Digite abaixo o que você procura

Nobreak: vale a pena usar esse dispositivo para manter a automação da casa?

Quedas de energia certamente são um dos piores inconvenientes que podemos enfrentar no cotidiano, pois além de atrapalhar toda a rotina, também colocam a integridade dos nossos dispositivos eletrônicos em risco. As variações repentinas de tensão elétrica podem danificar qualquer aparelho conectado à tomada ou até mesmo torná-lo inutilizável, então é sempre importante se preparar bem para esse tipo de imprevisto para evitar levar prejuízo.

Para quem tem muitos eletroeletrônicos modernos em casa ou até mesmo uma casa inteligente, a melhor saída seria investir em um UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, em inglês), popularmente conhecido como nobreak. Esse equipamento seria uma espécie de estabilizador de energia que consegue proteger todos os dispositivos conectados a ele, mantendo a corrente sempre estável, mas ainda vai além: caso falte luz, ele ainda é capaz de fornecer energia através de suas baterias embutidas.

Sendo assim, quem tem uma smart home não só consegue garantir umas camadas de proteção extra, mas também pode manter a automação de certos cômodos da casa funcionando normalmente, mesmo sem energia. Confira como um nobreak funciona e quais são as vantagens de ter um na sua residência.

Quais as principais características de um nobreak?

Existem diversos tipos de equipamentos que ajudam a controlar melhor o fluxo de energia entre eletrônicos e evitar curtos circuitos em caso de oscilações. Por esse motivo, é comum que as pessoas se sintam confusas na hora de escolher qual o mais adequado para equipar sua casa, mas na prática não é tão difícil assim, já que cada um possui características e particularidades muito específicas.

Uma régua de energia, por exemplo, seria o mais básico de todos, pois não garante nenhuma proteção aos equipamentos conectados, servindo apenas para ligar vários em uma única tomada. Já o filtro de linha, apesar de semelhante, já garante uma camada de proteção, filtrando a tensão recebida e evitando que os aparelhos conectados recebam uma carga alta repentinamente. Outro bastante utilizado é o estabilizador, principalmente em computadores e aparelhos relacionados; a função dele é estabilizar a tensão, de forma que os equipamentos conectados recebam sempre a mesma voltagem.

Diante de todas essas opções, o nobreak é o equipamento mais completo, pois além de garantir tudo que os demais já fazem, também serve como fonte de energia. Existem dois tipos de modelos: os que acionam suas baterias internas assim que notam a falta de corrente elétrica e os que mantém suas baterias trabalhando continuamente, dessa forma mantendo tudo ligado ininterruptamente, em caso de queda de energia. 

mulher-usando-computador-durante-queda-de-energia-nobreak

Como os principais equipamentos que precisam de proteção também são aqueles que devem ficar ligados o tempo inteiro, acaba ficando fácil na hora de priorizar quais dispositivos devem estar conectados ao seu nobreak e quais podem ser ligados a outro tipo de proteção, dentre as opções apresentadas anteriormente.

Vantagens de um nobreak

Uma casa inteligente pode ser bastante prejudicada quando falta energia, especialmente quando se tem muitos dispositivos. Um sistema de segurança, com câmeras e alarmes, pode ficar totalmente inoperante, assim como qualquer outro processo de automação importante, dentre eles trancas automáticas, que caso estejam abertas podem deixar a casa vulnerável.

Contudo, ainda que seja importante garantir uma fonte de energia extra para seus principais dispositivos smart, não podemos esquecer que todos eles só conseguem funcionar caso estejam conectados à internet. Por isso, garantir que o roteador da casa esteja conectado a um nobreak é essencial, pois caso contrário, de nada vai adiantar manter seus aparelhos inteligentes ligados. Para quem tem vários roteadores em casa ou um sistema Mesh, é necessário garantir um nobreak para cada um, pois todos são igualmente importantes.

Para quem trabalha ou estuda em casa, contar com esse recurso também faz bastante diferença, pois algumas horas sem energia podem atrapalhar uma semana inteira de trabalho. Do ponto de vista de segurança, o nobreak garante que nenhum dos seus eletrônicos e dispositivos smart sejam afetados pelas oscilações, então todos permanecerão seguros e livres de riscos. Dentre as proteções, se encontram:

  • Subtensão: quando ocorre uma queda na tensão recebida pelos aparelhos ligados em uma mesma tomada;
  • Sobrecarga: quando a carga recebida pelo nobreak é maior do que sua capacidade máxima;
  • Curto circuito: quando um circuito é sobrecarregado por uma corrente elétrica;
  • Sobreaquecimento do inversor: quando o dispositivo possui uma carga menor que a do nobreak, ele utiliza sua bateria para compensar;
  • Sobretensão: quando a tensão recebida é maior que o recomendado;
  • Descarga total da bateria: o nobreak possui mecanismos que evitam que suas baterias sejam descarregadas de uma vez, liberando sempre uma carga mínima.

Seus dispositivos inteligentes ficarão protegidos contra todos esses riscos e você poderá usufruir de uma smart home de forma ininterrupta. Está procurando aparelhos para automatizar sua residência? A Positivo Casa Inteligente trabalha com produtos de altíssima qualidade, de fácil uso e instalação. Confira nosso site e saiba mais!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente