Digite abaixo o que você procura

O que define a intensidade da lâmpada?

Em ambientes que precisam de luz artificial, como as nossas casas, por exemplo, saber definir a quantidade e intensidade das lâmpadas que devem ser instaladas é algo crucial. Isso porque a iluminação é um dos fatores mais importantes de qualquer ambiente.

Além de ser essencial para que possamos ver, quando feita de forma adequada, a iluminação pode ressaltar o design e a estética do local, o tornando mais agradável e aconchegante. Já quando feito de maneira errada, além de prejudicar a aparência do local, ela pode até mesmo nos causar problemas como danos à vista e alterações de humor.

Para saber escolher a lâmpada certa para qualquer situação ou local, é necessário entender o que define a intensidade deste produto. Neste artigo, iremos te explicar como isso funciona. 

Termos para ficar de olho

Você não precisa virar um expert em eletricidade e iluminação para conseguir identificar as melhores lâmpadas para a sua casa ou local de trabalho. No entanto, conseguir entender alguns termos irá fazer toda a diferença na hora de pesquisar as melhores opções disponíveis para as suas necessidades.

Os primeiros termos que requerem a nossa atenção são o fluxo luminoso e a intensidade luminosa. Essas duas palavras representam coisas diferentes, mas que dependem um do outro para determinar os melhores níveis de luz.

Podemos entender a luz como uma radiação que nossos olhos percebem como claridade. Dessa forma, o fluxo luminoso é a quantidade de radiação emitida por uma fonte de luz, como uma lâmpada por exemplo, em todas as direções. Ele pode ser medido por lúmen (lm). Ou seja, quanto mais lúmens uma lâmpada tiver, maior será a sua capacidade de emitir luz.

Já a intensidade luminosa, como o próprio nome já diz, é a intensidade do fluxo luminoso de uma fonte de luz, projetado em uma determinada direção. Sua unidade de medida é a candela (cd), termo em latim que significa vela.

Portanto, podemos concluir que quanto maior for o fluxo luminoso (lm) de uma lâmpada, maior será a intensidade da luz que ela irá reproduzir.

Não cometa esse erro

Um erro comum que as pessoas podem cometer na hora de comprar uma lâmpada é buscar os modelos que possuam a maior quantidade de watts (W), acreditando que isso determina a intensidade da lâmpada.

No entanto, watts não é uma medida de brilho, mas sim da quantidade de energia (eletricidade) consumida pela lâmpada enquanto ela estiver ligada.

Por isso, fique atento. Adquirir a lâmpada com uma maior quantidade de watts, além de talvez não conseguir suprir suas expectativas, vai fazer a sua conta de luz ser mais cara.

Uma dica, caso você queira lâmpadas que consigam uma boa intensidade de luz, mas com baixo consumo de energia, é identificar a eficácia do modelo que você está pensando em comprar.

A eficácia é uma unidade de medida que mede o número de lúmens que uma lâmpada produz para cada watt que ela consome. Quanto maior o seu número, mais eficiente e econômica é a lâmpada. 

intensidade-da-lampada-como-definir

Fique atento a temperatura da lâmpada

Além de ficar de olho na intensidade da luz disponibilizada pela lâmpada, é preciso prestar atenção na temperatura da sua luz, pois é ela que determina a cor que será emitida. A temperatura de uma lâmpada é medida em graus Kelvin (K), seguindo este padrão em suas especificações: 

  • 2.700 K a 3.300K – luz quente
  • 4.000 K a 5.000K – luz neutra
  • 5.300K a 6.500K – luz fria

Luzes frias possuem uma tonalidade branca mais intensa, sendo ideal para ambientes que exigem um maior nível de concentração, como uma cozinha ou uma sala de estudos. Já as luzes quentes são ideais para ambientes mais casuais, como uma sala de estar por exemplo, por terem uma tonalidade mais amarelada, que nos ajudam a relaxar.  

Dessa forma, se você está buscando uma lâmpada com luz de alta intensidade, além de buscar um modelo que produza uma grande quantidade de lúmens, é preciso buscar uma opção que tenha a temperatura condizente com o cômodo onde ela será instalada.   

Conte com várias opções em uma única lâmpada

Muitas vezes, o mesmo cômodo pode ter diversas funções em nosso dia a dia. Um quarto por exemplo, além de ser o ambiente onde uma pessoa descansa e dorme, pode ser o local preferido para realizar estudos ou atividades do trabalho.

Dessa forma, ter em um único lugar um sistema de iluminação que se torne ideal para o desempenho de cada atividade é um desafio. Uma boa alternativa para lidar com esse dilema é investir nas lâmpadas smart ofertadas pela Positivo Casa Inteligente.

Os modelos de lâmpadas da empresa oferecem 16 milhões de combinações de cores, até 1000 lúmens de intensidade de luz com um gasto de apenas 12W, alternância da temperatura da cor, podendo variar de quente para fria e ajuste de intensidade da luz emitida.

Além disso, devido a sua tecnologia smart, você pode comandar a lâmpada a distância pelo seu celular ou por comandos de voz, já que ela pode ser ativada por assistentes virtuais como a Alexa ou o Google Assistente.   

Com as lâmpadas da Positivo Casa Inteligente, você consegue em um único produto otimizar a iluminação necessária para todas as suas atividades.

Links: Boreal Led, Casa Pratica Qualitá, ArchDaily, Blog Positivo Casa Inteligente, Foxlux, Positivo Casa Inteligente

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente