Digite abaixo o que você procura

Confira a guia de como conectar e configurar o Amazon Music na Alexa

18 de junho de 2021

A Alexa é uma tecnologia repleta de recursos e funcionalidades. A assistente virtual da Amazon proporciona total controle sobre qualquer dispositivo smart através da praticidade de um comando de voz, o que também inclui a reprodução de certas mídias disponíveis em serviços de streaming que estejam vinculados ao sistema da assistente.

Tudo é simples e intuitivo o bastante de se usar, mas ao usar determinados serviços, é comum que os usuários se sintam um pouco confusos. Quando se trata de streaming, a Alexa é capaz de captar ordens de reprodução em determinados dispositivos como televisões ou aparelhos de som (desde que possuam tecnologia inteligente, é claro). Sendo assim, basta dizer o que você quer reproduzir e onde quer reproduzir para que sua assistente faça todo o resto.

Porém, é preciso ter em mente que todos esses serviços são pagos e precisam de uma conta com uma assinatura em dia para funcionar. Uma vez que isso já estiver garantido, será necessário integrá-lo com a tecnologia da Amazon para que ela reconheça de qual conta deverá reproduzir o conteúdo quando lhe for ordenada. A seguir, explicaremos em detalhes como conectar o Amazon Music na Alexa.

O que é Amazon Music?

Hoje já contamos com uma boa variedade de serviços de streaming de música como o Spotify, o Deezer e o YouTube Music, e mesmo não sendo um dos mais populares, a Amazon possui o seu próprio: o Amazon Music. O que muita gente não sabe é que o serviço faz parte do plano de assinatura do Amazon Prime, que também garante acesso a outros recursos como streaming de filmes e milhares de ebooks para Kindle.

Sendo assim, todos que assinam Amazon Prime têm acesso ao Amazon Music e a milhões de músicas e podcasts. Contudo, a empresa também vem tentando oferecer um serviço que seja à altura dos seus principais concorrentes, então hoje o plano embutido no Prime oferece limitações e uma biblioteca de músicas consideravelmente reduzida, se comparado com os planos individuais.

O Amazon Music Unlimited seria o pacote completo do streaming de músicas da Amazon, garantindo os mesmos recursos que a concorrência: músicas livres de anúncios, a liberdade de escolher o que deseja ouvir e a possibilidade de aproveitar tudo que o serviço tem a oferecer mesmo estando offline. Para isso, é necessário realizar uma assinatura separada, que não seja vinculada ao Amazon Prime.

Entretanto, o serviço também está disponível gratuitamente e pode ser utilizado sem a necessidade de uma assinatura. É claro que isso também significa ter de lidar com o maior número de restrições possíveis, como anúncios após cada música, a incapacidade de escolher qual música deseja ouvir e apenas algumas estações e playlists disponíveis. Ainda assim, quem gosta de ouvir música no estilo tradicional de programas de rádio ainda pode tirar total proveito do serviço sem pagar nada.

como-conectar-o-amazon-music-na-alexa

Configurando o Amazon Music na Alexa

A Alexa está disponível nas caixas de som smart da linha Amazon Echo, então ela pode reproduzir músicas nativamente e em boa qualidade. Além disso, tanto a assistente virtual quanto o streaming são da Amazon, então você utilizará a mesma conta em ambos e isso já facilita muito as coisas.

A configuração é realizada totalmente pelo aplicativo da Alexa, que pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS. Confira o passo a passo:

  • Com o aplicativo Amazon Alexa aberto, selecione a opção “Mais” na barra inferior (aquela com as três listras);
  • Seleciona a opção “Configurações”;
  • Na seção “Preferências da Alexa”, selecione “Músicas e podcasts”;
  • Aqui você poderá vincular qualquer serviço de streaming de áudio a sua Alexa. Selecione “Vincular novo serviço”;
  • Faça login com sua conta da Amazon para adicionar o Amazon Music a sua Alexa;
  • Para definir o Amazon Music como o serviço padrão, selecione “Serviços padrão” e, em seguida, o aplicativo em questão.

Pronto! Isso é tudo que você precisa fazer para vincular sua conta do Amazon Music à Alexa e, a partir daí, ela sempre utilizará esse aplicativo para reproduzir músicas e podcasts. Caso queira vincular outro serviço ou até mesmo selecionar um novo app padrão, o processo é exatamente o mesmo, então basta repetir o passo a passo com o streaming desejado.

Para mandar sua Alexa reproduzir músicas, basta usar comandos básicos como “Reproduzir” ou “Parar”. É possível pedir para a assistente tocar no modo aleatório ou playlists específicas (ao dizer o nome da lista de reprodução), assim como requisitar um artista, álbum ou música de sua escolha. Basta dizer “Tocar [música/álbum/artista]” ou “Tocar [nome da lista de reprodução]”. Caso seu Amazon Music já esteja definido como aplicativo principal, não será preciso ser específico no pedido, pois a Alexa automaticamente entenderá que deverá priorizar o uso daquele app.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente