Digite abaixo o que você procura

Eu preciso de um projeto para montar minha casa conectada?

Não é de agora que cada vez mais pessoas estão se interessando por todos os recursos e comodidades de uma casa inteligente, mas por ser algo relativamente novo no Brasil, ainda é um assunto que confunde muita gente. A dúvida mais comum é por onde começar ou se é necessário construir uma casa adaptada já pensando na integração com essas tecnologias. A boa notícia é que não é necessário! Toda residência pode ser transformada em uma smart home, mas isso também não impede que uma casa seja projetada para isso.

Uma das grandes vantagens dos dispositivos inteligentes é que todos são de simples instalação e não exigem nem mesmo adaptações estruturais para serem integrados no ambiente. Isso significa que qualquer pessoa pode colocá-los onde quiser sem dificuldades, pois todos são bastante versáteis. Além disso, a maioria dos modelos mais modernos não possui cabeamento, já que tudo que eles precisam para funcionar é uma boa conexão com a internet.

Seja adaptando sua casa ou montando uma do zero, confira algumas dicas de instalação de dispositivos smart na sua residência e como montar um projeto para casa conectada.

Integrando dispositivos

homem-segurando-controle-de-casa-inteligente

É fato que a maioria das pessoas pretende apenas adaptar sua casa para receber essas novas tecnologias, então vamos começar com algumas dicas de como dar os primeiros passos. É comum se sentir perdido ao escolher quais dispositivos comprar, afinal a variedade é grande e cada um é responsável por uma função de automação, então a princípio é necessário avaliar quais são suas expectativas e que tipo de processo você deseja automatizar na sua casa.

Primeiramente, vamos entender melhor como um dispositivo inteligente funciona. Como já enfatizado, todos são simples de instalar e acompanham instruções do fabricante, então uma vez que forem instalados no lugar desejado, tudo que será necessário fazer é parear o dispositivo com o Wi-Fi da casa e depois com o aplicativo de smartphone, que pode ser o Positivo Casa Inteligente ou o Google Home. Por esses apps, é possível desbloquear suas funções de automação e controlá-los remotamente, além de programar rotinas.

Cada um desses dispositivos é capaz de automatizar uma função básica da sua casa. As lâmpadas LED smart, por exemplo, ficam responsáveis pela iluminação do cômodo onde forem instaladas, permitindo um controle maior sobre o horário do seu funcionamento e até mesmo controlar outras funções interessantes, como a cor e a intensidade da luz. Já as fechaduras smart permitem trancar ou destrancar uma porta específica diretamente pelo celular, até mesmo quando não estiver em casa.

Quem quer mais comodidade no dia a dia e a possibilidade de controlar tudo pelo smartphone pode preferir um smart plug ou um interruptor inteligente. Os smart plugs funcionam como tomadas e, ao ligar qualquer eletrônico nele, você consegue ligá-lo ou desligá-lo remotamente, assim como monitorar seu consumo de energia elétrica. Já os interruptores podem automatizar diversos componentes do seu cômodo, desde lâmpadas que não são smart até um ventilador de teto, por exemplo.

Diante disso, é possível notar que até mesmo aparelhos que não são inteligentes podem receber funções de automação com a ajuda dos dispositivos certos. É por isso que montar uma casa inteligente não requer um projeto super elaborado ou planejamento prévio, pois qualquer casa pode ser smart!

Criando um projeto do zero

arquitetos-projetando-uma-casa-inteligente

Para quem está construindo uma casa ou tem planos para isso no futuro, projetar sua futura moradia já pensando na integração de tecnologias inteligentes pode gerar resultados mais interessantes, especialmente do ponto de vista estético. Diferente de adaptar uma residência que não foi projetada visando dispositivos smart, uma estrutura criada para ser inteligente pode dar um ar diferente a todo o lugar.

Um exemplo: quando você pensa previamente em um cômodo que terá uma ou várias lâmpadas smart, já é possível visualizar mentalmente como será a distribuição dos móveis e como fazer o melhor uso possível da tecnologia integrada ali. O mesmo vale para smart speakers, plugs ou qualquer outro acessório que vá automatizar algum processo em cada cômodo da casa.

Já em termos estruturais, pode ser interessante preparar as alvenarias para receber algum cabeamento interno, se necessário. Manter as paredes com espaço para guardar fios separados por conduítes não só facilita a instalação de certos aparelhos e eletroeletrônicos (sendo ou não inteligentes), mas também deixa tudo visualmente mais agradável, já que elimina o excesso de fios pela casa.

Quem tem planos de montar uma sala de TV, por exemplo, pode precisar disso para passar o cabeamento do sistema de som ao redor do cômodo. Como as caixas de som precisam estar posicionadas em pontos estratégicos do quarto, esse é um detalhe que precisa ser planejado previamente.Esse é só um exemplo de como sua casa pode ficar bem mais bonita e aconchegante quando já é planejada para ser uma smart home. Caso esteja em busca de dispositivos inteligentes para automatizar seu dia a dia, a Positivo Casa Inteligente disponibiliza uma variedade de equipamentos da melhor qualidade. Confira no nosso site.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente