Digite abaixo o que você procura

Segurança elétrica: como prevenir acidentes mantendo a fiação em dia

22 de junho de 2022

Você sabia que, somente em 2021, foram registrados 1579 acidentes de origem elétrica no Brasil? Os dados vêm da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que todos os anos faz um levantamento para registrar quantos acidentes elétricos ocorreram em território brasileiro. Foram quase 900 choques elétricos e mais de 400 incêndios provocados por curtos circuitos e outros problemas na fiação; em todas as situações, pessoas correram grandes riscos, se machucaram ou até perderam a vida, tamanha a gravidade do assunto.

Nas nossas casas, problemas nas instalações elétricas são uma ameaça invisível, já que é muito difícil perceber algo. Devido ao fato dos fios estarem escondidos no interior das paredes, qualquer curto circuito acaba sendo imperceptível e, na maioria dos casos, as pessoas só se dão conta quando algo de ruim acontece. Para piorar a situação, essas falhas podem se espalhar por toda a rede elétrica e é aí que começam a surgir os riscos de incêndios e acidentes mais graves.

Instalações elétricas são muito delicadas e não costumam receber a atenção que demandam dos moradores. Seja em casa própria ou alugada, é essencial que sejam feitas revisões e manutenções regulares, especialmente quando a fiação já é antiga. Confira dicas de como prevenir acidentes elétricos na sua casa e viver em um ambiente mais seguro.

Atenção aos eletrônicos

Quando existe algo de errado com a fiação elétrica, os sinais sempre costumam ser transmitidos pelos dispositivos eletrônicos da casa. Como eles precisam de energia para se manter funcionando e, consequentemente, ficam ligados na tomada o tempo todo, geralmente é possível notar algumas falhas de performance ou até mesmo problemas mais sérios, que podem gerar prejuízo.

Quanto mais antiga for a instalação elétrica, mais dificuldades ela terá para lidar com o excesso de eletrônicos ligados simultaneamente, o que pode vir a gerar uma sobrecarga. Esse é o primeiro passo para que os curto circuitos comecem a aparecer e se espalhar pela fiação da casa, dessa forma elevando os riscos de incêndios, que são a maior ameaça que um problema elétrico pode causar em uma residência.

incêndio no quadro de luz de uma casa

Em razão disso, o mais indicado é deixar apenas os eletrônicos essenciais ligados, ou seja, aqueles que precisam de energia contínua, como a geladeira. Os outros podem ser plugados apenas no momento do uso, o que não só previne problemas elétricos, mas também ajuda a economizar na conta de luz do fim do mês. Atenção também às extensões, que permitem ligar vários aparelhos em uma única tomada, pois isso também é bem perigoso. Use esse tipo de acessório com cautela e evite usar todas as entradas disponíveis, pois quanto mais coisas conectadas, maior o risco de sobrecarga.

Atenção também à temperatura dos seus dispositivos eletrônicos. Quando ligados por muito tempo, principalmente em uso, é normal que eles fiquem bem quentes, mas esfriem após serem desligados. Agora, quando isso acontece mesmo quando não estão sendo utilizados (mas estão plugados na tomada), é um sinal de que aquele ponto de energia pode estar sobrecarregado. Nesse caso, a dica anterior se repete: mantenha esses eletrônicos fora da tomada e, de preferência, deixe-os em um lugar arejado, que tenha ventilação e evite que esquentem demais. Também é indicado que todo dispositivo do gênero fique longe de objetos inflamáveis como cortinas, tapetes e qualquer coisa feita de tecido.

Além de tudo isso, não é somente a fiação elétrica da casa que merece atenção, mas também os cabos de cada aparelho eletrônico. Dependendo do espaço em que estão alocados e de outros fatores como movimentar móveis e dispositivos sem desligá-los da tomada, é possível que eles criem torções que danifiquem os fios no seu interior, podendo elevar os riscos de acidentes. Evite ficar removendo muito qualquer conector da tomada, pois isso também danifica os fios; de preferência, mantenha-os em um local espaçoso e que não receba interferências exteriores.

Vistorias e manutenções são indispensáveis

Retomando o início do artigo, aqui entra outro cuidado essencial para quem quer prevenir acidentes e também prejuízos. A rede elétrica faz parte da casa e também precisa de manutenções regulares, assim como por vezes é necessário fazer uma reforma em algum cômodo da residência. Mesmo quem mora de aluguel precisa se atentar a essas revisões, mas nesse caso é uma responsabilidade do dono do imóvel, então não deixe de contatá-lo a respeito.

eletricista fazendo manutenção no quadro de luz de uma casa

Somente eletricistas profissionais e qualificados podem realizar esse tipo de serviço. Trata-se de um trabalho de rotina, onde ele apenas verifica se existe algum ponto instável na instalação e se é necessário substituir alguma coisa. Quando a fiação é antiga demais, pode ser que ele recomende fazer uma substituição completa, algo que pode sair mais caro, mas com certeza vai evitar problemas a longo prazo, então escute bem o profissional contratado e procure seguir seus conselhos.

Por mais que seja caro realizar manutenções periodicamente, pode acreditar que o prejuízo causado por um curto circuito ou incêndio pode ser muito maior. O fogo pode se espalhar por toda a rede elétrica em questão de minutos e muita coisa pode ser perdida – um problema que vai além dos danos materiais, mas também coloca a vida dos moradores em risco. Tudo isso pode ser evitado com essas medidas de segurança básicas.

Se você tem uma casa inteligente ou pretende adquirir alguns dos diversos produtos da Positivo Casa Inteligente em um futuro próximo, essas dicas certamente vão ajudar a proteger tudo da melhor forma e evitar que seus dispositivos smart sejam prejudicados!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente