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Sua lâmpada inteligente ficou offline? Veja como resolver

As lâmpadas smart LED são um dos produtos mais populares da Positivo Casa Inteligente. Com elas, é possível controlar a iluminação dos cômodos de forma totalmente remota, programar rotinas inteligentes e até mesmo alterar a cor e intensidade da luz como bem entender. São múltiplos recursos em um único dispositivo e tudo que você precisa é uma boa conexão com a internet em casa e um smartphone para conseguir controlá-lo via aplicativo.

A instalação das lâmpadas smart é rápida e fácil, assim como sua usabilidade. Basta colocá-la no cômodo desejado, seja no teto ou em alguma luminária, e depois ligá-la para que já seja possível identificar pelo smartphone. Feito isso, a lâmpada já estará pronta para ser conectada ao Wi-Fi da casa pelo app Positivo Casa Inteligente, dessa forma desbloqueando todas as suas funções inteligentes e ficando pronta para uso.

Ainda que seja raro, em alguns casos nossos dispositivos podem apresentar alguma falha ao se conectar à internet, o que consequentemente bloqueia suas funções inteligentes. Caso sua lâmpada smart fique offline, isso não significa que ela esteja quebrada ou com defeito; existem algumas medidas que podem ser tomadas antes de ativar o nosso suporte. A seguir, confira o passo a passo de cada uma dessas alternativas.

Reiniciando sua lâmpada smart

Quando uma lâmpada smart LED perde sua conexão e não consegue mais ser identificada pelo seu smartphone, o primeiro passo é tentar reiniciar o dispositivo para ver se resolve o problema. Caso ele esteja ligado normalmente, o recomendado é forçar uma reinicialização ao desligá-lo do seu ponto de energia por, pelo menos, dois minutos. Após isso, ligue novamente e verifique se será possível conectá-lo à internet mais uma vez.

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Se a dica descrita no parágrafo anterior não gerar nenhum resultado, uma outra alternativa seria resetar a lâmpada para suas configurações de fábrica e começar tudo do zero. Para isso, primeiro desligue-o da mesma forma como ensinamos anteriormente; depois, será necessário remover o dispositivo da sua conta cadastrada no app para poder configurá-lo novamente.

Abra seu aplicativo Positivo Casa Inteligente e selecione a lâmpada em questão na sua lista de dispositivos cadastrados. No menu de controle das suas funções, selecione o ícone com três pontinhos no canto superior direito da tela e depois clique em “Remover dispositivo”, dentre as opções que forem apresentadas. Feito isso, sua lâmpada já estará descadastrada e para começar a usá-la novamente, será necessário refazer todo o passo a passo inicial de quando ela foi comprada.

Caso nenhuma dessas alternativas resolvam o problema de conexão, então provavelmente não se trata de um erro de configuração e sim de algo que possa estar relacionado com a rede Wi-Fi da sua casa.

Possíveis problemas com Wi-Fi

Quando reiniciar sua lâmpada não resolve a situação, o primeiro passo é fazer o mesmo com seu roteador. Nesse caso, não é necessário desligar o dispositivo smart junto, mas também é possível combinar esta etapa com a descrita no tópico anterior. Mantenha seu roteador desligado por três minutos e ligue novamente; caso a lâmpada não consiga se conectar, provavelmente não se trata de um problema na sua internet.

Existem outras questões relacionadas à sua rede local que também podem interferir no funcionamento dos seus dispositivos smart. Primeiro: é indispensável que ele esteja conectado na mesma rede que seu smartphone, pois é isso que garante a troca de informações entre eles. Caso a lâmpada esteja conectada ao Wi-Fi e o celular com internet móvel, por exemplo, não será possível utilizar suas funções remotas.

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Sempre que mudar a senha ou o nome do Wi-Fi, será necessário recadastrar o dispositivo na sua conta Positivo Casa Inteligente novamente. Para isso, basta seguir o passo a passo descrito no tópico anterior. Outro problema comum é que sua lâmpada pode estar desatualizada. Você pode verificar isso no próprio app, indo em “Configurações”, depois em “Sobre” e “Verificar atualizações”. Caso tenha algum update disponível para download, o aplicativo será notificado.

Dependendo da quantidade de dispositivos conectados à rede Wi-Fi, o congestionamento de dados também pode implicar no funcionamento da sua lâmpada. Nesse caso, quem tem um roteador mais avançado pode definir uma rede separada para uso exclusivo das suas lâmpadas smart ou qualquer outro aparelho inteligente que seja semelhante. Dessa forma, o uso de vários dispositivos simultaneamente não interfere no desempenho dos seus acessórios de smart home.

Por último e não menos importante, vale ressaltar que nossos dispositivos são compatíveis somente com banda 2,4 GHz, então mesmo que o roteador disponha de banda dupla, só será possível conectar suas lâmpadas LED smart com essa frequência.

Caso nenhuma das soluções apresentadas resolva o seu problema, recomendamos que entre em contato com nossa equipe de suporte. Seja por telefone, chat online, WhatsApp ou e-mail, ficaremos felizes em poder ajudar e resolver a situação o mais rápido possível.

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