Digite abaixo o que você procura

Como escolher um celular para controlar minha casa inteligente?

Quando pensamos em montar uma casa inteligente, o foco sempre fica em quais dispositivos comprar e onde equipar cada um, afinal são essas tecnologias que automatizam a residência e tornam nosso dia a dia mais fácil. Porém, muitas vezes esquecemos de pensar em uma ferramenta essencial que também é muito importante nesse processo: o smartphone.

É através do seu celular que será possível controlar cada um dos seus dispositivos individualmente, criar grupos, programar rotinas e até usar comandos de voz, caso seja um smartphone com sistema Android. Além do aplicativo Positivo Casa Inteligente, que é nosso app padrão para garantir total controle sobre todos os nossos produtos, o Google também oferece uma série de recursos de suporte ao controle de smart homes, então através do app Google Home e do Google Assistente é possível explorar todas essas funções.

Caso seu smartphone seja um modelo antigo, ele pode não ser compatível com as versões mais recentes desses aplicativos ou não dar conta do recado, podendo ter de encarar alguns travamentos e outros tipos de inconvenientes que prejudicam a experiência do usuário. Por isso, separamos aqui alguns requisitos indispensáveis para quem pretende trocar de celular. Confira:

O que deve ser prioridade?

Hoje em dia existem smartphones dos mais variados preços e cada um tenta compensar seu valor de acordo com os benefícios oferecidos. É muito fácil se perder em meio a tantas opções, mas caso seu principal objetivo seja apenas controlar sua casa inteligente com mais rapidez e eficácia, então os principais fatores a serem levados em consideração devem ser memória RAM e processador, que são o que definem as capacidades daquele aparelho. Não menos importante, a duração da bateria também é um diferencial a ser considerado.

mulher no sofá usando celular para controlar casa inteligente

Atualmente, os modelos de smartphone mais básicos, que visam oferecer configurações simples para compensar no custo-benefício, contam com 4GB de RAM e processadores menos potentes. Isso não quer dizer que eles não se sairiam bem como central de comando de uma smart home, mas é preciso ter em mente que esse tipo de celular tende a ficar lento muito rápido. Eles são feitos para suprir as necessidades básicas do cotidiano, então quanto mais aplicativos, fotos e vídeos forem armazenados, pior seu desempenho.

O espaço de armazenamento também é um ponto importante aqui. Os smartphones mais básicos possuem em média 64 GB de memória, o que já é considerado pouco hoje em dia. Quando esse espaço começa a ficar cheio, o celular responde com lentidão e travamentos, com o tempo nos forçando a fazer uma limpeza geral e apagar muitas coisas. Para evitar esse tipo de situação, o ideal é priorizar um modelo que conte com uma memória interna maior ou que tenha entrada para cartão de memória, algo que já vem eliminado aos poucos dos modelos mais recentes, já que a maioria possui bastante armazenamento.

Por outro lado, um ponto positivo dos smartphones mais básicos é a duração da sua bateria, que costuma ser consideravelmente maior que os modelos mais caros. Isso porque eles não contam com tantas funções e recursos como os demais, então a bateria acaba sendo poupada com mais facilidade. É claro que quanto mais aplicativos instalados e funcionando, mais rápido a bateria acaba, mas o ideal para essas alternativas mais baratas é nunca sobrecarregá-las com coisas demais. Em compensação, os mais caros oferecem baterias com carregamento mais rápido, já que será necessário carregá-los com mais frequência.

Qual o modelo ideal?

Devido à grande diversidade de smartphones disponíveis no mercado, não existe um modelo específico que seja ideal para servir de central de comando para sua casa inteligente. Todos conseguem dar conta do recado, até mesmo os mais básicos, como já falamos anteriormente. A questão é que, evidentemente, o celular não será utilizado somente com a finalidade de designar comandos aos seus dispositivos smart, então é sempre recomendado adquirir um modelo que seja eficaz por um bom tempo.

mulher usando celular

Para isso, fique de olho nas especificações técnicas do aparelho. Um smartphone que tenha pelo menos 128 GB de armazenamento interno, entre 6 e 8 GB de memória RAM e um processador Snapdragon de pelo menos 700g seria o suficiente para controlar sua casa inteligente e fazer muito mais, sem se preocupar em encher a memória ou ter de lidar com travamentos constantes. Outro tipo de processador bastante utilizado é o MediaTek Helio, onde os modelos a partir do G80 já apresentam um desempenho bastante satisfatório.

Essas configurações não representam um celular top de linha, então é possível encontrar um smartphone dentro do descrito por preços mais acessíveis. Quem estiver disposto a investir em um modelo mais moderno terá uma experiência ainda melhor, já que eles se superam em cada uma das categorias citadas anteriormente, mas é claro que o preço também é bem compatível com as tecnologias utilizadas.

Está à procura de dispositivos inteligentes para automatizar sua casa? A Positivo Casa Inteligente distribui uma variedade deles, todos de máxima qualidade e simples de usar. Confira em nosso site!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente