Digite abaixo o que você procura

Confira 5 gadgets essenciais para ter uma casa inteligente

3 de agosto de 2021

A melhor forma de manter uma casa inteligente dependerá dos gadgets escolhidos pelos moradores. Os equipamentos inteligentes podem ser comandados e programados de diferentes formas, seja utilizando um celular ou, até mesmo, com o auxílio de uma assistente virtual. A seguir, vamos analisar esses recursos e apresentar uma lista com os gadgets para uma casa inteligente.

O conceito de internet das coisas ainda é muito novo e pode confundir as pessoas. O avanço tecnológico está mudando drasticamente a forma como as pessoas interagem com suas casas. Com um único smartphone, o morador pode gerenciar diversos equipamentos, seja em sua cozinha, em sua área de serviço, na sala de TV e, até mesmo, em um sistema de segurança com diversas câmeras.

Dentre tantos produtos inteligentes, os usuários podem optar por tecnologias capazes de evitar acidentes domésticos, como um sistema de detecção de incêndio. Essa tecnologia pode evitar tragédias com crianças, idosos e pessoas com alguma dificuldade motora. Mas há também quem busque por comodidade para gerenciar melhor suas rotinas do lar.

Criar uma rotina inteligente é sempre uma boa alternativa para pessoas que precisam otimizar seu tempo. O uso de rotinas permite que os aparelhos da casa realizem atividades enquanto o morador está dormindo ou quando está a caminho de casa e deseja encontrar atividades do lar prontas quando chegar.

Achou essas ideias interessantes e não sabe como começar a montar a sua casa inteligente? Vem com a gente que vamos apresentar 5 gadgets essenciais automar rotinas em sua residência.

Câmeras de segurança

Muitas pessoas gostam de manter câmeras de segurança para identificar pessoas em casos de assaltos. Pensando em ampliar as possibilidades de uso, as empresas de tecnologia criaram câmeras capazes de monitorar ambientes e enviar as imagens captadas em tempo real para os moradores.

Para saber se tudo está sob controle, o morador pode acessar as câmeras a partir de um celular ou tablet quando está de férias em outra cidade ou no trabalho. Esses dispositivos permitem, inclusive, que uma gravação seja iniciada de forma remota sempre que o morador identificar algo estranho.

Algumas câmeras inteligentes possuem sistema de detecção de movimentos capazes de enviar um alerta para o celular do morador assim que algo estranho for detectado. As possibilidades de segurança são, sem dúvidas, ampliadas com o uso desse recurso.

Tomadas inteligentes

As tomadas conectadas na internet são uma excelente opção para manter a segurança da casa e, ao mesmo tempo, economizar energia ao automar aparelhos antigos. Esses pequenos gadgets podem controlar a entrada de energia através de um celular, tablet, computador ou assistente virtual.

O usuário pode usar as tomadas para controlar o fornecimento de energia para diferentes aparelhos de uma casa. As tomadas com Wi-Fi podem ser utilizadas para controlar o uso de aparelhos por crianças ao determinar diferentes rotinas de funcionamento, dividindo as atividades por dias e horários.

Caixas de som inteligentes

As smart speakers são aparelhos que, além de reproduzir som, contam com um sistema de assistente virtual. Sendo assim, elas podem responder comandos emitidos por voz para controlar os dispositivos inteligentes de uma casa. Pareadas ou não com celulares, elas podem controlar a reprodução de música do ambiente, iniciar a reprodução de podcasts, informar sobre o clima na região, fornecer detalhes sobre o trânsito e muitas outras coisas.

As assistentes de voz mais famosas do mercado são a Alexa da Amazon, a Siri da Apple e a Home do Google. A Microsoft também oferece a assistente Cortana que permite controlar outros aparelhos, inclusive, através de computadores. As assistentes integram smart speakers das fabricantes que são comercializadas em diferentes modelos e potências de som. O usuário pode escolher aquela que melhor atende a sua demanda.

Termostatos inteligentes

Os termostatos são dispositivos que determinam a temperatura em diferentes tipos de eletrodomésticos. São esses itens que utilizamos para determinar a temperatura de uma geladeira quando queremos armazenar alimentos de forma adequada. Sendo assim, em uma casa inteligente, eles são muito importantes para que esses aparelhos funcionem da forma correta.

Já podemos encontrar termostatos inteligentes que podem se conectar ao sistema de assistentes virtuais. Já imaginou diminuir a temperatura da geladeira antes de chegar em casa para ter água bem gelada? Há, inclusive, a possibilidade de aumentar a temperatura de um forno para que um alimento fique pronto mais rápido.

Uma excelente opção de termostato digital é o Google Nest Thermostat. Dispositivos como esse podem, até mesmo, identificar a quantidade de pessoas em uma casa para aumentar a temperatura do ar condicionado.

Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes são os gadgets mais populares no Brasil para compor uma casa inteligente. Todo mundo que pensa no assunto acaba pensando na possibilidade de pedir para que o celular desligue as luzes da sala. Esses dispositivos, entretanto, podem fazer muito mais que essa simples tarefa.

Em alguns sistemas elas podem receber rotinas e funcionar como um sistema de despertador de um quarto ou da casa toda. Imagine criar uma rotina para que as luzes do quarto acedam e, em seguida, as luzes do banheiro? Essas rotinas podem ser criadas quando o sistema de lâmpadas é sincronizado com uma assistente virtual.Gostou da lista? Então continue navegando por nosso blog para conhecer outras informações importantes sobre dispositivos inteligentes.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente