Digite abaixo o que você procura

Pode cortar a fita LED?

19 de maio de 2021

Modernas, práticas e rápidas. Essas são as características mais chamativas de uma fita LED, produto que está ganhando cada vez mais adesão por aqueles que buscam melhorar a aparência e a iluminação de um ambiente em casa ou no local de trabalho. 

Porém, muitas pessoas possuem dúvidas e dificuldades na hora de instalar esses produtos. Por serem normalmente vendidas em metros, acaba se tornando difícil encontrar um modelo que caiba perfeitamente no lugar desejado, sendo muitas vezes necessário cortar parte da fita LED, ou então emendar uma na outra.

Essas atividades, apesar de não precisarem de uma mão de obra especializada, requerem alguns cuidados. Se feito de forma errada, o corte ou o emendo pode danificar o produto e até mesmo comprometer a segurança das pessoas que o estão manuseando.

Se você já comprou ou deseja comprar uma fita LED, e quer saber como utilizar esse produto de forma correta, esse artigo foi feito para você. Vamos te explicar como elas funcionam e como você pode utilizá-las de forma correta para deixar sua casa ou local de trabalho muito mais moderno, prático e com um design mais belo e inovador.

O que são e como funcionam as fitas LED

LED é um material semicondutor que consegue transformar quantidades de energia em luz. Esse material tem ganhado cada vez mais destaque em produtos de iluminação, por conseguir uma ótima emissão de luz a um baixo custo de eletricidade.

Uma fita LED é um produto que consegue conectar diversas dessas lâmpadas em uma faixa adesiva de baixa voltagem, conseguindo emitir luzes de diversas cores. Geralmente, o seu poder de iluminação acaba sendo mais fraco do que uma lâmpada comum. Dessa forma, esse produto acaba sendo muito bem utilizado para dar um toque mais casual ao ambiente.

Como cortar uma fita LED?

Por serem utilizadas como faixas, as lâmpadas LED são vendidas em metros. Com isso, é muito improvável que uma única fita caiba perfeitamente no local que você deseja colocá-la. Mas, é possível fazer adaptações, cortando parte da fita que estiver sobrando. Você pode até mesmo utilizar o pedaço que sobrar para iluminar outro lugar da sua casa ou ambiente de trabalho.

fita-led-pode-cortar

O processo de corte precisa ser feito com cuidado, pois se feito da maneira incorreta, pode prejudicar o funcionamento de todo o produto. Os LEDs são sempre agrupados em módulos, compostos geralmente por três ou seis lâmpadas cada. Caso o corte seja feito no meio de um módulo, todo o grupo de lâmpadas deste módulo deixará de funcionar.

Para facilitar a vida dos consumidores, grande parte das fitas de LED já vem com indicações de quais pontos podem ser cortados, com desenhos de uma tesoura ou uma ligação metálica.

Portanto, defina primeiramente qual metragem da fita você deseja utilizar, e identifique a indicação de corte mais próxima a esta medida. Se possível, solde os terminais da extremidade que foi cortada, para evitar que o produto sofra com oxidação.

E se uma única fita LED não for suficiente?

Para ambientes maiores, uma única fita LED pode não ser o suficiente para cobrir toda a área que se deseja iluminar. No entanto, é possível emendar um produto no outro. Para isso, você precisa adquirir mais de uma fita do mesmo modelo.

Aproxime as extremidades das fitas uma na outra, e deslize a ponta de ferro de solda sobre os terminais de cada fita, fazendo elas se unirem. Você também pode usar um conector rápido, facilitando e agilizando todo o processo.

Queremos te dar outra importante dica. Por se tratar de produtos que carregam eletricidade, é recomendável desligar a rede elétrica da sua casa na hora de instalar uma fita LED, ligando-a novamente apenas para testar a luz quando o produto já estiver perfeitamente instalado. Isso pode garantir a sua segurança.

Invista em uma lâmpada LED inteligente

Agora que você já conhece mais sobre as lâmpadas LED, e sabe a maneira correta de manuseá-las, que tal adquirir um desses produtos que seja inteligente? Assim, você pode controlar suas luzes a distância ou via comandos de voz.

Conheça as lâmpadas LED Multitemperatura e RGB desenvolvidas pela Positivo Casa Inteligente. Ambos os modelos são compatíveis com o Google Assistente e a Amazon Alexa. Dessa forma, você pode, em um único produto, contar com diversas cores de luzes, além de conseguir alternar a intensidade do brilho emitido e programar os horários que elas devem ser ligadas.

Ambos os modelos ainda possuem fácil instalação, não sendo necessário contratar um serviço terceirizado. As smart lâmpadas LED da Positivo Casa Inteligente ainda entregam uma ótima capacidade de iluminação com um baixo consumo de energia, e vida útil acima de 30.000 horas, fazendo esses produtos terem um ótimo custo-benefício.

Não espere mais para ter um ambiente mais agradável e arrojado. Conheça já as smart lâmpadas LED e demais produtos da Positivo Casa Inteligente.

Links: Hometeka, Iluminim, Greenice, Positivo Casa Inteligente, Blog Positivo Casa Inteligente, TechTudo

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente