Digite abaixo o que você procura

Homologação da Anatel: por que devemos usar apenas produtos com essa certificação?

15 de outubro de 2021

Está pensando em comprar um novo produto de telecomunicação? É preciso ficar atento se os modelos que você está cogitando adquirir foram homologados e possuem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Comprar materiais de telecomunicação sem esses certificados, além de poder gerar multas, pode acarretar em diversos problemas e dor de cabeça. Por isso, buscar por empresas que estão condizentes com as diretrizes do órgão regulador é fundamental.

Neste artigo, vamos mostrar como é a homologação da Anatel e quais os principais benefícios de possuir produtos com essa certificação.

O que é e como funciona a certificação Anatel?

A Anatel é o órgão regulador responsável pelo sistema de telecomunicação do Brasil. Suas principais funções são fiscalizar e orientar as empresas que ofertam produtos e serviços neste setor no país.

Para isso, ela desenvolveu um processo de homologação e certificação, submetendo os produtos deste segmento a diversos testes e análises para avaliar se eles estão realmente de acordo com os padrões de qualidade e segurança exigidos.

Entre os produtos que devem ter as certificações do órgão regulador para poderem ser vendidos no mercado brasileiro estão: celulares, modems, cabos de rede, carregadores e etc… Além disso, dispositivos que transmitem sinais, entre eles Wi-Fi, como notebooks, tablets, serviços de streaming e produtos inteligentes que possuem tecnologia IoT (Internet das Coisas) entram nesta lista.

Por que comprar somente produtos com essas certificações?

Buscar produtos certificados deveria ser padrão em qualquer segmento. No entanto, o mercado brasileiro enfrenta dois problemas nesse sentido.

O primeiro, é que a carga tributária e o grau de regulamentação de alguns setores tende a ser muito elevada, o que acaba em alguns casos dificultando a inovação de aparelhos e aumentando a burocracia.

Além disso, muitos indivíduos acabam recorrendo ao mercado pirata de produtos, por estes possuírem preços mais “atrativos” em relação a produtos originais que foram testados e aprovados.

Todavia, você deveria considerar como regra adquirir somente produtos que possuem certificação adequada. Vamos entender porque:

Questões legais 

Fabricar e vender produtos piratas ou que não possuem as devidas certificações é crime. E as multas e penalidades não são destinadas somente aos fabricantes e vendedores desses aparelhos. O consumidor também pode arcar com essas punições.

Além disso, você não estará amparado pela lei e pelo Código de Defesa do Consumidor se comprar um dispositivo sem certificação, não podendo trocar de item quando ele apresentar defeitos. No linguajar popular, é possível afirmar que nesse caso, o barato acaba saindo caro.

Segurança e qualidade 

Além dos problemas jurídicos, produtos não homologados pela Anatel podem apresentar qualidade duvidosa. Como destacado anteriormente, como saber se o aparelho é realmente bom e funciona correntemente se ele não foi testado?

homologacao-anatel-o-que-e-como-funciona

Mais uma vez, o barato pode sair caro. É muito mais vantajoso pagar a mais em um aparelho, mas ter a certeza de que ele vai funcionar, do que adquirir um que logo dará defeito. Além do mais, produtos não certificados podem colocar a sua segurança, ou do local onde são utilizados, em risco.

Diferencial competitivo 

Fabricantes sérios buscam utilizar as exigências de órgãos reguladores para desenvolver produtos que apresentem melhorias nesses quesitos, conseguindo dessa forma desenvolver novas opções cada vez mais seguras e eficientes no mercado.

Possuir a homologação e certificação da Anatel se tornou algo bem visto no mercado, e as melhores empresas buscam sempre estar de acordo com as normas para isso. Com isso em mente, é possível associar que produtos certificados são boas opções no mercado.

Busque fabricantes de confiança

Agora que você sabe a importância da homologação e certificação da Anatel, busque sempre por produtos da área de telecomunicações que possuam esse certificado. Assim, você evita diversos problemas, sem falar que terá muito mais segurança e tranquilidade na hora de usar suas novas mercadorias.

Caso esteja pensando em comprar aparelhos inteligentes, recomendamos dar uma olhada na lista de produtos oferecidos pela Positivo Casa Inteligente. Lá você encontra diversas opções de lâmpadas, câmeras, fitas LED e sensores, além de vídeo porteiro, plug, interruptor, controle universal e roteador Wi-Fi.

A Casa Inteligente é referência no segmento de automação residencial, com todos os seus produtos sendo amplamente testados e possuindo as certificações exigidas pela Anatel para estarem no mercado.

Com isso, você tem a garantia de que irá adquirir dispositivos que são seguros e que entregam todos os recursos e desempenhos que são anunciados. Conheça todas as opções e conte conosco para deixar a sua casa, e por consequência, a sua vida, muito mais prática, automatizada e inteligente.

E se gostou deste artigo, não deixe de dar uma olhada em nosso blog. Lá você encontra diversos conteúdos e dicas importantes que podem te ajudar e deixar antenado sobre tudo que está acontecendo no mundo da automação residencial e das telecomunicações.

Links: Certificação Anatel

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente