Digite abaixo o que você procura

Teremos mais assistentes de voz do que pessoas no planeta Terra até 2024

25 de fevereiro de 2022

Um novo relatório da Juniper Research, empresa britânica focada em pesquisas sobre o mercado global de tecnologia, aponta que até 2024 existirão mais assistentes virtuais do que seres humanos na Terra. A estimativa é que em pouco menos de dois anos exista aproximadamente 8,4 bilhões de dispositivos inteligentes com suporte para assistentes de voz, enquanto a humanidade estará na casa dos 7,8 bilhões.

Se a previsão estiver correta, será um crescimento de 113% em um intervalo de tempo bem curto. Até o final de 2022, a estimativa é que aproximadamente 4,2 bilhões de dispositivos estejam sendo utilizados ao redor do mundo. A pesquisa aponta que a maior parcela desse crescimento ficará a cargo das televisões e dos automóveis, que ainda estão começando a receber o recurso dos assistentes de voz. Dispositivos que já contam com essa tecnologia manterão um crescimento estável.

Entenda melhor como funciona a tecnologia dos assistentes de voz e quais são as tendências que elas prometem seguir em um futuro nem tão distante.

Tendências mundo afora

mulher-usando-assistente-de-voz-em-casa

Atualmente, os dispositivos que lideram o uso de assistentes virtuais e comandos de voz são os smartphones, o que é previsível, já que são aparelhos usados por bilhões de pessoas diariamente. Outros eletrônicos smart também contam com essa ferramenta, mas são utilizados em menor escala, geralmente se concentrando no nicho de pessoas que possuem uma casa inteligente.

Já se tratando das televisões e automóveis, que foram destacados pela pesquisa “Mercado de assistentes de voz: estratégias dos players, monetização e tamanho do mercado 2020-2024” da Juniper Research, a implementação dessa tecnologia ainda é algo novo e experimental. Atualmente, já existem alguns televisores que possuem funções de comandos de voz, mas além de não serem modelos muito populares (principalmente devido aos preços mais elevados), estima-se que menos da metade dos donos dessas TVs utilizem o recurso.

Isso significa que o comportamento dos consumidores acabará sendo mais decisivo que o interesse do mercado em produzir mais modelos com assistentes de voz. Com essas primeiras versões não sendo tão bem exploradas, ainda existe a possibilidade dos fabricantes deixarem a função de lado para investir em outros recursos que sejam mais do interesse do público. De acordo com o co-autor da pesquisa, a função dos fabricantes não é somente produzir mais dessas tecnologias, mas também fazer campanhas para incentivar seus consumidores a usarem mais elas.

É importante reforçar que esses dados têm uma ênfase maior nos países mais desenvolvidos, que já contam com essas tecnologias há alguns anos. No Brasil, tudo ainda é muito recente, já que a popularização dos assistentes de voz começou em meados de 2019, quando eles começaram a ser lançados em português brasileiro. Os mais populares são o Google Assistente, disponível em qualquer dispositivo Android (como smartphones), e a Alexa da Amazon, que é parte da linha de smart speakers Amazon Echo.

No natal de 2021, foi registrado no Brasil um aumento considerável nas vendas do Amazon Echo e do Google Nest Mini, as caixas de som inteligentes responsáveis por colocar esses assistentes dentro das nossas casas. Isso mostra que, aos poucos, estamos acompanhando as tendências tecnológicas do exterior e buscando um dia a dia mais automatizado.

Como funciona um assistente de voz?

assistente-de-voz-alexa

Os assistentes virtuais foram criados para tornar nossa vida mais prática em diversos aspectos do cotidiano. Com um simples comando de voz como “Ok Google” ou “Alexa”, eles conseguem entender que estamos falando com eles e captar ordens diversas como fazer uma pesquisa, comprar algo pela internet ou ler notícias. Porém, suas funções vão ainda além.

Em uma casa inteligente, por exemplo, eles podem tornar o que já era prático ainda mais fácil. As smart homes são residências equipadas com uma variedade de dispositivos capazes de automatizar processos simples, como ligar ou desligar uma lâmpada automaticamente, abrir ou trancar portas etc. Cada dispositivo tem um propósito diferente, mas todos possuem um aspecto em comum: ao serem conectados à internet, eles podem ser controlados por uma única central de comando, que costuma ser o nosso smartphone.

Através do app do fabricante ou do próprio Google, é possível controlar seu funcionamento remotamente e programar rotinas para que eles funcionem sozinhos. Porém, ao contar com a ajuda de um assistente de voz, você pode fazer tudo isso com o simples ato de falar algumas palavras, inclusive permitindo que o próprio assistente controle as rotinas de cada dispositivo. Dessa forma, você cria todo um ecossistema inteligente e usufrui de um dia a dia mais automatizado sem nenhum esforço.

A Positivo Casa Inteligente possui uma linha de dispositivos smart da mais alta qualidade, todos compatíveis com o Google Assistente ou a Alexa. Basta programar tudo diretamente pelo app da Positivo e começar a usar sem nenhuma dificuldade! Não deixe de conferir nossos produtos no site.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente