue gerenciar melhor seus recursos proporcionando economia para o bolso dos contribuintes e oferecendo melhores serviços públicos.

“Já do ponto de vista tecnológico, são cidades que utilizam a tecnologia da informação e de comunicação para tornar seu ambiente mais seguro, mais eficiente energética e operacionalmente, mais sustentável e de maior mobilidade para, também, prover mais fácil acesso a serviços como saúde e educação”, explica José Ricardo Tobias, Head da Positivo Casa Inteligente.

Em resumo as smart cidades são desenvolvidas para facilitar a interação do seu ecossistema. Parece complexo? A gente detalha mais para você.

SMART CITIES: O FUTURO JÁ ESTÁ ACONTECENDO

A Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas, é a grande chave quando falamos em smart cities sob a perspectiva tecnológica. “A IoT pode ser aplicada nas cidades para melhorar a eficiência delas”, acrescenta Tobias.

Ele ainda conta que com a IoT é possível, por exemplo, melhorar a gestão de tráfego, com sistemas de automação de semáforos, criar uma rede de distribuição mais segura, eficiente e confiável para sistemas como água, energia elétrica e gás, ou ainda oferecer mais segurança e eficiência energética com sistemas automatizados de reconhecimento facial.

As cidades inteligentes utilizam a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para integrar as informações e serviços, tornando o gerenciamento do município mais eficaz em todas as áreas.

As cidades inteligentes não são só legais como em um filme de ficção, elas trazem melhorias reais para as rotinas das pessoas. “Seja pelo conforto e praticidade ou pela economia e segurança, uma smart city ajuda a proporcionar mais qualidade de vida a todos que habitam a cidade”, comenta o Head da Positivo Casa Inteligente.

Veja alguns exemplos de como uma cidade inteligente melhora a sua vida:

  • Deslocamentos mais eficientes em transporte público ou privado: um exemplo, são soluções de mobilidade. Supondo que você precise ir do ponto A até o ponto B, você poderá contar com um aplicativo onde será possível inserir sua localização e o destino final e o app vai buscar as possibilidades disponíveis de transporte na região dentro do horário escolhido por você.
  • Menores taxas de iluminação pública e maior segurança com vias melhor iluminadas:  aumentando a eficiência no gerenciamento e no controle do serviço de iluminação, é possível controlar a intensidade da iluminação, as cores e níveis de luminosidade, evitando consumo desnecessário, representando uma economia significativa para os municípios e, consequentemente, para o bolso dos contribuintes. Com esse gerenciamento possibilitado pela IoT também é possível utilizar a iluminação como ferramenta para aumentar a segurança pública.
  • Menos problemas de abastecimento de água,  energia elétrica e gás, com sistemas de detecção e recuperação rápida das redes de distribuição automatizadas: detectar um vazamento, variações de pressão ou ainda desabastecimento em tempo real e no local exato, são situações que uma cidade inteligente pode oferecer, além de buscar uma conexão entre os serviços, otimizando custos e melhorando a entrega aos moradores das cidades.
  • Maior facilidade para pagamentos de tarifas de ônibus com sistemas conectados: sistemas que oferecem um bilhete único, por exemplo, diminuem o tempo de embarque e integram os modais de transporte facilitando a vida do usuário e da cidade.
Transporte, saúde, educação, segurança, saneamento básico, fornecimento de água e luz, coleta de lixo, tudo será impactado com a implantação das smart cidades.

Tobias garante que o presente está cada vez mais inteligente. “No Brasil já podemos encontrar iniciativas parciais de cidades inteligentes, normalmente focadas em resolver um ou alguns dos principais problemas das municipalidades”, explica.

Podemos encontrar essas iniciativas presentes em algumas cidades brasileiras nos sistemas para automatização de semáforos, na gestão de religadores da rede de distribuição elétricas, para medição do consumo de energia e água. No entanto, serviços integrados e redes multisserviços ainda são escassos no Brasil.

Na Europa, Ásia e América do Norte, já é possível encontrar cidades inteligentes que proveem uma série de serviços à população baseados em tecnologia

José Ricardo Tobias, Head da Positivo Casa Inteligente

CASAS INTELIGENTES: O PRIMEIRO PASSO RUMO A CIDADES CONECTADAS

As casas inteligentes são um dos vários elementos que compõem cidades inteligentes e mais conectadas, segundo Tobias. “A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) possibilita a implementação de casos de uso tanto domésticos quanto urbanos, em escala municipal. A evolução dos dois conceitos é interdependente e tem como principal beneficiário o cidadão, nós!”, completa ele.

Foi projetando esse futuro que a Positivo Tecnologia desenvolveu uma linha para democratizar o acesso das pessoas as smart homes: a Positivo Casa Inteligente.

“Não há como voltar. A tecnologia é uma realidade que só irá evoluir. E a transformação das residências passa pelas casas inteligentes”, destaca Tobias.

Com o lançamento, se conectar ao futuro é uma realidade prática e acessível. “São Smart Plugs Wi-Fi, Smart Lâmpadas Wi-Fi, Smart Câmeras Wi-Fi, Smart Controle Universal, Smart Central, Sensores de Movimento, Sensores de Abertura de portas e janelas. Soluções completas para oferecer mais eficiência, conectividade e segurança para o dia a dia das pessoas”, explica.

E para quem se preocupa com esse futuro cada vez mais presente, Tobias garante que os estudos também avançam quando o assunto é privacidade em cidades cada vez mais conectadas. “Com melhores práticas de cibersegurança, conexões seguras, anonimização de dados e transparência no tratamento desses dados, conseguimos oferecer o melhor da tecnologia sem perder nossa intimidade”, finaliza.

E você? Quer começar hoje a sentir como é viver uma cidade conectada? Que tal começar pela sua casa? Acesse www.positivocasainteligente e cofira todas as soluções disponíveis.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"