Digite abaixo o que você procura

Roteador Mesh, repetidor ou powerline: veja qual opção é melhor para a sua Internet

Todo mundo que tem internet em casa provavelmente passa ou já passou por problemas de conexão com sua rede Wi-Fi. Isso é algo muito comum, pois independe da velocidade do plano contratado, o que determina a qualidade da sua rede sem fio e a distância que ela consegue alcançar é o roteador e podemos dizer que nenhum modelo consegue cobrir uma casa por completo, mas existem algumas soluções que podem ajudar a solucionar essa questão.

O principal motivo do seu Wi-Fi não alcançar cômodos muito distantes (em relação ao lugar onde o roteador está instalado) se dá pela quantidade de barreiras no caminho. A internet é distribuída pelo ambiente através de ondas de rádio, então sempre que ela encontra uma parede, o sinal fica mais fraco. Isso vai se acumulando até chegar ao ponto em que o Wi-Fi é inexistente em alguns cômodos, por isso estamos falando de um problema que não pode ser solucionado por um único roteador.

Diante dessa situação, temos três alternativas que podem resolver o problema do sinal fraco: roteador mesh, repetidor ou powerline. Para escolher a mais eficaz, primeiro é preciso considerar o tipo de ambiente em que o roteador está instalado e como cada um desses dispositivos funcionam. A seguir, vamos esclarecer de vez essas dúvidas!

Repetidor de sinal

Das três opções citadas, os repetidores de sinal seriam a alternativa menos eficaz, mas em compensação, também é a mais barata. Trata-se de um dispositivo cujo objetivo é replicar o sinal que recebe, então ele não trabalha com uma conexão direta e sim com as ondas emitidas pelo roteador.

Um repetidor só consegue replicar o sinal que recebe, então se o cômodo onde for instalado dispõe apenas de 50% da velocidade original da rede, é exatamente isso que ele irá repetir para os cômodos adiante. Isso nem sempre é exato, já que essas ondas sofrem interferências de qualquer tipo de obstáculo, então muitas vezes o Wi-Fi replicado apresenta uma conexão instável e problemática.

mulher com dificuldade de conectar seu celular ao wi-fi da casa

Por ser uma alternativa econômica, não é a mais indicada para quem busca solucionar de vez o problema do sinal de Wi-Fi. O alcance é baixo e a velocidade também não é das melhores, mas ainda é uma opção válida para quem busca melhorar minimamente sua conexão sem gastar muito.

Powerline

Na prática, a função de um powerline é a mesma de um repetidor de sinal, só que executada de uma forma diferente. Seria uma alternativa mais sofisticada, que utiliza dispositivos conectados diretamente na rede elétrica para replicar o sinal do Wi-Fi. Dependendo do modelo, é possível ligar esses dispositivos ao roteador via cabo ou até mesmo instalar um repetidor powerline que funciona exatamente como um modem em outro ponto da casa, dedicado exclusivamente para conexão sem fio.

Em partes, essas características podem até lembrar um pouco o roteador mesh, mas é importante ressaltar que não se trata da mesma coisa. A distribuição do sinal entre os dispositivos vai depender exclusivamente da rede elétrica, então caso a fiação seja antiga ou apresente qualquer tipo de falha, a qualidade da conexão será prejudicada. Por esse motivo, a rede mesh ainda é a alternativa mais eficaz, mas o powerline acaba sendo uma opção mais barata que fica no meio termo, garantindo resultados melhores que os repetidores.

Roteador mesh

Os roteadores mesh são a opção definitiva para quem busca melhorar o sinal do Wi-Fi na casa inteira, inclusive sendo o mais indicado para lugares grandes. Do inglês, “mesh” significa malha, representando a principal ideia desse sistema: uma conexão que funciona à base de vários “nós” entre diversos dispositivos.

homem usando o notebook na sala de casa com um ótima conexão wi-fi

O principal diferencial de uma rede mesh é que ela não possui somente um roteador, mas vários outros módulos que espalham o sinal do Wi-Fi com toda a sua potência pela casa. Isso significa que você pode colocar o modem em um cômodo sem se preocupar com a distância dos outros, bastando colocar o outro módulo na parte mais distante para cobrir aquela área.

No caso do Smart Roteador Mesh Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente, é possível cobrir uma área de até 400m² ao utilizar mais de um roteador. Outra vantagem é que a rede mesh também suporta muitos dispositivos conectados simultaneamente, sem abrir mão da qualidade da conexão. Com dois módulos, você consegue conectar até 120 dispositivos! Tudo isso sem contar seu fator smart, pois esse tipo de roteador também é inteligente, então você consegue controlar tudo pelo smartphone, através do nosso app.

Agora que você já sabe as principais características de cada um, resta a dúvida: qual a melhor opção para sua casa? Isso vai depender de alguns fatores como o tamanho da residência, o cômodo onde o roteador ficará instalado e, não menos importante, seu plano de internet. Quanto maior a casa e a velocidade do plano, mais indicado se torna a rede mesh, mas para espaços menores e conexões mais simples, ainda é possível utilizar um repetidor ou powerline.

Quer saber mais sobre os roteadores mesh da Positivo Casa Inteligente? Acesse nosso site e confira nossos produtos na íntegra! 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente