Digite abaixo o que você procura

10 dicas para cuidar dos pets quando estiver fora de casa

Se você tem pets, com certeza já deve ter sofrido aquela dor no coração ao fechar a porta para sair de casa, deixando seu bichinho de estimação para trás. Infelizmente, nossos companheiros não podem estar sempre ao nosso lado. Mas e aí, como fazer para saber se está tudo bem com eles, mesmo quando estamos distantes? É disso que vamos falar hoje! 

Confira a seguir 10 dicas para cuidar dos seus pets, mesmo quando estiver fora de casa. Falaremos um pouco sobre o que fazer antes da despedida diária para o trabalho e mostraremos tecnologias bem legais que podem deixar você mais tranquilo, sabendo que seu animalzinho está bem, protegido e seguro em casa!

10 dicas para você cuidar dos seus pets, mesmo distante

1. Passeio antes de sair, sempre uma boa pedida

Para quem tem cachorros, uma das melhores coisas a se fazer é dar um passeio de curta ou média duração antes de sair de casa. Essa “voltinha” tem várias funções para os pets, incluindo a oportunidade de eles fazerem as necessidades, a companhia do dono em um ambiente diferente do habitual e principalmente a chance de eles gastarem o excesso de energia. 

Muitos cães inclusive costumam tirar uma soneca depois do passeio, ficando bem mais tranquilos durante o período de solidão. Outra vantagem é a redução dos níveis de ansiedade para o momento da despedida.

Para gatos, o passeio não é algo exatamente simples. Por isso, uma alternativa é investir em brincadeiras indoor que também ajudem a gastar parte da energia. 

2. Verifique se o ambiente está seguro!

Quando estamos longe de casa, a chance de o pet se entediar é grande. Nossos animais começam a “procurar o que fazer”, o que pode ser perigoso se você não se certificar de que o ambiente está seguro. Por isso, antes de sair de casa:

  • Guarde bem as roupas, chinelos e outros calçados. Eles são os primeiros itens que os pets vão procurar, já que eles têm o seu cheiro. 
  • Verifique se as portas dos cômodos aos quais os animais não podem ter acesso estão realmente fechadas.
  • Se for deixar portas abertas, utilize travas e pesos específicos para evitar que elas batam com o vento (deixando o animal trancado por acidente dentro de um cômodo). 
  • Encoste bem as gavetas, diminuindo as chances de eles puxarem para ver o que há dentro dos armários. 
  • Veja se os assentos e as tampas dos sanitários estão fechados. Os banhos acidentais acontecem com frequência, principalmente para os gatos!

3. Faça despedidas curtas, sem drama

Muitos animais sofrem de ansiedade com a partida dos donos. Especialistas alertam para o fato de que não devemos prolongar esses momentos, pelo contrário: devemos agir com naturalidade, facilitando a compreensão de que eles fazem parte da rotina. Por isso, nada de abraços infinitos e falas manhosas!

O mesmo vale para a sua chegada. Entre sem alarde, organize as suas coisas e somente então comece a sessão de carinhos e brincadeiras. Lembre-se de que o objetivo é deixar o animal o menos ansioso possível. 

4. Brinquedos mantêm a casa segura

Muita gente reclama que os pets destroem a casa quando ficam sozinhos. Alguns cães são notoriamente conhecidos por roer coisas como calçados, pés dos sofás e dos móveis, enquanto gatos gostam de afiar as unhas em tudo que é de tecido. 

E qual a solução para isso? Existem várias, mas uma das mais simples é investir na distração para os seus animais de estimação. Existem vários brinquedos especiais, feitos a partir de materiais atóxicos e com partes planejadas para nunca machucar os pets. Eles podem distraí-los e evitar surpresas na hora em que você chegar em casa. 

dicas-cuidar-pets-fora-de-casa-seguranca

Mas lembre-se de que é preciso dedicar alguns minutos brincando com o pet, justamente para que ele entenda que é seguro e que ele deve roer os brinquedos (e não outras coisas).

5. Diversão rima com alimentação!

Uma forma de atrair a atenção do pet para os brinquedos é usar modelos com dispenser de ração e de petiscos. Além do entretenimento, esses acessórios proporcionam uma forma de o animal se alimentar durante a sua ausência. Lembre-se também de deixar uma quantidade razoável de água, já que a brincadeira vai dar sede!

6. A caçada ao tesouro vai começar

Falando em petiscos, uma opção para quem não tem brinquedos é usar a imaginação e promover uma verdadeira caça ao tesouro. Para isso, esconda esses petiscos em pontos estratégicos e seguros da casa. Seu animal passará boa parte do dia se divertindo em busca do próximo alvo, deixando todo o restante dos móveis e objetos a salvo. 

A ideia dos petiscos, de um modo geral, é associar o período de solidão a coisas positivas, não à punição ou tédio! Apenas tenha cuidado para não exagerar na dose, sempre seguindo as recomendações nutricionais indicadas por veterinários e pelo fabricante.

7. A tecnologia certa para cuidar dos seus pets

Você já se certificou de que o ambiente está seguro. Mas como ter certeza de que tudo está bem enquanto você está longe de casa? A resposta está na tecnologia! Hoje existem vários equipamentos inteligentes e conectados à internet que permitem monitorar os seus pets de onde você estiver, pela tela do smartphone. 

As smart câmeras são a principal opção. Os modelos mais avançados trazem tecnologias de gravação em resolução Full HD, para você não perder nenhum detalhe. Outro diferencial que você pode buscar é o de iluminação infravermelha, para captura de imagens noturnas ou no escuro. É importante optar pelos modelos Wi-Fi pela facilidade de instalação do equipamento e pela possibilidade de acesso remoto por aplicativo.

Outra opção é investir em lâmpadas inteligentes e programá-las para acender automaticamente ao anoitecer, algo que pode preparar a expectativa do animal para a sua chegada. 

Agora, se o que você quer é saber por onde andam os animaizinhos, que tal utilizar sensores de presença? Alguns modelos permitem o ajuste de sensibilidade da detecção e disparam alertas para o seu smartphone caso um “penetra” apareça onde não deve!

8. Curtindo uma TV, por que não?

Mais uma dica voltada a cães, mas que pode funcionar para outros animais de estimação, é deixar a TV ligada. Há inclusive canais com programações feitas especialmente para nossos pets, que utilizam sons e imagens projetadas para capturar a atenção deles. Um exemplo é a DogTV, que vem fazendo bastante sucesso nos Estados Unidos e no Brasil. 

9. Pet sitters e Creche: pura diversão

Se você vai passar muitas horas fora de casa, considere contratar um plano de creche ou os serviços de um pet sitter, profissional especializado em cuidar do seu animal. Essas opções são interessantes porque promovem o bem-estar e a socialização do seu pet, com uma dose extra de diversão. É garantia de tranquilidade para você e diversão para o animal.

Caso você precise viajar e se ausentar por mais de um dia, a opção mais recomendada é procurar um hotel para seu bichinho. 

10. A dica mais importante de todas!

Depois de passar o dia longe do seu companheirinho, a melhor coisa que você pode fazer é dar muita atenção e carinho para ele! Um tempo só para vocês dois é a melhor recompensa que o animal pode ter, algo que reforçará ainda mais o bom comportamento para quando você estiver distante.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente