Digite abaixo o que você procura

Luminária de Mesa: saiba como escolher a sua!

Nem sempre as lâmpadas instaladas nos cômodos da nossa casa conseguem dar conta de proporcionar uma iluminação adequada em todos os momentos do dia. Nos espaços utilizados para tarefas, especialmente as que exigem grande concentração, como trabalhar ou estudar, é importante contar com pontos de luz adicionais, que ajudem a complementar as lâmpadas principais e a melhorar o foco naquilo que estiver fazendo.

Nesse quesito, as luminárias de mesa são a melhor alternativa. É um acessório simples que pode ser útil de diversas formas, pois melhora a iluminação, colabora com a produtividade, deixa o espaço mais confortável e ainda serve como objeto decorativo. Certamente vale a pena investir em uma ou mais luminárias para sua casa, mas fique atento em detalhes que podem fazer aquela diferença para a sua experiência.

Separamos aqui algumas dicas de tudo que deve ser considerado antes de escolher a luminária de mesa ideal para você, dividindo as principais características em duas categorias: usabilidade e estética. Confira:

Usabilidade

Quando falamos em usabilidade, nos referimos ao quão útil o produto deve ser, sem deixar de lado a praticidade na hora de usar. Apesar de também serem utilizadas para decoração, o objetivo primordial de uma luminária de mesa é iluminar um ponto específico do cômodo. Devido a sua proximidade com o espaço iluminado, elas não utilizam lâmpadas com potência alta, pois ficam posicionadas à curta ou média distância.

Uma das vantagens de se investir em luminárias é que elas não precisam ficar obrigatoriamente em um único lugar da casa. Não se trata de um item portátil, mas que pode ser movido facilmente para outros ambientes, então é um acessório versátil e útil de várias formas. Um exemplo: é possível deixar sua luminária no escritório para trabalhar e, no fim do dia, levá-la para o quarto e ler um livro na cama. São diversas possibilidades!

Contudo, é válido ressaltar que nem toda luminária conseguirá atender a diferentes ambientes ou atividades, por isso é sempre importante se atentar às suas particularidades para adquirir um modelo que atenda às expectativas. O primeiro ponto a se prestar atenção é: a luz é direta ou difusa? Essa é a principal característica de uma luminária de mesa, pois o tipo de iluminação define seu design e vários outros fatores.

iluminação indireta de uma arandela

A luz direta concentra toda a intensidade da lâmpada em uma única direção, geralmente tendo um formato cônico, cilíndrico ou semicircular. Elas conseguem iluminar com mais eficácia, mas seu alcance é menor, por isso acabam sendo úteis somente na mesa em que estão instaladas. Já os modelos com luz difusa dividem sua intensidade em dois pontos, que saem por cima e por baixo da luminária (nunca em direção aos olhos). Sua capacidade de iluminação é mais fraca, porém é mais confortável e alcança uma distância mais ampla que a luz direta.

Diante disso, podemos resumir que a luz direta é usada para produtividade enquanto a luz difusa serve para promover conforto. Com isso em mente, fica bem mais fácil escolher seu modelo ideal.

Estética

Hoje existem diversos modelos, alguns bem estilosos e únicos, projetados especificamente para decoração (além da usabilidade). Porém, é possível notar que o tipo de luz pode impactar: as difusas apresentam um design mais clássico, enquanto as diretas não apresentam grandes variações na cúpula, mas sim na haste, sendo mais articuladas.

A luz difusa possui diversos modelos de cúpulas, então essas são mais apropriadas para decoração. Já as diretas têm um foco maior na usabilidade, então suas alternativas costumam investir mais na praticidade e versatilidade, permitindo mudar a posição da haste ou fixá-las diretamente na mesa, no caso dos modelos clip, que se destacam por deixar a mesa com mais espaço disponível.

Ainda existe uma terceira categoria de luminárias: as ornamentais, que possuem o único propósito de decorar, sem a intenção de ser funcional. Elas até emitem luz, mas não o suficiente para realizar atividades; são belíssimos itens decorativos, mas não atendem a nenhuma necessidade cotidiana.

luminária de mesa ornamental

A tecnologia smart

Se você  deseja aprimorar ainda mais a sua experiência com uma luminária ideal, a tecnologia smart pode ser o melhor caminho. Com isso, você tem mais possibilidades dentro do mesmo produto, como é o caso da Smart Luminária de Mesa Wi-Fi:

  • Controle pelo smartphone
  • 16 milhões de cores para escolher 
  • Pode tocar música
  • Permite a criação de automações
  • Pode ser controlada também por comando de voz (Alexa e Google Assistente)
  • Escolha a intensidade da iluminação

Dessa forma é possível aproveitar o melhor dos dois mundos, usando sua luminária para trabalho e descanso.

Agora que você já sabe como escolher a luminária perfeita para você, acesse o nosso site e escolha a luminária de mesa ideal para o seu ambiente!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente