Digite abaixo o que você procura

O que você precisa saber sobre tensão elétrica para a iluminação da sua casa ou projeto

Com tantos termos e unidades de medida relacionadas à elétrica, pode ser realmente confuso entender com precisão o que cada um significa, mas esse é um ponto muito importante que não deve ser negligenciado. Existem dois principais conceitos que definem fatores básicos relacionados à segurança e aos equipamentos que instalamos em casa: a corrente e a tensão elétrica. Ambos andam lado a lado e são determinantes para o bom funcionamento dos eletroeletrônicos.

Você já deve ter percebido que em todo lugar existem dois tipos de tomadas: as de 110V e as de 220V, sendo que algumas ainda tem a opção de alternar entre ambas as opções. Essa classificação é o que determina a tensão elétrica suportada naquele ponto de energia e também a compatibilidade dos equipamentos, já que cada um apresenta uma tensão. Para quem deseja ter uma casa inteligente ou pelo menos contar com alguns recursos de automação no dia a dia, é sempre válido se inteirar no assunto para evitar qualquer tipo de prejuízo ou até mesmo riscos desnecessários.

A seguir, entenda melhor a definição desses termos e como eles interferem no projeto de iluminação da sua casa.

O que são tensão e corrente elétrica?

Tensão elétrica, também chamada de voltagem (V), é a diferença de potencial entre dois pontos de energia, enquanto a corrente é o fluxo de elétrons que circula dentro dessa tensão, medido em ampère (A). Toda rede possui esses opostos e são eles que permitem que a energia circule livremente de um ponto a outro.

Na eletricidade, esses opostos são identificados com um ponto negativo e outro positivo. Você já pode ter notado que as pilhas apresentam um sinal de adição (+) e outro de subtração (-) em cada ponta, representando a diferença de potencial. Tudo na elétrica funciona dentro dessa lógica, sendo que o sentido do fluxo de energia pode apresentar duas variações: real (do negativo ao positivo) ou convencional (do positivo ao negativo).

duas pilhas com os polos negativo e positivo encostados

A corrente também pode ser contínua ou alternada. A contínua é aquela que não apresenta variações ou instabilidades, sendo constante do início ao fim, geralmente proporcionada por pilhas ou baterias. Já a alternada apresenta variações de sentido e intensidade, sendo a corrente padrão das instalações elétricas, que recebem sua energia das usinas hidrelétricas.

De forma generalizada, a tensão é a responsável por empurrar essa corrente pelo circuito – quanto maior a tensão em volts, mais energia circulando. A tensão também pode variar entre dois tipos: Monovolt (127V ou 220V) e Autovolt (entre 100V e 240V). A Autovolt tem a vantagem de se adequar ao fluxo local, por isso acaba sendo mais flexível e diminui os riscos de danificar os equipamentos. Já a Monovolt precisa ser seguida à risca.

Como a tensão influencia no seu projeto de iluminação?

O padrão de tensão elétrica dos lares brasileiros costuma ser 127V, que aqui é identificado como 110V. Já espaços comerciais e corporativos ficam nos 220V, mas cada casa e edifício possui uma instalação elétrica diferente, por isso esses números são apenas uma base e nem sempre representam a realidade. Todas as tomadas, especialmente em ambientes públicos, costumam estar identificadas com sua respectiva voltagem, por isso é importante se informar previamente para não ligar nenhum aparelho em um ponto de energia inadequado.

Quando você liga um eletrônico de 127V em uma tomada de 220V, ele sofre um curto-circuito e queima, pois acaba recebendo mais carga do que é capaz de suportar. Além do prejuízo, isso é extremamente perigoso, já que pode iniciar um incêndio na instalação elétrica. Na situação contrária, o equipamento não terá corrente suficiente para funcionar, por isso pode ter dificuldades para realizar suas funções e, caso a pessoa mantenha-o ligado na tomada errada, ainda há o risco de levar a perda parcial ou total do funcionamento.

No caso da iluminação, não é diferente. Toda lâmpada possui a sua própria voltagem e ligá-la em uma instalação que não é compatível também levará às mesmas consequências citadas anteriormente. Caso não tenha certeza do valor exato da tensão da sua casa, a melhor alternativa sempre é investir em lâmpadas que sejam Autovolt, ou seja, que se adaptem à corrente local, como já explicamos.

eletricista mexendo no painel de luz de uma casa

As lâmpadas smart da Positivo Casa Inteligente se encaixam nesse requisito e por isso são perfeitas para qualquer domicílio! Além de funcionarem perfeitamente dentro de qualquer tensão, ainda oferecem funções que não estão disponíveis nos modelos tradicionais, dentre elas a possibilidade de controlar tudo remotamente via smartphone, criar rotinas automatizadas que dão autonomia para a lâmpada funcionar por conta própria e ainda a opção de alterar cores e temperaturas ao seu gosto.

São diversas as vantagens de se investir em produtos inteligentes e a Positivo trabalha com uma grande variedade que não se limita somente a lâmpadas, mas a vários utensílios que vão transformar o seu dia a dia. Acesse a loja e venha conferir nossos produtos!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente