Digite abaixo o que você procura

Como as casas inteligentes podem ajudá-lo a ganhar tempo?

2 de dezembro de 2020

Tags:

Todos os dias, pequenas rotinas se repetem na sua vida. Você chega em casa, vai acendendo as luzes, sai em busca dos controles remotos da TV e do seu sistema de som. Depois, vendo que já está noite, precisa baixar as persianas e ajustar a iluminação para que ela fique mais agradável. Pode não parecer, mas essas poucas ações consomem um tempo precioso da nossa vida, que poderia ser melhor aproveitado de outras formas bem mais agradáveis. 

E se tudo isso que descrevemos acontecesse automaticamente quando você entrasse na sua residência? 

É aí que entram as Casas Inteligentes, uma nova tendência que une os principais recursos de automação residencial à conectividade com a nuvem, dando vida a equipamentos que respondem de acordo com as suas necessidades e com a sua rotina. Pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas essa tecnologia já existe e está disponível no Brasil. Veja a seguir como a tecnologia das casas inteligentes pode fazer você ganhar tempo e economizar na conta de luz!

Conhecendo as casas inteligentes

Apesar de a automação residencial não ser uma novidade no mercado, ela tem ganhado um novo fôlego com a chegada de equipamentos mais acessíveis e inteligentes. Uma nova geração de dispositivos vem trazendo diversas novidades, como conexão com a internet e acesso remoto por aplicativo, transformando o seu smartphone em uma verdadeira central de comando. 

Juntos, esses aparelhos dão vida ao que chamamos de casas inteligentes, residências que respondem de acordo com a sua rotina e que podem ser programadas da forma como você preferir, desde a ativação das tomadas e da iluminação até a temperatura do ar condicionado. Alguns dos principais dispositivos de uma casa inteligente são:

  • Smart lâmpadas com Wi-Fi e acendimento automático
  • Câmeras de segurança inteligentes com disparo de alertas via notificação  e Wi-Fi
  • Smart Controles Universais para dispositivos com infravermelho
  • Tomadas inteligentes  com desligamento remoto e controle de consumo de energia

Um único aplicativo  para controlar tudo

A palavra-chave quando falamos de casas inteligentes é integração. Os novos dispositivos se conectam à internet e a uma central que organiza o funcionamento de tudo. O resultado? Você não precisa perder mais tempo procurando vários controles remotos pela casa. Basta acessar um app na tela do smartphone para controlar absolutamente tudo. A parte mais legal é que você pode criar rotinas personalizadas que ligam, desligam e ajustam os seus eletrodomésticos conforme necessário. 

Imagine o seguinte exemplo: todos os dias você assiste ao seu canal de esportes favorito. Em vez de ligar luzes, TV, soundbar, set-top box e depois navegar até o canal manualmente, você pode montar uma ação chamada “Esportes”, com o auxílio de um Smart Controle Universal. Aí, cada vez que for curtir a TV, é só abrir o app no celular e dar um toque nesse comando. Pronto!

Essa é uma economia de tempo tremenda, já que você deixa de se preocupar com cada controle remoto, com pilhas e com todos os botões que precisaria apertar. 

Inteligente com você

Para quem não está a fim nem de pegar no smartphone, uma opção ainda mais rápida e prática de acionar os comandos de um Smart Controle Universal é usar a voz. Esses dispositivos vêm com integração com  Google Assistente e Amazon Alexa, que respondem em poucos instantes. 

Lembre-se de que a ideia da TV é só um exemplo simples. É possível programar comandos e sequências bem maiores, adaptando o ambiente para as suas necessidades reais. Aliás, a família pode criar várias delas, tornando o ambiente inteiro mais ágil.

Ganhando tempo com a automação

Além dos comandos que mostramos acima, uma casa inteligente também pode oferecer ações de forma automática. 

As centrais de alarme e monitoramento por câmera integradas podem ser ativadas remotamente, de onde quer que você esteja. Isso evita aquela dúvida de sempre: “Será que eu liguei o alarme?”.

Para fechar o dia economizando tempo, nada melhor do que as lâmpadas inteligentes. Esses equipamentos podem ser combinados com sensores que ligam as luzes automaticamente apenas quando há alguém no ambiente. Nada de ficar correndo de um lado para o outro da casa em busca dos interruptores. Vale lembrar que elas também aceitam comandos por voz e podem interagir com as suas rotinas. 

Boa noite sem estresse

Está na hora de dormir? É só dar o seu comando personalizado de voz para ver todos os eletrônicos e lâmpadas se desligando. Você não precisa se preocupar com mais nada. 

Além da economia de tempo, uma casa inteligente também garante economia de energia, evitando que qualquer equipamento fique ligado desnecessariamente. Inclusive, com as tomadas inteligentes você pode até cortar o fornecimento de energia por completo. Acessando o dispositivo via Wi-Fi você ainda terá um relatório completo de gasto em Watts, podendo se programar financeiramente para a próxima conta de luz.

Não tem como ficar mais fácil do que isso, não é mesmo?

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente